Questões de Concurso Público SEE-MG 2023 para Analista Educacional (ANE) - Nutricionista

Foram encontradas 20 questões

Q2289180 Nutrição
O Guia Alimentar para população brasileira de 2014 tem como pressupostos os direitos à saúde e à alimentação adequada e saudável, sendo considerado um documento oficial de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no Sistema Único de Saúde e também em outros setores.
Com relação a tal Guia e sua reformulação, avalie as afirmações a seguir.

I. A segunda edição do guia alimentar (2014) reconhece e considera os princípios e diretrizes do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional, assim como do Marco de Referência da Educação Popular.

II. A elaboração de guias alimentares insere-se no conjunto de diversas ações intersetoriais. Neste sentido, a Organização Mundial da Saúde propõe que os governos forneçam, por meio de tais guias, informações direcionadas especificamente aos profissionais de saúde, em uma linguagem técnica e científica.

III. Quatro categorias de alimentos, definidas de acordo com o tipo de processamento empregado na sua produção, são abrangidas pelo Guia alimentar. Neste contexto, processos mínimos como limpeza e remoção de partes não comestíveis caracterizam os alimentos in natura.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2289181 Nutrição
O Caderno de Referência, direcionado à Alimentação Escolar para Estudantes com Necessidades Alimentares Especiais, publicado em 2017, contém orientações dietéticas destinadas a subsidiar a elaboração de cardápios especiais para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Sobre as informações contidas neste Caderno de Referência, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) De acordo com a Constituição Federal de 1988, se recomenda que a entidade executora preveja alimentos específicos para os cardápios especiais no processo licitatório de gêneros alimentícios para a alimentação escolar, não sendo permitida a dispensa de licitação, mediante qualquer justificativa.

( ) Somente de posse dos atestados dos estudantes com necessidades alimentares especiais, o nutricionista deve elaborar cardápio especial e orientações.

( ) A alergia às proteínas do leite de vaca (APLV) é considerada a mais comum das alergias alimentares entre crianças. Nesse caso, o leite de vaca pode ser substituído pelo leite de outros animais mamíferos, pois não há similaridade antigênica, especialmente em relação às caseínas.

( ) Fórmulas infantis à base de soja são recomendadas como primeira opção para alunos lactentes com idade inferior a seis meses com alergia alimentar mediada por Imunoglobulina E (IgE).

As afirmativas acima são, respectivamente,
Alternativas
Q2289182 Nutrição
Em 2004, o Ministério da Saúde, em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou a Resolução nº 216, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Sobre tal Resolução, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2289183 Nutrição
A técnica dietética baseia-se em ciências que estudam os processos tecnológicos impostos aos alimentos, preservando o seu valor nutricional e suas características sensoriais desejadas.

Quanto aos conhecimentos inerentes à técnica dietética, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2289184 Nutrição
A compreensão do binômio saúde-doença é essencial no estudo de populações, sobretudo quanto à influência do consumo alimentar no estado nutricional e na saúde integral. Nesse contexto, a epidemiologia nutricional utiliza medidas para determinar a frequência na qual ocorrem os agravos em saúde.
Com relação ao tema, avalie os relatos a seguir.

I. Uma pesquisa epidemiológica avaliou o risco entre obesidade gestacional e desenvolvimento de hipertensão arterial nos descendentes. Obteve-se um risco relativo (ou razão de risco) de 1,9. Isso significa que mães obesas durante a gestação têm um risco 90% maior de gerarem filhos hipertensos.

II. Um estudo avaliou a associação entre níveis séricos adequados de vitamina D e o desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2 em adultos. Como resultado, notou-se um risco relativo (ou razão de risco) de 0,4. Isso significa que indivíduos com níveis séricos adequados de vitamina D têm um risco 60% menor de desenvolverem a doença.

III. Sabe-se que o aumento na frequência de novos casos (incidência) de um determinado agravo eleva a sua prevalência.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: D
5: D