Questões de Concurso Público IF-BA 2022 para Professor PEBTT - Pedagogia
Foram encontradas 26 questões
(KRAMER, Sônia. Infância e produção cultural. Campinas: Papirus, 1999, p. 277.)
À luz das ideias de Kramer e com base no relato feito por Niskier, preencha as lacunas do texto a seguir.
Em sua produção literária, Pedro Bloch deu “voz à meninada, reproduzindo suas histórias”. Ao __________ como ninguém o/a peculiar __________ infantil, apresenta para o leitor a noção de criança como um ser único e portador de relativa __________, principalmente quando afirma ser ela “receptora de estímulos culturais disponibilizados pelos adultos, mas também como produtora libertária de significados”.
(Fonte: GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), v. 27, n. 1, jan./abr., 2011, p. 109-121.
A esses respeito, avalie as afirmações a seguir.
I - No Brasil as legislações vigentes para o desenvolvimento das ações afirmativas voltadas para a população negra são amplamente conhecidas pelos professores e professoras de todos os níveis de ensino.
II - É de grande importância reconhecer que a Lei nº 10.639/03, o Parecer CNE/CP 03/2004 e a Resolução CNE/CP 01/2004 representam a implementação de ações afirmativas voltadas para a população negra brasileira.
III - A necessidade de ações afirmativas para a população negra brasileira é uma demanda política do Movimento Negro nos dias atuais e de outros movimentos sociais participantes da luta antirracista na construção da democracia.
IV - É importante entender, no caso da diversidade étnico-racial, que os avanços que esta tem vivenciado no campo da política educacional não mantêm relação direta com as lutas políticas da população negra no Brasil.
É correto apenas o que se afirma em
Para se tornar um modelo de educação inclusiva, é necessário que a escola
Avalie as assertivas a seguir acerca do “Novo Ensino Médio”:
I - Respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos entes federados e às escolas, a BNCC traz uma referência comum obrigatória a ser estipulada de acordo com as realidades regionais, devendo cada estado destinar parte da carga horária total do Ensino Médio aos itinerários formativos, espaço de escolha dos estudantes.
II - Em função da estrutura sócio-ocupacional e tecnológica consonante com políticas públicas indutoras e arranjos socioprodutivos e culturais locais, as redes de ensino têm autonomia para definir quais os itinerários formativos irão ofertar e da Formação Técnica e Profissional (FTP), considerando-se um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.
III - O Novo Ensino Médio permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do Ensino Médio regular, independente da carga horária indicada para as respectivas habilitações profissionais no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos instituído e mantido pelo MEC.
IV - A proposta atual da BNCC optou por excluir disciplinas obrigatórias dos currículos para dar espaço aos currículos de referência das redes e aos projetos pedagógicos das escolas que irão definir a organização e a forma de ensino, considerando-se as particularidades e características de cada região.
Estão corretas apenas as assertivas
A respeito desse assunto classifique as afirmativas a seguir em verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a opção correta.
( ) A educação profissional técnica de nível médio abrange tanto a habilitação profissional específica quanto as qualificações profissionais iniciais ou intermediárias.
( ) Faz jus ao diploma de técnico de nível médio o estudante que tenha cumprido todas as etapas previstas pelo plano de curso e haja concluído o Ensino Médio.
( ) Aquele que não concluir o Ensino Médio recebe tão somente os certificados de qualificação profissional técnica com “habilitação parcial” referente a “auxiliar técnico”.
( ) O Novo Ensino Médio permite que o jovem opte por uma formação profissional e técnica, desde que seja ampliada a carga horária do ensino médio regular.
( ) A cláusula pétrea que regulamenta o exercício profissional e de continuidade de estudos até a obtenção do diploma de técnico estabelece que cada etapa/módulo do curso caracterize uma qualificação para o trabalho.
A sequência correta é
I – cumprimento das normas gerais da educação nacional.
II – autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.
III – atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica.
