Questões de Farmácia - Controle de Qualidade Industrial para Concurso

Foram encontradas 932 questões

Q3010009 Farmácia
Os Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS) podem ser classificados em cinco grupos (A, B, C, D e E), de acordo com o risco que apresentam ao meio ambiente e à população. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que contém resíduos que pertencem ao grupo B. 
Alternativas
Q2942355 Farmácia

Os controles interno e externo da qualidade são importantes para a garantia dos resultados laboratoriais obtidos, transmitindo ao médico e ao paciente confiabilidade no serviço prestado. Com relação aos diferentes níveis do controle de qualidade, é correto afirmar que

Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFRRJ Órgão: UFRRJ Prova: UFRRJ - 2009 - UFRRJ - Farmacêutico Bioquímico |
Q2907425 Farmácia

Considere-se Controle Externo da Qualidade como: "Atividade de avaliação do desempenho de sistemas analíticos através de ensaios de proficiência, análise de padrões certificados e comparações interlaboratoriais" (definição encontrada na RDC N° 302, que dispõe sobre regulamento técnico para funcionamento de laboratórios clínicos).

Assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Q2751950 Farmácia

Julgue os itens a seguir levando-se em consideração a classificação das bactérias segundo suas organizações em grupos, baseando-se nas semelhanças existentes entre si; V(verdadeiro) ou F (falso):

I- As bactérias que se coram pelo método de Gram com certeza diferem das demais bactérias pelo tipo de parede que apresentam. II- Cocos Gram positivos aeróbios ou facultativos são patognomônicos do gênero Stafilococcus. III- O Clostídium é uma bactéria anaeróbica facultativa.

Alternativas
Q2714263 Farmácia

Conservar medicamentos é manter os produtos em condições satisfatórias de estocagem para manutenção de sua estabilidade e integridade durante o período de vida útil. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA quanto aos fatores extrínsecos relacionados às condições ambientais como temperatura, ventilação, luminosidade e umidade.

I. A temperatura é uma condição ambiental diretamente responsável por grande número de alterações e deteriorações nos medicamentos. Elevadas temperaturas são contraindicadas para medicamentos porque podem acelerar a indução de reações químicas, ocasionando a decomposição dos produtos e alterando a sua eficácia.

II. Dependendo da forma farmacêutica do medicamento, a alta umidade pode afetar a estabilidade do mesmo, favorecendo o crescimento de fungos e bactérias, podendo desencadear algumas reações químicas.

III. A incidência direta de raios solares sobre os medicamentos acelera a velocidade das reações químicas, alterando a estabilidade dos mesmos. Essa ação leva à ocorrência de reações químicas (principalmente, óxido-redução).

IV. Os medicamentos armazenados em áreas úmidas podem sofrer alterações na consistência, sabor, odor, cor, tempo de desintegração.

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: B
5: A