Das funções do vigilante assinale a alternativa correta:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3614867 Legislação Municipal
Das funções do vigilante assinale a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda as funções do vigilante e a competência pelo controle das atividades de segurança privada, conforme a Lei nº 7.102/1983, aplicada nacionalmente e frequentemente exigida em concursos para cargos como o de vigia.

Legislação Aplicável:
A Lei nº 7.102/1983, especialmente o art. 9º, estabelece que “o controle e a fiscalização das atividades de segurança privada competem ao Ministério da Justiça, por intermédio da Polícia Federal.”

Explicação e exemplo prático:
O vigilante tem a função de vigiar e proteger estabelecimentos, sem cometer abusos nem invadir competências das forças policiais. Por exemplo, se houver um furto em uma agência bancária, o vigilante deve acionar a Polícia Militar ou Civil, jamais investigar ou deter pessoas além do estritamente necessário para conter perigo imediato.

Análise da alternativa correta:
D) O controle e fiscalização das atividades de segurança privada no Brasil será realizada pela Polícia Federal.
Esta alternativa está correta, pois se refere à atribuição legal expressa no art. 9º da Lei nº 7.102/1983, que determina a Polícia Federal como responsável pelo controle e fiscalização das atividades de segurança privada.

Análise das alternativas incorretas:

A) O vigilante pode proteger estabelecimentos bancários, mas não pode realizar abordagem pessoal como atribuição policial. A abordagem é restrita a policiais, exceto em flagrante delito.

B) O uso de algemas não é prerrogativa do vigilante, mas sim das forças policiais, salvo em caso extremo de legítima defesa e contenção até a chegada da polícia (art. 301, CPP – prisão em flagrante).

C) Investigações criminais não competem ao vigilante, sendo atividade exclusiva da polícia judiciária (art. 144, CF/88).

E) Manter suspeito em cárcere privado é crime, vedado pela legislação penal (art. 148, CP). O vigilante só pode reter alguém em flagrante até a chegada da autoridade policial.

Pegadinhas e dicas de leitura:
Fique atento quando as alternativas tentam ampliar o poder do vigilante para funções tipicamente policiais. Palavras como “manter em cárcere”, “realizar investigação” ou “utilizar algemas” geralmente indicam erro conceitual.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo