O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Toda aprovação começa com um plano

Escolha o seu e inicie sua jornada!

Como ter vontade de estudar? 9 técnicas COMPROVADAS

Se debruçar sobre apostilas e materiais exige esforço e dedicação, e não é uma tarefa fácil. Porém, passar no concurso tão desejado depende desse hábito, A boa notícia é que adotar esse “ritual” em sua rotina pode ser mais fácil do que imagina. Dúvida? Então, tira a prova  lendo este post e descubra como ter vontade de estudar!

O que costuma causar falta de vontade para estudar?

Antes de vermos as dicas de como ter vontade de estudar, primeiro precisamos entender o que causa essa falta de vontade para estudar. O que de fato você sente sempre que precisar sentar na cadeira e começar alguma atividade?

Existem alguns casos clínicos de déficit de atenção que possuem níveis. Logo, se você é daqueles que têm extrema dificuldade para focar há mais tempo, o ideal é procurar um psicólogo para entender melhor sua situação.

No entanto, casos clínicos são mais raros. No geral, a falta de vontade para estudar está relacionada à falta de hábito de estudo, à procrastinação ou, até mesmo, a uma descrença em si mesmo.

Para entender o que está acontecendo com você, é fundamental fazer uma autorreflexão e conversar com amigos, familiares ou especialistas. Outra forma mais simples é buscar por conhecimento, que é o que você está fazendo agora, não é mesmo?

Em relação a esse último item, nós podemos te ajudar! Por isso, selecionamos as melhores dicas para que você saiba, de uma vez por todas, como ter vontade de estudar.

Neste post, você também descobrirá como ter mais força de vontade para estudar e conhecerá insights valiosos para criar o hábito de estudo e ser mais produtivo.

Afinal, como ter vontade de estudar? Veja 9 dicas aplicáveis!

Sem mais delongas, separamos 9 dicas bem práticas para que você possa começar a aplicar, de modo a estimular o hábito de estudos até que ele se torne natural. Confira:

1. Defina objetivos

2. Crie um sistema de recompensas

3. Planeja suas horas de estudo

4. Tenha cuidado com seu ambiente de estudos

5. Comece pelo mais difícil

6. Respeite pausas e tempo de lazer

7. Dê o primeiro passo

8. Procure métodos de estudo

9. Aposte na tecnologia como aliada

1. Defina objetivos

Por que você estuda? Qual o seu objetivo? É algo que você realmente quer ou é para agradar a alguém? Esse tipo de questão precisa ser resolvida antes de mais nada, ou será a âncora que te impedirá de ter vontade de estudar.

Quando você for escolher um concurso ou uma faculdade, tente se imaginar lá. Enquanto faz este exercício, consegue ter a clareza de que é algo que você se sente bem fazendo e se enxerga naquela profissão por um bom tempo?

2. Crie um sistema de recompensas

Uma das formas de conseguir ter vontade de estudar é estabelecer recompensas para o esforço despendido. Se você planeja estudar quatro horas, por exemplo, se presenteie com algo que goste no final como uma forma de se gratificar pelo esforço.

Pode ser um lanche que você gosta, sair para ver um filme, praticar algum esporte ou jogar vídeo game. A recompensa é você quem define. No entanto, é essencial que pense no equilíbrio. Isto é, o ideal é que ela seja proporcional ao esforço.

3. Planeja suas horas de estudo

Uma das formas fundamentais para criar o hábito de estudar é ter horários fixos de estudo. Se você estuda um dia pela manhã, outro de madrugada, um dia uma hora de estudo, no outro oito, seu corpo nunca vai se acostumar.

Seja realista ao montar seu plano de estudos e tente ser fiel aos seus horários. Alguns especialistas apontam que após 21 dias de repetição é possível criar um hábito. Por isso, tenha persistência.

Veja também: Etapas de estudo para concurso público

4.Tenha cuidado com seu ambiente de estudos

Se sua mesa de estudos está sempre suja, bagunçada e fica em um local de alta circulação e barulho, fica difícil ter motivação para estudar, não é mesmo?

Por isso, é vital que ela esteja sempre arrumada e fique em um local sem muitas distrações. Na própria mesa, objetos como adesivos ou porta-retratos podem tirar seu foco, por isso, é recomendável mantê-los fora, ao menos na hora do estudo.

5. Comece pelo mais difícil

As matérias e disciplinas que geram mais dificuldades, no geral, são aquelas que demandam mais tempo e esforço. Desse modo, é sempre melhor começar o estudo por elas.

Pense bem, se você começa pelo mais difícil, irá enfrentar aquilo com as energias recarregadas e, por mais que te desgaste, é bem mais fácil encarar uma matéria que você gosta ou tem facilidade depois.

6. Respeite pausas e tempo de lazer

Esse é outro erro comum de quem tem dificuldade para estudar. A pessoa mal começou e já decide estudar várias horas seguidas sem nenhuma pausa.

O efeito disso provavelmente será muito cansaço no dia seguinte, resultando em falta de vontade para estudar. É preciso respeitar as pausas e separar momentos de lazer no seu cronograma de estudo para ter um “respiro”. Caso contrário, provavelmente, você se sentirá desestimulado.

Veja mais: Dicas de como montar um plano de estudos

7. Dê o primeiro passo

Uma das frases mais comuns de quem procrastina é a famosa: “depois eu faço”. Quanto mais você adiar uma coisa, mais pesada e chata ela se tornará.

A forma mais eficiente de parar de enrolar e começar a criar um hábito de estudos é dando o primeiro passo. Para de pensar em desculpas e abrace o mindset de “resolver isso de uma vez” todos os dias.

8. Procure métodos de estudo

Uma das razões de você buscar como ter vontade de estudar, possivelmente, esteja no jeito que estuda. Não existe apenas uma forma de estudar, por isso você deve pesquisar e testar algumas

O Método Pomodoro, por exemplo, é amplamente reconhecido e funciona para muita gente. Basicamente ele opera assim: são duas horas de estudo divididas em blocos de estudo e descanso.

Você estuda por 25 minutos e descansa por cinco minutos, totalizando 30 minutos. Depois você repete esse método mais três vezes até fechar as duas horas.

9. Aposte na tecnologia como aliada

Por fim, mais não menos importante, uma das formas de ter mais ânimo para estudar é apostar em apps para estudo e plataformas para ter mais ferramentas de estudo.

Vale a pena investir em sites com provas e banco de questões para praticar, conhecer canais com vídeos contendo questões, videoaulas e aplicativos para otimizar o seu estudo.

*Esse artigo foi escrito pela Estudaqui, empresa de Educação com soluções inteligentes para proporcionar um estudo de alto desempenho para que estudantes alcancem seus objetivos.


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.