Questões de Concurso
Foram encontradas 2.264.708 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
( ) Os bebês que nascem com menos de dois quilos e meio (baixo peso) e crianças desnutridas necessitam de acompanhamento mais próximo até a superação da dificuldade.
( ) Os filhos de mães que não fumam e não fazem ingestão de bebidas alcoólicas e não usam drogas na gravidez devem ser acompanhadas diariamente.
( ) As Gestantes que não realizam pré-natal deverão ser visitadas pelo agente comunitário de saúde somente no hospital antes do nascimento do bebe.
( ) Gestantes com diabete e/ou pressão alta deverão ser acompanhadas exclusivamente pelo médico da família.
( ) Prezar pela privacidade do usuário (dar preferência a um lugar calmo, onde ele possa se sentir confortável em relatar o que desejar).
( ) Incentivar a expressar suas necessidades, sentimentos ou preocupações.
( ) Escutar atentamente olhar nos olhos, e caso necessite interromper o indivíduo, olhe no celular ou relógio para que o indivíduo perceba a sua necessidade de ir embora.
( ) Promover a dependência da família na tomada de decisões do usuário (ele assume o cargo de dependente em sua vida; se necessário ajude-o a refletir sobre pontos positivos e negativos de cada decisão).
( ) Ajudar as pessoas a refletirem sobre os hábitos prejudiciais à saúde (sedentarismo, uso de álcool e drogas, estresse, tabagismo, alimentação inadequada).
( ) Orientar medidas de promoção à saúde, como os cuidados de higiene com o corpo, no preparo dos alimentos, com a água para consumo e com a casa, incluindo o seu entorno.
( ) Somente o médico da família e o enfermeiro vinculado a unidade de saúde deverá orientar a população quanto ao uso correto dos medicamentos e a verificação da validade deles.
( ) As orientações sobre calendário vacinal, verificar e monitorar os casos de vacina em atraso ficará a cargo do técnico em enfermagem que possui treinamento para administração de medicamentos de forma invasiva.
( ) O ACS deve realizar a visita domiciliar devidamente uniformizado, com crachá de identificação, sapatos fechados, chapéu/boné, protetor solar, guarda-chuva e itens para a sua segurança e proteção.
( ) Durante o trajeto para a visita domiciliar, o profissional de saúde deverá observar todo o percurso até o domicílio a ser visitado, atentando-se para rua, entorno da casa, iluminação, saneamento básico, equipamentos sociais, grau de segurança das residências, entre outros fatores, para a sua própria proteção.
( ) Durante o trajeto para visita domiciliar o ACS deverá identificar áreas de risco ambiental: aterro sanitário, depósito de lixo, áreas sujeitas a deslizamento, soterramento ou inundação; fonte de poluentes (tipo, origem, etc.) e outros riscos, pois esses dados não serão repassados em nenhum documento e nem para nenhum membro da equipe da unidade de saúde pois esses dados são sigilosos.
( ) Recomenda-se que o ACS não portar relógios, celulares, jóias, dinheiro, acessórios e equipamentos eletrônicos pessoais, pois caso esses objetos sejam identificados podem ser alvos de algum ato ilícito.
( ) Para a população visualizar a área de abrangência da unidade de saúde, é importante ter um mapa de fácil acesso e constando a divisão de áreas, caso atuem mais de uma Estratégia de Saúde da Família na mesma unidade.
( ) A cada três Agente Comunitário de Saúde necessita ter o um mapa de sua microárea, podendo utilizar trabalhos manuais ou o georreferenciamento.
( ) No mapa de território, além de delimitações geográficas e divisão das microáreas (caracterizadas por cores), é necessário identificar somente os hospitais e os serviços de emergência da região.
( ) Cada equipe de Saúde da Família necessita possuir o mapa de sua área de abrangência. Deve estar afixado em um espaço reservado da unidade de saúde, para uso de todos os profissionais.
( ) O processo de territorialização é conhecer um determinado espaço geográfico aonde uma equipe de saúde irá atuar, e para que isso aconteça é necessário levantar algumas características, como: territorial; ambiental e demográfico.
( ) A territorialização é descrita como uma técnica de planejamento e gestão de serviços que permite coletar e analisar dados sobre a vida e a saúde da população daquele território;
( ) O território distrito ou distrito sanitário é a divisão social de uma área geográfica que além de comportar uma população com características epidemiológicas e sociais, contém os recursos de saúde para atendê-la.
( ) O processo de territorialização é o processo de organização de áreas geográficas de atuação das equipes de saúde, para garantir que toda a população deste território tenha acesso aos serviços de saúde.