Questões de Concurso Público Prefeitura de Joaçaba - SC 2023 para Professor de Educação Infantil
Foram encontradas 40 questões
No período indicado, retirado do texto, o par de vírgulas entre Desmurget e o conceito exerce a função de
“Embora traga todos os riscos das telas para os nativos digitais, a obra de Michel Desmurget não defende a total retirada dos recursos tecnológicos da educação.”
I. Este período é formado por quatro orações.
II. O período só contém orações coordenadas.
III. O período é composto inicialmente por oração subordinada e, após a vírgula (que é obrigatória, neste caso) oração principal.
IV. O período é coordenado, classificado como Oração Coordenada Adversativa.
V. O período é subordinado, classificado como Oração Subordinada Concessiva.
Quais estão corretas?
“Em seu livro, Desmurget defende que é preciso reduzir o tempo dedicado a aparelhos digitais e traz 7 regras básicas para atingir esse objetivo...”
“No dia seguinte, os pesquisadores contaram a quantidade de palavras esquecidas pelos jovens de cada grupo.”
Analise o termo em destaque e identifique a função sintática que ele exerce no período.
“Michel Desmurget não concorda que a pandemia de Covid-19 seja responsável por esse quadro”.
Desmurget alerta que, para que as regras tenham sucesso, é importante envolver as crianças na construção dessas restrições, porque quando entendem que o objetivo não é puni-las nem frustrá-las, tendem a seguir as regras com maior tranquilidade.
I. Os pronomes destacados estão na forma enclítica.
II. Os pronomes destacados retomam o vocábulo crianças.
III. Os pronomes destacados poderiam ser escritos na forma proclítica, e não provocariam incorreções gramaticais.
IV. Os pronomes destacados também exercem função de objeto direto, visto que complementam o sentido de verbos transitivos direto ( punir/frustrar).
V. Ao substituir o termo referenciado por um pronome oblíquo, o autor utilizou um recurso anafórico no processo de construção deste período.
Está correto o que se afirma em:
Qual é o menor valor possível para N?
I. A educação infantil, no Brasil, esteve primeiramente vinculada ao papel assistencialista, ou seja, a educação não era voltada para emancipação e autonomia da criança, mas sim para o seu cuidado médico, higiênico e de alimentação.
II. As instituições públicas atendiam às crianças das camadas mais populares enquanto as instituições particulares, com crianças de camadas mais abastadas, desenvolviam um trabalho de cunho mais pedagógico, funcionavam em meio turno, dando ênfase à socialização e à preparação para o ensino regular.
III. Na educação infantil o atendimento visava muito mais uma função assistencial do que educacional, evidenciado pela utilização de espaços ociosos e/ou cedidos por outros tipos de instituições, o trabalho voluntário, a não profissionalização do atendimento, marcaram profundamente essa etapa da educação brasileira, nas décadas de 70 e 80, ficando ainda mais evidente com o vínculo destas instituições com as Secretarias da Assistência Social e não à Educação.
IV. A educação infantil, na atualidade, superou o viés assistencialista, deixando de lado o cuidar, focalizando somente no educar e no desenvolvimento integral da criança.
Estão corretas apenas as afirmativas
Em relação ao método Montessori, qual afirmativa é a correta?
I. Políticos – dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.
II. Pedagógicos – da elaboração de proposta curricular que respeite a infância e o desenvolvimento infantil, preparando para o ensino fundamental.
III. Éticos - da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
IV. Estéticos – da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
Estão corretas apenas as afirmativas
I. A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica.
II. A Educação Infantil é baseada na proposta dissociável entre cuidar e educar. III. A Educação Infantil é ofertada com matrículas em creches e pré-escolas.
IV. A Educação Infantil é facultativa até 3 anos e obrigatória a partir dos 4 anos de idade.
As afirmativas corretas são
1. Infância
2. Criança
3. Educação infantil
( ) Não possui função escolarizante, mas objetiva oportunizar às crianças o direito ao desenvolvimento integral, por meio de interações, relações e práticas cotidianas estabelecidas com adultos e outras crianças de diferentes idades, em diversos contextos culturais nos quais estão inseridas.
( ) Fase da vida na qual o indivíduo está em constantes descobertas e constrói relações vivenciando situações carregadas de significados afetivos que serão de grande importância para o processo de desenvolvimento e construção da identidade.
( ) Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.