IV – oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
Está correto apenas o que se afirma em
É INCORRETO afirmar que
Dessa forma a educação deverá vincular-se ao (à)
A educação profissional e ________________, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do ________________, da ciência e da tecnologia. Os cursos ofertados poderão ser organizados em ________________, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e ________________ de ensino. (Adaptado)
A sequência que preenche corretamente as lacunas é
É correto afirmar que os professores da educação básica deverão(,)
I – erradicação do analfabetismo. II – melhoria da qualidade da educação. III – formação para o trabalho, a cidadania e a ética. IV – promoção do princípio da gestão democrática e da educação pública.
Está correto apenas o que se afirma em
A LDB determina que o projeto político e pedagógico deve ser definido com autonomia por qual instância?
Quanto às metas e estratégias propostas pelos autores informe (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Articular as semelhanças encontradas nos grupos.
( ) Estimular o desenvolvimento de uma imagem positiva dos grupos privilegiados.
( ) Procurar aumentar a consciência das situações de opressão que se expressam em diferentes espaços sociais.
( ) Propiciar ao estudante a aquisição de informações referentes a distintos tipos de discriminações e preconceitos.
( ) Propiciar ao aluno a possibilidade de novos posicionamentos e novas atitudes que venham a caracterizar propostas de ação e intervenção.
( ) Facilitar ao estudante a compreensão e a crítica dos aspectos das identidades sociais estimuladas pelos diferentes meios de comunicação.
( ) Favorecer a compreensão do significado e da construção de conceitos que têm sido empregados para dividir e discriminar indivíduos e grupos, em diferentes momentos históricos e em diferentes sociedades.
A sequência correta é
I - a uma leitura de realidade.
II - à filosofia do mundo do trabalho.
III - a uma proposta isolada e definida de escola.
IV - a um leque de ações, intervenções e interações.
V - às concepções de pessoa, sociedade, currículo, planejamento, disciplina.
Está correto apenas o que se afirma em
I - Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva
PORQUE
II - o ato de avaliar tem seu foco na construção dos melhores resultados possíveis, enquanto o ato de examinar está centrado no julgamento de aprovação ou reprovação.
Sobre as asserções é correto afirmar que
Analise as afirmações a seguir.
I - A avaliação diagnóstica pode ser registrada em forma de nota, mas nota não é avaliação. No entanto, na prática escolar cotidiana e corriqueira, ela é tomada como avaliação, quando, de fato, não representa a avaliação da aprendizagem em si.
II - O uso do conceito e da prática de “notas” na escola como equivalente de avaliação é outro ponto de representação social dos educadores no contexto do tema avaliação. A nota esconde nela mesma o seu verdadeiro significado, que não vem à tona num primeiro momento.
III - A avaliação tem como finalidade diagnosticar a situação de aprendizagem para que o professor possa tomar decisões quanto aos métodos avaliativos adotados, considerando a qualidade do desempenho do educando, pois a avaliação do aluno deve medir seus resultados de forma pontual e objetiva.
Está correto apenas o que se afirma em
Sobre este assunto é correto afirmar que(,)
I - a escola de hoje deve limitar-se a passar informação sobre as matérias e a transmitir o conhecimento do livro didático.
II - na escola, pelos conhecimentos e pelo desenvolvimento das competências cognitivas, torna-se possível analisar e criticar a informação.
III - a escola precisa articular sua capacidade de receber e interpretar informação e considerar o aluno sujeito do seu próprio conhecimento.
Está correto apenas o que se afirma em
(VEIGA, Ilma P. A. (Org.). Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. São Paulo: Papirus, 2006.)
I - O ensino simultâneo, que hoje vige nas instituições escolares, resulta de um processo de construção histórico-educacional escolar. Ele expressa o modo de organizar o ensino; não se trata apenas de uma disposição dos alunos ao professor e ao velho quadro negro.
II - O ensino simultâneo envolve ações pluridimensionais de ordem intelectual, comportamental, corporal, psíquica, social, ética, pedagógica, metodológica entre outras. Estas observações também se referem ao ensino individual e mútuo.
III - Quando o ensino simultâneo começou a se generalizar por meio da emergência, os educadores viram-se instigados a assumir uma educação escolar que viesse a situar o ensino e a aprendizagem como polos que se intercruzam.
Está correto apenas o que se afirma em