Questões de Concurso Público Prefeitura de Vitória - ES 2025 para Professor de Educação Básica III - PEB III - História

Foram encontradas 7 questões

Q3893447 Pedagogia
A integração das Mídias, Comunicação e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo educacional é uma realidade e uma demanda da sociedade contemporânea. No ensino de História, essas ferramentas abrem novas possibilidades para a pesquisa, para a análise de fontes (digitais ou digitalizadas) e para a produção de narrativas históricas pelos próprios alunos (como vídeos, podcasts ou blogs). Contudo, seu uso exige uma mediação pedagógica crítica, focada não apenas no manuseio da ferramenta, mas na curadoria da informação e na compreensão da linguagem midiática.

Acerca do uso de mídias e tecnologias no ensino de História, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A utilização de jogos eletrônicos (games) com temática histórica, como 'Assassin's Creed', é pedagogicamente inválida, pois eles sempre apresentam distorções factuais e devem ser evitados em sala de aula.
(__)A competência de 'cultura digital', prevista na BNCC, implica que o professor de História deve ensinar os alunos a buscar informações na internet, avaliar a confiabilidade das fontes (combatendo a desinformação) e utilizar ferramentas digitais para expressar o conhecimento histórico.
(__)O uso de filmes ou documentários em sala de aula deve se restringir à ilustração do conteúdo, funcionando como uma atividade lúdica de recompensa após a exposição teórica do professor, sem necessidade de análise crítica da obra.
(__)As tecnologias digitais, por sua natureza interativa, garantem automaticamente a aprendizagem significativa, tornando o papel do professor obsoleto e reduzindo-o a um mero operador de equipamentos.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
Alternativas
Q3893452 Pedagogia
O debate metodológico no ensino de História é central para uma prática pedagógica eficaz e crítica. Superando o modelo baseado na memorização de datas e fatos, as metodologias contemporâneas buscam desenvolver no aluno a capacidade de 'pensar historicamente'. Isso envolve a análise de fontes, a compreensão da multiperspectividade, a empatia histórica e a relação entre passado, presente e futuro. O professor, nesse contexto, atua como um mediador entre o conhecimento historiográfico e a aprendizagem do aluno. Considerando as abordagens metodológicas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3893454 Pedagogia
O ensino de História contemporâneo abandonou a noção de um tempo histórico único, linear, progressivo e eurocêntrico. A historiografia atual, influenciada por diferentes correntes como a Escola dos Annales e a História Cultural, trabalha com a ideia de múltiplas temporalidades (a curta, a média e a longa duração, de Braudel) e com a pluralidade de experiências temporais vivenciadas por diferentes grupos sociais. O desafio do professor é fazer com que o aluno compreenda essas diferentes durações e perceba as permanências, rupturas e ritmos distintos que coexistem em uma mesma época.

Assim, analise as afirmativas a seguir:

I.A noção de 'longa duração', desenvolvida por Fernand Braudel, refere-se ao tempo dos eventos políticos e militares (batalhas, reinados), que mudam rapidamente a sociedade e são o foco principal do ensino de História tradicional.
II.Trabalhar com a perspectiva do tempo histórico plural implica reconhecer que diferentes culturas (como as indígenas ou africanas) possuem concepções de tempo distintas da concepção linear ocidental, muitas vezes baseadas na circularidade ou no tempo mítico.
III.O estudo do cotidiano e da cultura material (como objetos, vestimentas, moradias) em sala de aula é uma metodologia eficaz para acessar as temporalidades de 'média duração' (conjunturas) e 'longa duração' (estruturas), percebendo as lentas transformações da vida social.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3893456 Pedagogia
A Didática e a Metodologia do Ensino de História passaram por transformações significativas, superando a abordagem tradicional focada na memorização de eventos e heróis. Atualmente, busca-se desenvolver o pensamento crítico e a cognição histórica dos alunos. Nesse contexto, a seleção de estratégias e abordagens pelo professor é fundamental para articular os objetivos educacionais com as práticas em sala de aula. Com base nas tendências contemporâneas da didática do Ensino de História, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3893459 Pedagogia
O planejamento docente é uma ferramenta essencial para a prática pedagógica, transcendendo a mera burocracia de preenchimento de formulários. Ele envolve a reflexão, a previsão e a adequação das ações educativas aos objetivos de aprendizagem e à realidade dos estudantes. Um planejamento eficaz no ensino de História deve ser dinâmico, permitindo ajustes conforme o desenvolvimento da turma e os eventos contextuais, além de prever a utilização de diferentes recursos e metodologias.

Acerca das características e processos do planejamento docente, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas: 

(__)O planejamento participativo, que envolve os alunos na definição de temas ou abordagens, é considerado inadequado no ensino de História, pois o currículo é estritamente prescritivo e não permite flexibilização.
(__)A sequência didática, um componente do planejamento, deve ser rígida e linear, focada exclusivamente no livro didático, evitando desvios para garantir o cumprimento integral do conteúdo programático anual.
(__)O planejamento reverso (Backward Design) é uma abordagem onde o professor primeiro define os objetivos de avaliação e as evidências de aprendizagem esperadas, para somente depois planejar as atividades e o ensino, sendo pouco aplicável ao Ensino de História.
(__)Um planejamento docente eficaz deve articular coerentemente os objetivos de aprendizagem (conceituais, procedimentais e atitudinais), as estratégias de ensino (metodologias) e os instrumentos de avaliação (diagnóstica, formativa e somativa).

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo: 
Alternativas
Q3893461 Pedagogia
A organização curricular contemporânea enfatiza a superação da fragmentação do conhecimento, propondo abordagens que integrem diferentes áreas. A interdisciplinaridade e a transversalidade são conceitos-chave nesse processo, embora possuam significados distintos. A interdisciplinaridade promove o diálogo e a cooperação entre disciplinas distintas em torno de um objetivo comum, enquanto a transversalidade aborda temas (como ética, meio ambiente, saúde) que atravessam todas as áreas do conhecimento, conectando-as à realidade social. No ensino de História, essas abordagens são fundamentais para contextualizar os processos históricos e sua relação com o presente. Diante disso, assinale a alternativa que descreve corretamente a aplicação desses conceitos.
Alternativas
Q3893462 Pedagogia
As teorias curriculares oferecem diferentes lentes para analisar o 'o quê' e o 'porquê' do ensino, influenciando diretamente a prática didática. O campo do currículo deixou de ser visto apenas como uma lista de conteúdos (teorias tradicionais) para ser compreendido como um território de disputas políticas, sociais e culturais (teorias críticas e pós-críticas). No ensino de História, essa discussão é vital, pois define quais narrativas, memórias e sujeitos históricos são valorizados ou silenciados.

Assim, analise as afirmativas a seguir: 

I.As teorias críticas do currículo, influenciadas pelo marxismo e pela Escola de Frankfurt, analisam como o currículo reproduz as desigualdades sociais e o poder da classe dominante, propondo um currículo que promova a conscientização e a emancipação.
II.As teorias pós-críticas do currículo, englobando o pós-estruturalismo e o multiculturalismo, focam exclusivamente nas questões de identidade de gênero e raça, rejeitando completamente a análise das relações de classe e poder econômico propostas pelas teorias críticas.
III.A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino de História pode ser lida como um documento curricular que reflete tensões entre diferentes teorias, buscando estabelecer competências e habilidades, mas sendo também um campo de disputa sobre quais conhecimentos são legítimos.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: D
5: A
6: B
7: B