Questões de Concurso Público Prefeitura de Imbé - RS 2025 para Médico Psiquiatra Infantil

Foram encontradas 7 questões

Q3795213 Psiquiatria
O cuidado preventivo constitui grande parte da prática clínica e inclui, entre outros procedimentos, o cuidado clínico preventivo com as imunizações, o rastreamento e o aconselhamento comportamental. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:
I. A carga de sofrimento em termos de morte, doença, deficiência funcional, desconforto, descontentamento e despesa constituem critérios para decidir se uma condição médica deve ser incluída no cuidado preventivo.
II. Se o teste de rastreamento é bom e se for necessário, em termos de sensibilidade, especificidade, simplicidade, custo, aceitabilidade e segurança, ele tem indicação de ser incluído no cuidado preventivo.
III. Em um ensaio clínico randomizado, o teste de rastreamento que mostra melhora das taxas de sobrevida dos indivíduos, mesmo sem melhora na ocorrência das taxas de mortalidade, constitui um resultado não enviesado desse teste.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3795215 Psiquiatria
Sobre o método clínico centrado na pessoa e sua aplicação como ferramenta para a prática clínica na Atenção Primária à Saúde, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O entendimento e a valorização do paciente e dos aspectos subjetivos do seu sofrimento são aspectos de destaque na busca de uma prática centrada na pessoa.
( ) Entre os componentes de uma consulta centrada na pessoa, estão: conhecer o contexto do paciente e construir um entendimento acerca do problema e do que precisa ser feito.
( ) Ser um método centrado na pessoa pressupõe uma transferência, em algum grau, do poder classicamente restrito ao médico para o paciente, no que tange à condução da consulta, à análise da situação e ao processo de tomada de decisão a respeito do manejo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3795218 Psiquiatria
Sobre o tratamento do transtorno de tique na infância e adolescência, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3795219 Psiquiatria
Em relação ao uso de benzodiazepínicos em crianças e adolescentes, qual das alternativas abaixo, considerando suas indicações, limitações e riscos, descreve a utilização de forma mais adequada? 
Alternativas
Q3795220 Psiquiatria
Em relação ao tratamento dos transtornos de linguagem na infância e adolescência, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3795221 Psiquiatria
Sobre o uso de canabidiol (CBD) no tratamento dos transtornos externalizantes em crianças e adolescentes, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3795222 Psiquiatria
Com base nas recomendações do Ministério da Saúde do Brasil sobre atenção psicossocial a crianças e adolescentes, assinale a alternativa INCORRETA sobre os objetivos e características da visita domiciliar no cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: C
5: A
6: D
7: E