Questões de Concurso Público SEDUC-SP 2026 para Professor de Ensino Fundamental e Ensino Médio – Anos Iniciais
Foram encontradas 40 questões
A prática pedagógica descrita expressa a concepção de ensino como
Considerando esse contexto, a professora decide não passar imediatamente a palavra ao primeiro aluno que levantou a mão, para aguardar alguns segundos antes de ouvir qualquer resposta.
A decisão pedagógica da espera visa
A organização adequada consiste em
Com base na perspectiva de construção de uma cultura positiva do erro em sala de aula, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao utilizar uma resolução incorreta como objeto de discussão coletiva e conduzir a turma à identificação do ponto em que o raciocínio se afastou do procedimento esperado, o professor transforma o erro em oportunidade de aprendizagem para toda a classe.
II. Ao evitar discutir o erro coletivamente e tratar a situação apenas em conversas individuais com os estudantes, o professor favorece a aprendizagem, pois preserva a autoestima dos alunos sem comprometer o potencial formativo do erro.
III. Ao apresentar a resolução correta após constatar que o mesmo erro ocorreu em grande parte da turma e solicitar que os estudantes a comparem com suas respostas, o professor favorece a identificação individual do equívoco, dispensando sua exploração coletiva.
Está correto o que se afirma em
Assinale a instrução que evita o problema descrito no texto.
Ao avaliar o desenvolvimento do projeto, o professor identifica possibilidades de aprimorar as próximas atividades, buscando maior aproximação com os princípios da abordagem STEAM (BACICH; HOLANDA, 2020).
Assinale a opção que apresenta o encaminhamento pedagógico mais adequado para essa finalidade.
Com base na Técnica 26 “Arremate”, proposta por Doug Lemov em Aula Nota 10 3.0 (2023), assinale a opção que apresenta a pergunta mais adequada para o encerramento da aula.
Considerando a Técnica 4 “Planeje em dobro”, proposta por Doug Lemov em Aula Nota 10 3.0 (2023), assinale a opção que apresenta a intervenção docente mais adequada para preservar os objetivos de aprendizagem previstos para a aula.
Considerando a situação apresentada e os princípios da Disciplina Positiva (Nelsen, Lott e Glenn, 2017), assinale a opção que apresenta a estratégia pedagógica mais adequada para fortalecer a autoridade docente e promover uma convivência baseada em respeito e responsabilidade.
Antes de introduzir o tema, propôs uma questão para identificar os conhecimentos prévios da turma e observou respostas divergentes, algumas das quais revelavam concepções equivocadas. Após uma breve discussão coletiva sobre essas respostas, iniciou o desenvolvimento do conteúdo. Ao final da aula, solicitou que cada estudante registrasse, individualmente, o que havia compreendido e quais aspectos ainda considerava mais difíceis. Ao analisar esses registros, identificou erros recorrentes e dificuldades de compreensão, utilizando essas informações para planejar intervenções e retomar o tema nas aulas seguintes.
Com base na situação apresentada, assinale a também que expressa corretamente o uso pedagógico do erro, de acordo com a Técnica 2 “Planeje para o erro”.
É correto afirmar que a área do novo mural pode ser obtida multiplicando-se a área do mural original por
2 x 102 + 3 x 101 + 4 x 100 .
Essa representação resulta de um processo de agrupamentos sucessivos e significa que, inicialmente, 234 unidades são agrupadas de dez em dez para formar dezenas e, desse processo, sobraram 4 unidades. Em seguida, as 23 dezenas obtidas foram reagrupadas em centenas e, desse processo, restaram 3 dezenas não agrupadas em centenas.
Um professor propõe aos estudantes que utilizem essa mesma lógica para representar um número na base 10, e um aluno apresenta a seguinte solução:
9 x 102 + 27 x 101 + 31 x 100 .
O professor explica que essa é uma representação possível, mas pede que o aluno a reescreva, de modo que todos os coeficientes das potências de 10 sejam algarismos do sistema decimal.
O aluno refaz corretamente obtendo
A x 103 + B x 102 + C x 101 + D x 100 .
O valor de C é
“Em uma competição escolar, a equipe Alfa marcou 7 pontos. A equipe Beta fez o dobro de pontos da equipe Alfa. Já a equipe Gama marcou 5 pontos a mais do que a equipe Beta. Quantos pontos marcou a equipe Gama?”.
Para orientar seus alunos sobre como responder a essa pergunta corretamente, o professor deverá ter clareza de quais são as relações matemáticas a serem utilizadas, além de identificar a ordem em que elas devem ser aplicadas.
Assim, a pontuação da equipe Gama será obtida por meio de
A fala do aluno revela uma hipótese baseada na ideia de que, no conjunto dos números naturais, cada número possui um sucessor imediato e que, portanto, entre dois números consecutivos não haveria outros valores possíveis.
Considere essa hipótese e a necessidade de favorecer a construção progressiva do conceito de número, sem antecipar inadequadamente conteúdos ou criar obstáculos para futuras ampliações numéricas.
Dito isso, assinale a opção que indica a intervenção docente matematicamente correta e didaticamente adequada.
Uma das figuras está dividida em 2 partes iguais, sendo uma delas destacada. A outra figura está dividida em 4 partes iguais, sendo duas delas destacadas. Ao observar as representações, um aluno afirma: "Professor, a segunda figura mostra uma quantidade maior, porque ela tem duas partes pintadas e a primeira tem apenas uma.".
Considerando o raciocínio utilizado pelo aluno e o objetivo de favorecer a construção do conceito de equivalência de frações, assinale a opção que apresenta o encaminhamento pedagógico matematicamente correto e didaticamente mais adequado.
Em seguida, apresentou os mesmos dados em um gráfico de barras verticais.
Ao analisar o gráfico, uma aluna afirmou: "Professora, a barra do futebol tem 6 quadradinhos pintados de altura e a do voleibol tem 3 quadradinhos. Então, o futebol recebeu exatamente 3 votos a mais que o vôlei."
Tomando a resposta da aluna como uma evidência de sua forma de interpretar representações estatísticas, a professora identificou que ela confundiu a unidade geométrica de construção do gráfico (os quadradinhos da malha) com a unidade de medida da variável representada (os votos), desconsiderando a escala indicada no eixo vertical.
A docente pretende realizar uma intervenção que favoreça a compreensão da relação entre a escala gráfica e os valores representados, levando a estudante a revisar sua interpretação de forma autônoma.
O encaminhamento pedagógico matematicamente correto e didaticamente mais adequado é
O professor propôs aos alunos que construíssem novas figuras planas que poderiam ser formadas mudando a posição de pelo menos um desses quadrados, desde que todas as novas configurações mantivessem as condições de justaposição.
Considerando essa situação, é correto concluir que o perímetro de uma possível figura formada
A opção que apresenta a situação-problema que corresponde estritamente à definição de multiplicação como adição de parcelas iguais indicada pela BNCC para esse ano de escolaridade é:
1, 4, 7, 10, 13, 16, ...
Em seguida, pediu que os alunos descrevessem a regularidade observada e indicassem os próximos dois termos da sequência.
Assinale a opção que descreve corretamente a lei de formação dessa sequência e os termos que lhe dão continuidade.
Em uma aula sobre esse tema, um professor apresentou aos alunos o seguinte texto:
O ônibus da linha 415 saiu pontualmente às 14 horas da plataforma 3, transportando os primeiros 25 passageiros que compraram as passagens para a viagem de 120 quilômetros.
Considerando a ordem em que os números aparecem no texto, as suas respectivas funções no cotidiano são as seguintes: