Questões de Concurso Público Prefeitura de Bandeirante - SC 2026 para Orientador Educacional - Edital nº 8
Foram encontradas 20 questões
Em uma escola de ensino fundamental, a equipe pedagógica identifica que um estudante apresenta faltas frequentes e queda progressiva de rendimento. A orientação educacional realiza contato com a família, registra tentativas de acompanhamento, propõe estratégias de recomposição da frequência e articula intervenções pedagógicas internas. Apesar disso, as ausências continuam se repetindo sem justificativa. No mesmo período, outro estudante relata ter sido desrespeitado por um educador após contestar o critério utilizado na correção de uma atividade avaliativa.
Com base nos arts. 53 a 56 do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta.
I.A revisão do Regimento Escolar pode exigir análise de sua coerência com as concepções e finalidades assumidas no Projeto Político-Pedagógico.
PORQUE
II.O PPP explicita orientações político-pedagógicas da instituição, enquanto o Regimento disciplina aspectos de sua organização e funcionamento escolar.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
No processo de orientação profissional, a atuação mais adequada é:
I.O direito à educação compreende o direito de ser respeitado por seus educadores.
II.O estudante possui direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
III.Os pais ou responsáveis possuem direito de ter ciência do processo pedagógico e de participar da definição das propostas educacionais.
Assinale a alternativa correta.
(__)A análise longitudinal dos registros pode revelar mudanças de desempenho que uma medida isolada tende a representar de maneira limitada.
(__)A identificação de dificuldades recorrentes em diferentes estudantes pode fornecer elementos para analisar condições de ensino e organização pedagógica.
(__)O acompanhamento do orientador substitui a avaliação realizada pelo professor quando os registros incluem dimensões de desenvolvimento do aluno.
A sequência correta é:
Acerca do encaminhamento, analise as afirmativas:
I.O encaminhamento pode ser fundamentado em registros objetivos das manifestações observadas e de seus impactos no contexto escolar.
II.O orientador pode comunicar aos responsáveis a necessidade de apoio especializado sem formular diagnóstico clínico sobre a estudante.
III.O encaminhamento encerra o acompanhamento escolar da demanda, uma vez que a intervenção passa à competência do serviço especializado.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I.A atuação orientadora pode problematizar condições institucionais que participam da produção das dificuldades vivenciadas pelos estudantes.
II.O acompanhamento individual permanece possível, mas sua interpretação pode ser articulada às relações pedagógicas, sociais e escolares.
III.A especificidade profissional do orientador decorre da concentração das decisões relativas à trajetória escolar dos educandos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Um estudante apresenta bom desempenho quando resolve atividades já conhecidas individualmente, mas consegue enfrentar problemas de maior complexidade durante situações de colaboração, questionamento e intervenção pedagógica. A equipe pretende utilizar essa diferença para planejar o acompanhamento educacional. Nesse sentido, a interpretação pedagogicamente consistente seria que:
Uma escola apresenta melhora na média geral de desempenho, mas a análise desagregada revela aumento da diferença entre grupos de estudantes. No mesmo período, as taxas globais de aprovação cresceram e a participação de famílias nas ações escolares diminuiu.
A respeito da utilização desses indicadores na avaliação institucional, assinale a alternativa correta.
I.Em "Essas medidas podem até conter episódios imediatos, mas dificilmente transformam as causas profundas e estruturais", os verbos 'poder' e 'transformar' compartilham o mesmo sujeito, o que justifica a flexão correta no plural.
II.Em "Muitos dos que produzem violência carregam marcas de exclusão social", o verbo 'carregar' concorda com o pronome relativo 'que', núcleo do sujeito.
III.Na frase 'é necessário que o aluno deixe de ser um número', a expressão 'é necessário' mantém-se invariável por preceder oração subordinada, regra que se estende, de igual modo, aos casos em que 'necessário' antecede um substantivo determinado por artigo, como em 'é necessário a proposta do aluno'."
IV.Em "especialistas e educadores defendem uma mudança radical", há sujeito composto, e o verbo 'defender' está corretamente flexionado no plural para concordar com os dois núcleos coordenados.
Assinale a alternativa que apresenta as proposições corretas.
Com base no uso da expressão 'no entanto' no trecho, analise as asserções a seguir.
I.A expressão 'No entanto' estabelece relação de oposição entre a ideia apresentada e a informação imediatamente anterior do texto.
PORQUE
II.A expressão 'no entanto' é uma locução conjuntiva coordenativa adversativa, semanticamente equivalente a 'contudo' e 'todavia', empregada, no trecho, para contrapor ideias entre períodos distintos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Considerando a regência do verbo 'defender', no trecho, assinale a alternativa correta.
(__)A consulta popular integrou o processo de emancipação municipal.
(__)A emancipação ocorreu sem qualquer manifestação formal dos moradores.
(__)Antes de se tornar município, a localidade já havia alcançado outra categoria administrativa.
(__)A manifestação favorável da comunidade, registrada em plebiscito, produziu por si só a criação jurídica do Município.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
I.O servidor público investido em mandato eletivo federal ou estadual deverá ser afastado de seu cargo, emprego ou função.
II.O servidor investido no mandato de Prefeito será afastado do cargo, emprego ou função, podendo optar entre a remuneração do cargo de origem e a do mandato eletivo.
III.O servidor investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, deverá optar entre a remuneração do cargo efetivo e a remuneração do cargo eletivo.
IV.Nos casos em que o afastamento for exigido para o exercício de mandato eletivo, o tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.
Está CORRETO o que se afirma em: