Questões de Concurso Público Prefeitura de Belo Horizonte - MG 2015 para Auditor - Engenharia Civil

Foram encontradas 8 questões

Q909675 Direito Administrativo

Maria foi surpreendida com uma autuação de trânsito em sua residência, por ter avançado o sinal vermelho em veículo já transferido, inclusive, nos registros do órgão público competente, a terceiro. Muito irritada com tal fato, Maria te procura para auxiliá-la com caso e alguns esclarecimentos.


Assinale a alternativa que apresenta o esclarecimento MAIS adequado, no que se refere às características do ato praticado pela administração e providências a serem adotadas por Maria:

Alternativas
Q909676 Direito Administrativo

Analise a seguir as afirmativas que tratam sobre os bens públicos:


I- O prédio sede da Secretaria da Fazenda do Município de Belo Horizonte, conforme a classificação dos bens públicos prevista no Código Civil é uma espécie de bem de uso comum do povo.

II- Os bens públicos, independentemente de sua espécie (de uso comum do povo, de uso especial e dominicais) são, como regra geral, inalienáveis, uma vez que a Administração Pública não pode transferir a propriedade dos mesmos a terceiros.

III- Os bens públicos são impenhoráveis, não podendo a Administração Pública gravá-los, para garantia de seus débitos.

IV- Os bens públicos, independentemente de sua espécie, são imprescritíveis, não estando, portanto, sujeitos à prescrição aquisitiva em favor de particulares.


Está(ão) CORRETA(S) as afirmativas.

Alternativas
Q909678 Direito Administrativo
Acerca do controle dos atos da Administração Pública, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q909679 Direito Administrativo

João, servidor público que trabalha na portaria do edifício sede de órgão do executivo municipal, recebe ordem de seu superior para identificar todos indivíduos, e registrar sua respectiva entrada e saída do prédio.


Na situação narrada, o superior de João pratica o referido ato no exercício do poder:

Alternativas
Q909682 Direito Administrativo
Acerca do controle externo da Administração Pública, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q909694 Direito Administrativo

No que tange a formalização dos contratos administrativos, analise as afirmativas abaixo.


I- O instrumento de contrato não será obrigatório nas hipóteses em que a administração puder substituí-lo pela ordem de execução dos serviços.

II- O regime jurídico dos contratos administrativos estabelece a prerrogativa de modificá-los, unilateralmente, para melhor adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado.

III- As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos poderão ser alteradas sem prévia concordância do contrato.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q909702 Direito Administrativo

A contratação de obras no âmbito do poder público se sujeita a limitações e requisitos definidos em legislação específica.


Analise as seguintes afirmativas sobre a contratação de obras públicas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Para favorecer a economia da região, deve-se dar preferência a empresas locais.

( ) Para empreendimentos de maior porte, deve-se analisar a disponibilidade de aparelhamento de infraestrutura nos locais da obra.

( ) O edital de licitação pode exigir medidas de compensação comercial.

( ) As obras podem ser executadas por empreitada global, empreitada por preços unitários ou por administração.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Q909708 Direito Administrativo

A Lei de Licitações nº 8.666/1994 dispõe sobre algumas modalidades de licitação.


Sobre as modalidades de licitação definidos pela lei 8.666/94 é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: A
5: C
6: C
7: A
8: C