Concurso PF: provas serão mantidas em maio, segundo presidente da Fenapef

O presidente da Fenapef, Luís Boudens, se pronunciou nesta terça-feira, 4 de maio, e descartou qualquer movimentação atual para adiar o concurso PF. A informação foi divulgada devido às especulações promovidas pela suspensão do concurso PRF.

Além disso, anteriormente circulavam informações de fontes oficiais de que o adiamento das provas era um cenário provável e certo para o órgão.

Ainda segundo o representante da federação nacional dos policiais federais, montou-se uma “operação de guerra” junto com a Polícia Federal, contra liminares para tentar manter as provas no dia 23 de maio. Ambos, estimam que ações sejam impetradas para prorrogação do calendário.

“É o seguinte: a PF vai manter o calendário. Resolveram hoje. É igual eu brinquei aqui com a turma: vai ser montada uma operação de guerra para manter o calendário, mas a PF está decidida a manter o calendário do concurso PF”, afirmou o presidente.

Recente, uma ação judicial impetrada na Bahia foi indeferida pela Justiça e, até o momento, não se sabe sobre novos processos que solicitem o adiamento do concurso.

Cabe ressaltar, que nesta segunda-feira (03/05), a Justiça Federal determinou a medida liminar que suspendeu as provas do concurso PRF, marcadas para o dia 9 de maio, em razão da pandemia de Covid-19.

A suspensão das provas da Polícia Rodoviária Federal levantou diversos questionamentos acerca do concurso PF. Assim, questionado sobre o que mudou de ontem para hoje, Luis Boudens, explica que no dia anterior as expectativas sobre as liminares eram ruins.

Havia uma corrente para não enfrentar as liminares, mas hoje o cenário é outro. O cenário é de manutenção e montagem de uma estrutura para responder liminares. Está nessa linha hoje a PF. Decidiu que vai manter, pelo menos pela gestão. Mas a PF faz parte do governo, pode ser que venha determinação da Saúde ou algo diferente, mas não é o que está posto hoje”, explica Luis Boudens.

Ainda assim, afirma que a Polícia Federal deve elaborar um plano nacional para aplicação das provas de forma segura, para manter todos os estados em plenas condições sanitárias. Vale ressaltar que ate o momento, tanto o órgão quanto a organizadora, Cebraspe, não se manifestaram sobre o assunto.

Panorama concurso PF

O concurso PF, organizado pela Cebraspe, aceitou inscrições até o dia 9 de fevereiro de 2021 e registrou 321.014 inscritos, de acordo com o processo, obtido pela equipe de jornalismo do Direção Concursos, parceiro do Qconcursos.

A informação foi divulgada pelo órgão em ação impetrada na Justiça por um candidato a uma das 1,5 mil vagas da seleção.

A divisão das inscrições por cargo ficou da seguinte forma:

  • Agente da Polícia Federal: 222.304
  • Escrivão: 53.486
  • Delegado: 27.657
  • Papiloscopista: 17.567

Vale ressaltar que as inscrições são mais do que o dobro da quantidade candidatos inscritos no último concurso público da Polícia Federal, que aconteceu em 2018. Na época, o órgão registrou cerca de 148 mil cadastros para 500 vagas.

Etapas do concurso PF

O concurso público irá avaliar os candidatos por meio de provas objetivas, prova discursiva, exame de aptidão física (TAF), avaliação médica e psicológica, prova oral (Delegado), prova prática de digitação (Escrivão), avaliação de títulos (Delegado) e Curso de Formação Profissional.

As provas da seleção marcadas para o dia 23 de maio, serão compostas de 120 questões no formato Certo ou Errado. Já a prova discursiva, para o cargo de Delegado consistirá em três questões dissertativas, que deverão ser respondidas em até 30 linhas cada, além da elaboração de uma peça processual de até 90 linhas.


Principais informações do concurso PF:

  • Vagas: 1.500 + 500 excedentes em 2022
  • Cargos: Delegado, Escrivão, Agente e Papiloscopista
  • Escolaridade: nível superior
  • Remuneração inicial: de R$ 12 mil a R$ 23 mil
  • Banca: Cebraspe
  • Inscrições: encerradas
  • Provas: 23 de maio de 2021
  • Edital

Cadernos de questões da PF

Com o adiamento das provas, o concurseiro tem mais dias para se preparar. Pensando nisso, o Qconcursos e o Direção Concursos disponibilizaram 10 cadernos de revisão com 1.000 questões de concursos anteriores da PF.

Confira e estude:

Lembrando que para ter acesso aos cadernos é necessário entrar na plataforma com seu login e senha.


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.