Questões de Concurso Público ELETROBRAS-ELETRONUCLEAR 2022 para Assistente Social

Foram encontradas 35 questões

Q1922481 Serviço Social

A hegemonia do capital financeiro também se expressa na formulação das estratégias de enfrentamento da crise de 2008, com forte incidência sobre as políticas sociais.

O aumento da demanda por proteção social de um lado, em função do desemprego, e a diminuição da oferta de serviços sociais de outro, por conta da queda do gasto social público, têm determinado, em relação ao trabalho de assistentes sociais nas políticas sociais, uma maior 

Alternativas
Q1922482 Serviço Social

A produção teórica do Serviço Social reconhece, a partir de 2016, aprofundamento do ajuste fiscal, avanço na desregulamentação dos direitos trabalhistas, restrição das práticas democráticas de controle social, criminalização dos movimentos sociais e um forte desmonte do patrimônio público.


Essas ações conformam um quadro institucional próprio ao

Alternativas
Q1922483 Serviço Social
O debate teórico contemporâneo da profissão de Assistente Social sobre os processos de emancipação política e humana sustenta que a cidadania
Alternativas
Q1922484 Serviço Social

A formação sócio-histórica brasileira é profundamente marcada por um padrão de alternância do poder, do qual a classe trabalhadora sempre foi alijada, seja em função das pactuações feitas pelo alto ou em decorrência das experiências ditatoriais.

A marca política particular da burguesia brasileira que justifica essa tendência histórica é a  

Alternativas
Q1922485 Serviço Social
São particularidades da formação social e do tipo de desenvolvimento capitalista no Brasil, respectivamente, a
Alternativas
Q1922486 Serviço Social

A constituição do Estado no Brasil se deu a partir de tensões existentes no interior da mesma classe, em um período no qual o modo de produção da riqueza social transitava do trabalho escravo para o trabalho livre, sem alterar sua subordinação aos interesses das burguesias internacionais.

Esse momento histórico expressou uma composição de interesses de classe no âmbito do Estado entre 

Alternativas
Q1922487 Serviço Social

As políticas sociais no Brasil possuem um estatuto legal na Constituição de 1988, que não se verifica, no plano real, em relação ao acesso e ao usufruto dos direitos sociais pela população. A tendência de privatização das políticas sociais, a partir da lógica do ajuste fiscal implantado desde os anos de 1990, levou a uma discriminação entre os que podem e os que não podem pagar pelos serviços sociais.

O assistencialismo focalizado e o reconhecimento do cidadão-consumidor são duas consequências da privatização, que ferem o princípio constitucional da seguridade social brasileira da 

Alternativas
Q1922488 Serviço Social

A contrarreforma do Estado brasileiro se deu a partir de orientações dos organismos multilaterais, visando a salvaguardar as condições institucionais necessárias à destinação de parte do fundo público para o pagamento da dívida pública.

A contrarreforma teve como estratégia central a 

Alternativas
Q1922489 Serviço Social

O conceito de seguridade social brasileiro, presente na Constituição de 1988, é de inspiração beveridgiana, ou seja, é pautado no modelo inglês.

A inspiração bismarckiana (modelo alemão) está presente, dentre as citadas abaixo, especialmente, na(s) política(s) de 

Alternativas
Q1922490 Serviço Social

O acesso universal previsto em muitas das políticas sociais no Brasil não correspondeu, de fato, à cobertura instituída na rede de serviços sociais, sobretudo àquela implementada a partir dos programas sociais dirigidos aos grupos sociais mais vulneráveis e/ou em situação de extrema pobreza.

O neoliberalismo contribuiu significativamente com essa redução, elegendo grupos prioritários a serem atendidos, imprimindo, assim, a seguinte tendência às políticas sociais:

Alternativas
Q1922491 Serviço Social

No percurso das lutas sociais e da organização dos sujeitos coletivos, surgiram, a partir de meados do século XX, os chamados “novos movimentos sociais”.

Considerando-se a diversidade de movimentos sociais, aqueles que se distinguem pela demanda por bens e equipamentos coletivos têm como exemplo 

Alternativas
Q1922492 Serviço Social

De acordo com Marilda Iamamoto, a produção teórica brasileira sobre os fundamentos do trabalho profissional do/a assistente social privilegiou a abordagem da ação profissional como trabalho concreto.

A contribuição teórica destacada na produção de José Paulo Netto sobre o Serviço Social é reconhecida pela referida autora como a tese da(o)  

Alternativas
Q1922493 Serviço Social
Nas análises presentes na produção teórica do Serviço Social, a proposta de “reforma” do Estado brasileiro, iniciada na década de 1990, teve como objetivo central
Alternativas
Q1922494 Serviço Social

O projeto ético e político do Serviço Social se estruturou a partir da capacidade de mobilização e organização dos/as assistentes sociais, assim como pela sua consolidação no campo intelectual e pela atuação nas lutas sociais.

Enquanto projeto profissional, suas matrizes e valores são 

Alternativas
Q1922495 Serviço Social

As expressões da questão social na atualidade evidenciam, mesmo sob as condições históricas próprias ao capitalismo no século XXI, algumas das determinações originalmente identificadas por Marx.

Tendo em vista a relação entre as desigualdades sociais e a natureza contraditória do modo de produção capitalista, verifica-se que a

Alternativas
Q1922496 Serviço Social

Uma empresa passou pelo processo de reestruturação e efetuou mudanças no gerenciamento da força de trabalho, implantando uma nova política salarial vinculada à avaliação do desempenho do trabalhador, em relação às metas de qualidade e produtividade.


Essa política meritocrática está pautada no princípio da(o)

Alternativas
Q1922497 Serviço Social

No contexto da reestruturação produtiva, as empresas continuam a requisitar o assistente social para realizar um trabalho assistencial e educativo junto aos empregados e às suas famílias. Anteriormente, essas requisições estavam vinculadas ao discurso humanista da empresa, mas, atualmente, pressupõem a colaboração dos trabalhadores com os objetivos empresariais.

Quais são os princípios dessa relação que figura como benéfica para patrões e empregados?

Alternativas
Q1922498 Serviço Social

Um pesquisador escolheu a temática das políticas públicas para a sua investigação. Dentro dessa área de interesse, ele pretende pesquisar quais são os impactos sociais da atual política educacional para as comunidades quilombolas do Estado do Rio de Janeiro.

O recorte capaz de conter as relações essenciais e expressar a especificidade do problema da pesquisa corresponde ao

Alternativas
Q1922499 Serviço Social

As relações de trabalho em uma empresa estão pautadas no autoritarismo, na coerção, na chantagem, na desigualdade e em várias formas de violência simbólica, que privam o trabalhador do poder de enfrentar e mudar essa situação.


Presente nos processos de trabalho, esse elemento que afeta a saúde dos trabalhadores é a(o)

Alternativas
Q1922500 Serviço Social

O assistente social realizou uma perícia para subsidiar a tomada de decisão judicial quanto às medidas necessárias para proteger os direitos de uma criança, em situação de risco. Com base nos atuais preceitos éticos e políticos da profissão, o profissional elaborou um documento conciso, no qual respondeu aos quesitos formulados pelo juiz e opinou de modo favorável à colocação da criança em família acolhedora.


Esse documento é denominado

Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: A
4: C
5: D
6: A
7: B
8: E
9: C
10: D
11: C
12: D
13: E
14: B
15: B
16: C
17: C
18: D
19: A
20: B