A Lei n° 12.527/2011 é amplamente conhecida como Lei de Aces...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4193503 Legislação Federal
A Lei n° 12.527/2011 é amplamente conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI). Ela regulamenta o direito constitucional de qualquer cidadão solicitar e receber informações de órgãos e entidades públicas, consolidando a transparência como a regra e o sigilo apenas como uma exceção temporária. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada. Sobre a classificação da informação quanto ao grau e prazos de sigilo, analise as asserções.

I. Os prazos máximos de restrição de acesso à informação vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: ultrassecreta (25 anos), secreta (10 anos) e reservada (5 anos).
II. As informações que puderem colocar em risco a segurança do presidente e do vice-presidente da República e respectivos cônjuges e filhos(as) serão classificadas como secretas e ficarão sob sigilo até o término do mandato em exercício ou do último mandato, em caso de reeleição.
III. Transcorrido o prazo de classificação ou consumado o evento que defina o seu termo final, a informação tornar-se-á, automaticamente, de acesso público.
IV. Para a classificação da informação em determinado grau de sigilo, deverá ser observado o interesse público da informação e utilizado o critério menos restritivo possível, considerados a gravidade do risco ou o dano à segurança da sociedade e do Estado e o prazo máximo de restrição de acesso ou o evento que defina seu termo final.

Assinale a alternativa que apresenta apenas asserções corretas de acordo com a norma. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: D

Fundamento decisivo: Lei nº 12.527/2011, art. 24, § 1º, incisos I a III; art. 24, § 2º; art. 24, § 4º; art. 25: “Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada. § 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos; II - secreta: 15 (quinze) anos; e III - reservada: 5 (cinco) anos. § 2º As informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e Vice-Presidente da República e respectivos cônjuges e filhos(as) serão classificadas como reservadas e ficarão sob sigilo até o término do mandato em exercício ou do último mandato, em caso de reeleição. § 4º Transcorrido o prazo de classificação ou consumado o evento que defina o seu termo final, a informação tornar-se-á, automaticamente, de acesso público. Art. 25. Para a classificação da informação em determinado grau de sigilo, deverá ser observado o interesse público da informação e utilizado o critério menos restritivo possível, considerados: I - a gravidade do risco ou dano à segurança da sociedade e do Estado; e II - o prazo máximo de restrição de acesso ou o evento que defina seu termo final.” Aplicando ao caso: a III e a IV reproduzem a lei; a I erra ao dizer que o prazo da informação secreta é de 10 anos, e a II erra ao dizer que a classificação é secreta, quando a lei manda classificá-la como reservada.

Tema central: Sigilo na LAI
Análise das alternativas
A
Errada
Incorreta. A assertiva I contraria o art. 24, § 1º, II, da Lei nº 12.527/2011, porque o prazo máximo da informação secreta é de 15 anos, e não de 10 anos. A assertiva II contraria o art. 24, § 2º, porque as informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e do Vice-Presidente da República e respectivos cônjuges e filhos(as) serão classificadas como reservadas, e não como secretas.
B
Errada
Incorreta. Embora a assertiva III esteja correta, a assertiva I está errada por confronto direto com o art. 24, § 1º, II, da Lei nº 12.527/2011, que fixa em 15 anos o prazo máximo da informação secreta. Como a alternativa exige apenas assertivas corretas, a presença da I impede o acerto.
C
Errada
Incorreta. A assertiva IV está correta, nos termos do art. 25 da Lei nº 12.527/2011. Porém a assertiva II está errada, porque o art. 24, § 2º, estabelece classificação como reservada para as informações que possam colocar em risco a segurança do Presidente e do Vice-Presidente da República e respectivos cônjuges e filhos(as). O erro jurídico está no grau de sigilo indicado.
D
Certa
A alternativa D está correta porque reúne exatamente as duas assertivas compatíveis com a literalidade da Lei nº 12.527/2011. A assertiva III corresponde ao art. 24, § 4º, que determina que, encerrado o prazo de classificação ou ocorrido o evento final, a informação se torna automaticamente de acesso público. A assertiva IV corresponde ao art. 25, que impõe, para a classificação do sigilo, observância do interesse público e adoção do critério menos restritivo possível, considerando a gravidade do risco ou dano e o prazo máximo de restrição ou o evento final.
Pegadinha da questão
A banca explorou duas trocas literais da lei: substituir 15 por 10 anos no grau secreto e trocar o grau reservado por secreto no caso de risco à segurança do Presidente, Vice-Presidente e familiares.
Dica para questões semelhantes
  • Memorize os prazos legais exatamente como estão no art. 24, § 1º: 25, 15 e 5 anos para ultrassecreta, secreta e reservada.
  • Quando a questão tratar da segurança do Presidente, Vice-Presidente, cônjuges e filhos(as), confira o grau específico: a lei fala em informação reservada.
  • Se o enunciado mencionar fim do prazo de sigilo ou ocorrência do evento final, a consequência legal é acesso público automático, nos termos do art. 24, § 4º.
  • Na classificação do sigilo, procure sempre a fórmula legal do art. 25: interesse público + critério menos restritivo possível.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.

§ 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

II - secreta: 15 (quinze) anos; e

III - reservada: 5 (cinco) anos.

BIZU: começa de baixo pra cima, sempre somando +10.

§ 2º As informações que puderem colocar em risco a segurança do Presidente e Vice-Presidente da República e respectivos cônjuges e filhos(as) serão classificadas como reservadas e ficarão sob sigilo até o término do mandato em exercício ou do último mandato, em caso de reeleição.

Pensa que o PR e Vice nem são tão importantes assim nesse caso.

§ 3º Alternativamente aos prazos previstos no § 1º , poderá ser estabelecida como termo final de restrição de acesso a ocorrência de determinado evento, desde que este ocorra antes do transcurso do prazo máximo de classificação.

§ 4º Transcorrido o prazo de classificação ou consumado o evento que defina o seu termo final, a informação tornar-se-á, automaticamente, de acesso público.

§ 5º Para a classificação da informação em determinado grau de sigilo, deverá ser observado o interesse público da informação e utilizado o critério menos restritivo possível, considerados:

I - a gravidade do risco ou dano à segurança da sociedade e do Estado; e

II - o prazo máximo de restrição de acesso ou o evento que defina seu termo final.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo