Questões de Concurso Público Prefeitura de Cáceres - MT 2022 para Médico Clínico Geral
Foram encontradas 25 questões
Leia o texto para responder à próxima questão.

A professora pergunta ao aluno:
– Por que você não escova os dentes? Posso até ver o que você comeu no café da manhã.
Então o menino questiona:
– E o que foi?
E a professora responde:
– Pão com queijo.
Confiante, o aluno retruca:
– Errou! Pão com queijo eu comi ontem!
De acordo com as palavras do texto, marque a alternativa onde temos um hiato.
( ) As locuções verbais têm como verbos principais as formas nominais: o infinitivo, o gerúndio e o particípio. Tais formas distinguem-se das outras formas verbais por não apresentarem marcas de tempo e de modo.
( ) O Infinitivo é marcado pela desinência [-r], (cantar, vender, partir). Ele pode apresentar-se na forma não flexionada, ou com flexão de pessoa e número, uso feito quando o sujeito vem expresso, ou quando não estando expresso, se quer destacá-lo.
( ) Gerúndio: trata-se da forma nominal que, em linhas gerais, apresenta o processo verbal em curso. É marcado pela desinência -ndo: cantando, vendendo, partindo.
( ) Particípio: a maior parte dos verbos apresenta particípios regulares, formados pela desinência -ado (cantado), na 1ª conjugação, e -ido (vendido, partido), na 2ª e 3ª conjugações. Alguns deles, porém, apresentam particípios irregulares, como escrever (escrito), abrir (aberto), cobrir (coberto), vir (vindo) e ver (visto).
Coluna I.
A- O pronome relativo cujo (e flexões) estabelece, normalmente, relação de posse.
B- O pronome relativo quando, equivalente a em que, é precedido por antecedente que se refere à noção de tempo.
C- O pronome relativo onde, equivalente a em que, retoma substantivos que se referem a lugares.
D- O pronome relativo como, equivalente a com que, é geralmente precedido pelas palavras modo, maneira e semelhantes.
Coluna II.
1- Isso ocorreu no Renascimento, quando se adotou o racionalismo.
2- Não gostei do modo como ela falou comigo.
3- Já saiu do prédio onde ficam as salas de aula.
4- Eis a criança cujos pais morreram.

Charge do cartunista Duke – Fonte https://www.google.com.br/.
No quadro temos:
Calcule a área do retângulo, considerando-se que a medida dos seus lados está em cm:

I- A nomeação para cargo de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.
II- A posse ocorrerá no prazo de até quinze dias, contados da data da publicação do ato de nomeação, prorrogáveis por mais quinze dias, a requerimento do interessado, mediante justificativa.
III- O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo, para a aquisição da estabilidade e obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.
Leia o recorte da notícia publicada no site https://www.caceres.mt.gov.br/, acessada em 13/10/2022, e assinale a alternativa correta.
Prefeitura entrega Palácio Leopoldo Ambrósio Filho restaurado para ser a Biblioteca Municipal.
Após quase uma década, Cáceres tem de volta o prédio histórico “Palácio Leopoldo Ambrósio Filho”, instalado na Praça “General Antônio Aníbal da Motta”, que durante esse tempo ficou fechado, e por ter partes praticamente destruídas por incêndio supostamente criminoso em 2015.
[...]
Nele vai funcionar a Biblioteca Municipal Professora Leonídia Avelino de Moraes.
A reinauguração aconteceu na noite da última na quinta-feira (06/10), dia do aniversário de Cáceres, que completou 244 anos de fundação.
Na presença de diversas autoridades, membros do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres, personalidades marcantes do município, e de dois netos do idealizador do prédio, Luiz Márcio Ambrósio Curvo e Luciano Ambrósio Curvo, a prefeita Eliene Liberato Dias, disse que assumiu o compromisso de restaurar um dos maiores patrimônios históricos de Cáceres, onde além da beleza arquitetônica, nele funcionaram os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. “Hoje me sinto muito feliz, depois 93 anos da sua construção, estamos entregando este prédio totalmente revitalizado para perdurar por outros longos anos, abrigando a Biblioteca Municipal e mantendo viva parte da história de Cáceres”, enalteceu Eliene.
[...]
O prédio construído pelo português José de Souza Bexiga, na gestão do intendente Leopoldo Ambrósio Filho, foi inaugurado em:
Potenciais de ação, ou melhor, a corrente elétrica que controla as sístole e diástole do músculo, começa pelo marcapasso denominado de nó, ou nodo sinoatrial, este impulso elétrico flui através das câmaras superiores e, depois, passa para as regiões inferiores através do nodo atrioventricular. O nodo atrioventricular atrasa um pouco o potencial de ação, para que os átrios se esvaziem, completamente, no momento de sua sístole. Porém em algumas patologias, o atraso da condução elétrica pode ter um intervalo maior, são os casos de bloqueios atrioventriculares de segundo e terceiro graus.
Assinale a alternativa que indique uma patologia que cause um bloqueio atrioventricular de segundo, ou terceiro grau.
Em março de 2022, o então Ministro da Saúde, Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes, através da Portaria GM/MS Nº 420, de 2 de março de 2022, incluiu a síndrome congênita associada à infecção pelo Zika vírus, na lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados, em todo o território nacional.
Sobre a periodicidade, a notificação compulsória para esta doença supracitada, deverá ser feita:
Para o tratamento de uma possível sífilis congênita, o antibiótico utilizado ao bebê é:
Sobre os tratamentos de pacientes em cuidado paliativo, assinale a alternativa incorreta, no que se refere as orientações para o controle dos sintomas.
“Sobre a histopatologia na doença hepática alcoólica, a deposição de tecido conjuntivo ao redor da veia central, também denominada necrose hialina esclerosante, é indicativa de uma alta probabilidade de evolução para um tipo de cirrose. A lesão pode se manifestar na ausência de inflamação grave, podendo causar obliteração das veias centrais e hipertensão portal pós-sinusoidal.”
O achado histopatológico mencionado refere-se à condição denominada: