O ECA, ao ser aprovado, institucionalizou e provocou uma ver...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3572629 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
O ECA, ao ser aprovado, institucionalizou e provocou uma verdadeira mudança legal no campo das garantias indistintas para o segmento infantojuvenil brasileiro. O conteúdo da lei demarcou que todas as crianças e adolescentes são sujeitos de direitos, encontrando-se numa condição peculiar de desenvolvimento. Isso demanda atuação conjunta das famílias, do Estado e da sociedade na provisão dessas condições. No que diz respeito às garantias educacionais e de cuidado, o ECA sinaliza que 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito comentado – Alternativa C

1. Interpretação do tema e legislação:
A questão aborda direitos fundamentais de crianças e adolescentes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), especialmente sobre proteção contra violência, o dever de cuidado dos responsáveis e a proibição de castigos físicos e tratamentos cruéis. O artigo 18-A do ECA afirma: “É vedado o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto...”

2. Tema central:
O ponto principal é a proteção integral das crianças e adolescentes, destacando os limites legais ao cuidado e disciplina, e a responsabilidade dos cuidadores em evitar qualquer forma de violência – física ou moral.

3. Exemplo prático:
Imagine um educador que bate numa criança como forma de disciplina. Tal conduta é proibida pelo ECA, independentemente da justificativa, cabendo medidas de orientação e encaminhamento, além de sanções, conforme o art. 18-B.

4. Justificativa da alternativa correta (C):
Esta opção está em total acordo com o ECA, pois reconhece que ninguém pode submeter crianças e adolescentes a castigos físicos, tratamento cruel ou degradante, seja em casa, na escola ou em qualquer ambiente.

5. Análise das alternativas incorretas:
A) Incorreta. O ECA assegura a participação dos pais, mas não é exclusivo deles o direito de acesso à vida escolar.
B) Errada. O dever municipal não se restringe a crianças até 4 anos, mas se estende à educação básica.
D) Incorreta. A Constituição proíbe o trabalho antes dos 16 anos, salvo na condição de aprendiz a partir dos 14.
E) Errada. A perda de guarda não é imediata e absoluta por falta de frequência escolar, pois há procedimentos prévios e avaliação do contexto familiar.

6. Doutrina relevante:
Maria Berenice Dias destaca que o ECA reflete os princípios constitucionais da dignidade e proteção integral (Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado).

7. Pegadinha:
Cuidado com termos como “exclusivamente” e “imediatamente”; são sinais de alternativas erradas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo