A produção teórica do Serviço Social reconhece, a partir de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1922482 Serviço Social

A produção teórica do Serviço Social reconhece, a partir de 2016, aprofundamento do ajuste fiscal, avanço na desregulamentação dos direitos trabalhistas, restrição das práticas democráticas de controle social, criminalização dos movimentos sociais e um forte desmonte do patrimônio público.


Essas ações conformam um quadro institucional próprio ao

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E - ultraneoliberalismo.

O tema central da questão é o contexto político e econômico do Brasil a partir de 2016, que impactou as políticas sociais e o Serviço Social. Esse período é marcado por medidas de ajuste fiscal, desregulamentação dos direitos trabalhistas, restrição das práticas democráticas de controle social, criminalização dos movimentos sociais e desmonte do patrimônio público. Esses elementos são característicos de uma política ultraneoliberal.

No ultraneoliberalismo, há uma ênfase em políticas de austeridade, redução do papel do Estado na economia, privatizações e cortes em programas sociais. Essa abordagem é criticada por muitos por aumentar as desigualdades sociais e restringir direitos.

Vamos analisar as alternativas:

A - Liberalismo: O liberalismo clássico prioriza o mercado livre e a liberdade individual, mas não necessariamente inclui as características extremas descritas no enunciado, como desmonte agressivo do patrimônio público e restrições severas.

B - Neodesenvolvimentismo: Refere-se a políticas que buscam combinar crescimento econômico com justiça social, geralmente com maior presença do Estado, o que é o oposto do descrito no enunciado.

C - Conservadorismo: É uma ideologia que valoriza a manutenção de tradições e estabilidade social, mas não aborda especificamente as reformas econômicas e sociais mencionadas.

D - Reformismo: Implica em mudanças graduais e progressivas para a melhoria das condições sociais e econômicas, em contraste com o desmonte rápido e acentuado descrito.

A correta interpretação do enunciado e das alternativas requer a identificação de palavras-chave e conceitos que correspondem ao contexto de políticas ultraneoliberais. Fique atento a termos como "ajuste fiscal" e "desregulamentação", que são comuns em discussões sobre neoliberalismo extremo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab E. Mas esse termo não é um termo vigente na literatura sobre políticas sociais.

Gabarito: E

ULTRANEOLIBERALISMO é uma corrente de pensamento econômico que defende a mínima intervenção do Estado na economia. Também conhecido como neoliberalismo radical, essa ideologia prega a total liberdade de mercado, a privatização de empresas estatais e a redução dos gastos públicos.

Dica: lembrar do Paulo Guedes que defende o livre mercado com pouca intervenção estatal.



Especialmente no Brasil, neste ciclo de liberalismo ultra-acirrado (ultraneoliberalismo), as práticas vêm sendo reorientadas por um conservadorismo de direita, também exacerbado (que denominamos ultraneoconservadorismo), uma vez que recorre ao fascismo. Seria uma nova etapa do projeto neoliberal, com a conjugação de um projeto ultraconservador, que busca naturalizar desvalores, para legitimar o neofascismo e que vai repercutir – diretamente – nos estratos mais baixos da classe trabalhadora, uma vez que estes são vistos como mais dispensáveis.

Referência :BORGES, M. E. S.; MATOS, M. C. de. As duas faces da mesma moeda: ultraneoconservadorismo e ultraneoliberalismo no Brasil da atualidade. In: BRAVO, M. I. S.; MATOS, M. C.; FREIRE, S. M. F. (org.). Políticas Sociais e ultraneoliberalismo. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020.

para resolver esse tipo de questão se você ir com coração bolsonarista você erra a questão,para quem vai fazer cnu,essa banca e muito esquerdista ter que ir com o coração aberto para essa prova e com cérebro vermelho.

Viajei... óbvio que não era liberalismo nem conservadorismo, só podia ser neoliberalismo, mas como não tinha essa opção, a questão mais próxima é o ultraneoliberalismo. Enfim, melhor errar aqui do que na prova.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo