O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

Etapas de estudo para concurso público

O mundo dos concursos é muito concorrido. Uma única seleção pode envolver milhares de participantes, todos com o mesmo objetivo: conquistar uma vaga na carreira pública. Além da alta concorrência, um dos maiores obstáculos que estão no caminho do cargo público é a prova durante as etapas de seleção.

O que você vai encontrar neste artigo:

Assim que o concurseiro define o concurso e a carreira, ele se vê diante de um cenário de grande disputa, em que todos buscam por estabilidade e uma vaga.

E ao encarar o edital, com um amplo conteúdo programático, o desespero aparece, surgindo questionamentos como “qual o primeiro passo para começar a estudar para concurso?”, “o que que eu faço agora?”, “qual a melhor forma de estudar para concurso público?” Calma, pois estamos aqui para te mostrar o passo a passo.

Para começar a preparação, antes de tudo, deve-se definir uma rotina de estudos com metodologias eficazes, que ajudem na aprendizagem.

Sem um cronograma de estudos bem elaborado e métodos estruturados, não adianta passar horas e dias estudando, pois 80% do aprendizado é apagado da memória em até 42 horas. Então como lembrar de tudo na hora da prova?

Todo estudo requer estratégia, foco e planejamento. Além disso, uma meta clara, muita determinação e etapas de estudo aliadas aos recursos necessários são os pontos fundamentais para trilhar sua jornada rumo à carreira pública.

O Qconcursos recomenda que um bom preparo para concurso público é feito por meio de quatro etapas de estudo, e para cada uma delas temos funcionalidades que irão te auxiliar no processo de aprendizagem.

Quer estudar e conquistar a aprovação? Veja a seguir as etapas de estudo que recomendamos para conseguir melhores resultados e otimizar o seu aprendizado.

Etapas de estudo

Assim que uma pessoa pensa em se preparar para um concurso, seja um concurseiro de primeira viagem, ou aquele que já está na embarcação há algum tempo, ela não sabe por onde começar ou por que estudam e não conquistam a aprovação.

Em primeiro lugar, a preparação para um concurso público pode e deve começar antes do lançamento do edital, pois, assim que publicado, o tempo entre o lançamento do edital e a aplicação das provas é curto para assimilar a grande quantidade de conteúdo. Se o edital ainda não foi publicado, estude com base nos editais anteriores para este mesmo concurso.

Mesmo sabendo da importância do estudo pré-edital, há ainda dúvidas de como começar a estudar para concurso público e quanto tempo é necessário estudar para passar em um concurso. É neste momento que entram as etapas de estudo.

Saber por quais fases você precisa passar, e em qual está no momento, facilita seu aprendizado e o planejamento do seu tempo e pode fazer a diferença, garantindo sua aprovação.

Para cada etapa existem diversas estratégias e recursos que devem ser aplicados. De acordo com estudos realizados pelo Qconcursos recomendamos que o processo de aprendizagem passe por meio de quatro etapas sequenciais: análise e planejamento, teoria, prática e revisão.

Apesar de serem uma sequência, essas fases são fluidas. O aluno pode segui-las de acordo com o modelo, ou pular etapas de acordo com o suas dificuldades em cada disciplina.

Por exemplo, uma pessoa pode seguir direto para a revisão, ou para a prática, e pular a teoria se já tiver domínio sobre determinado assunto presente no edital. Mas lembre-se: mesmo que tenha domínio, não deixe de estudar o assunto.

Análise e planejamento

A análise e planejamento são momentos mais cruciais da etapa de estudos. Neste processo, o candidato precisa reservar um tempo para entender o edital do concurso que irá prestar e definir como será seu cronograma.

A partir disso, deve-se planejar quanto tempo da semana poderá dedicar para o estudo, entender seus pontos fortes e fracos e definir quanto tempo será necessário para investir na teoria, prática e revisão.

Abaixo listamos os principais pontos para esta etapa:

Ler e analisar o edital

O edital é o documento que contém todas as informações do concurso e indica todos os processos de seleção do candidato.

Nele estão presentes as orientações para inscrição, os requisitos para ingresso no cargo, etapas do concurso, conteúdo programático, peso de cada matéria, critérios de desempate e o cronograma do certame.

Este é o principal e mais importante passo do seu estudo. Leia atentamente o documento e analise com cuidado. Preste atenção nos detalhes! A partir disso, verifique quais matérias têm mais dificuldades e em quais deve dedicar maiores esforços.

Planejar uma rotina

Planejar uma rotina é ter uma agenda predefinida. É entender quantas horas por dia terá disponível para estudar cada disciplina. A principal dica é desenvolver um cronograma.

Dessa forma, será possível dividir os horários entre as matérias que merecem maior atenção, destacando os dias para teoria, prática e revisão, incluindo o tempo para descanso.

Definir metas e prazos

É preciso estabelecer metas de curto e longo prazo, que devem ser objetivas e mensuráveis. O ponto chave é manter o compromisso com o estudo. Os objetivos mensuráveis são mais específicos, como quantidade de horas de estudo por dia ou de simulados realizados por semana.

Entender prioridades e tendências

Há concursos que costumam ser realizados todos os anos e outros que são mais difíceis de acontecer. Entender qual é seu tipo de concurso, qual banca irá organizar a seleção e como foram as provas anteriores é fundamental para o planejamento.

Os editais geralmente cobram os mesmos conteúdos e apresentam algumas modificações. Então, analise as tendências e os assuntos de maior relevância, pois irá ajudar na hora de definir o tempo a ser dedicado a cada tópico.

Analisar desempenhos e refazer passos anteriores

Na análise e planejamento você vai rever se alcançou suas metas dentro dos prazos estipulados na sua rotina. A análise deve ser feita de 15 em 15 dias para que haja uma autoavaliação do seu progresso e definição de quais conteúdos precisarão de maior dedicação. Este momento é de autorreflexão e replanejamento do seu plano de estudos.

Funcionalidades do Qconcursos para Análise e planejamento

Como dito acima, o ponto de partida é ler o edital do concurso e analisá-lo. Mesmo que o edital do concurso ainda não tenha sido publicado, os passos são os mesmos. Confira algumas funcionalidades que podem ajudar na execução dessas tarefas:

  • Raio X

O Raio X é uma funcionalidade que permite identificar assuntos e disciplinas que já caíram em concursos anteriores, apresentando um detalhamento das provas analisadas. Esse recurso define a relevância das disciplinas e dos assuntos e o que já caiu na prova para o cargo que deseja. O Raio X pode ser feito de acordo com o instituto do seu concurso ou com base na banca que irá organizá-lo.

Artigo: Raio X - Escolha a melhor estratégia de estudos

  • Guia de Estudos

O Guia de Estudos do Qconcursos direciona seus estudos para otimizar sua preparação. A ferramenta filtra todos os conteúdos, disciplinas e assuntos que você precisa estudar, apresentando videoaulas e questões relacionadas especificamente aos assuntos cobrados no edital. Esta parte é importante na análise, pois, através do conhecimento do que mais cai, o seu planejamento se torna mais assertivo.

  • Resolução de provas anteriores

No portal do Qconcursos, temos todas as provas anteriores do concurso que deseja. Nesta etapa de análise, isso permite a análise dos conteúdos mais cobrados nos últimos anos.

Teoria

Após definir seu planejamento de estudos, passe para teoria. Nesta etapa, o aluno deve ler e assistir vídeo aulas, fazer anotações sobre o conteúdo, buscar materiais ricos que possam agregar valor ao seu conhecimento e intercalar disciplinas para estimular o trabalho do cérebro.

Este é o momento de aprendizado em que você precisa aplicar as técnicas de estudo e repetir o conteúdo até compreender o que foi dito.

Mapas mentais: entenda a estratégia usada pelos concurseiros

Na teoria existem três fases: a primeira é o contato inicial com a matéria, onde não se tem noção do conteúdo; já a segunda fase é quando o aluno começa a compreender o assunto e fazer correlações entre eles; e a terceira é a etapa de domínio do conteúdo, onde o mesmo já está fixado.

Não importa quantas vezes você estude a teoria, só siga para a próxima etapa quando tiver domínio sobre o assunto.

Funcionalidades do Qconcursos para Teoria

Este é o momento de aprendizado, então selecione os conteúdos que precisa estudar e se dedique até assimilá-los. Para isso, temos todos os recursos necessários:

  • Aulas em vídeo e em texto

Na aba disciplinas do portal do Qconcursos, o aluno pode acessar as aulas em vídeo e aulas em texto, filtrando-as por disciplina e por assunto. Assim, aparecerá uma série de videoaulas com professores especializados e competentes do mercado. No caso das aulas em texto, o aluno é direcionado para a resolução de questões.

  • PDF 2.0

O PDF 2.0 é uma ferramenta que auxilia na melhoria da performance nos estudos com os recursos: tela cheia, relação de capítulos, marcador, tira-dúvidas, mapas mentais e videoaulas. Cada um identificado por um ícone indicativo.

A plataforma reúne teoria e prática, ou seja, pois durante o conteúdo há questões do tema.

  • Cursos digitais

Tanto no nosso portal, quanto na mesa de estudos, temos diversos cursos completos sobre inúmeras áreas e cargos de concursos públicos.

ESTUDE COM O QCONCURSOS
Cursos completos Comece a estudar e garanta sua aprovação
  • Gabaritos comentados de professores

O Qconcursos possui mais de 152 mil questões comentadas por professores. Além de resolver questões, o professor também ensina a teoria para que através dela o aluno consiga solucionar o problema.

Prática

A melhor forma de ser bem sucedido em uma prova é treinar por meio da resolução de questões. Quanto mais questões resolvidas, maior é o domínio do conteúdo e há mais chances de cair uma questão parecida no concurso.

Após as etapas anteriores, comece seu treinamento e coloque em prática tudo que aprendeu até o momento.

Através da resolução de questões, o concurseiro consegue simular o tempo dedicado em cada item de acordo com a prova que será cobrada no concurso e, com isso, treinar para ser mais ágil.

Confira abaixo uma lista com os principais pontos para esta etapa:

Resolver questões que fazem sentido para o seu cargo

Resolva questões de acordo com o seu cargo e concurso pretendido mesmo por provas anteriores. E se o edital já estiver publicado, melhor ainda, pois se a banca aplicou outras provas do seu concurso, a tendência é que as questões sejam parecidas. Então faça uma filtragem das questões que podem ser mais cobradas.

Pratique todos os dias

Separe um tempo na sua rotina de estudos para a prática diária de exercícios, nem que seja 20 minutos do seu tempo. A importância de praticar todos os dias é manter o ritmo, verificar e fixar o conteúdo que aprendeu na teoria.

Mantenha o foco e faça anotações

Para resolver questões é muito importante que você dedique seu tempo e se atente à leitura do conteúdo que está sendo cobrado, pois de nada adianta resolver uma questão sem manter o foco.

Lembre-se de fazer anotações sobre questões que tiver dúvidas ou sobre pontos que considerou pertinentes e não tinha percebido antes durante a teoria. Destaque o que achar importante para estudar novamente ou para revisar, caso for necessário.

Ensine outras pessoas

A frase “é ensinando que se aprende” não é mito. Uma boa forma de praticar é ensinando outras pessoas. Quando você explica a alguém o conteúdo que aprendeu, é preciso raciocinar e buscar formas de transmitir aquele conhecimento de forma mais clara para que o outro entenda, muitas vezes, nesse momento, a própria pessoa entende questões que antes estava em dúvida.

Funcionalidades do Qconcursos para Prática

A prática é a parte principal de todo estudo, pois, além de ser fundamental para fixação do aprendizado, ela simula o momento de provas. O Qconcursos contém uma base enorme de questões de diversos concursos para você praticar. Confira nossas funcionalidades:

  • Prática intensiva

Acessando a mesa de estudos na parte de prática intensiva, o aluno pode escolher resolver questões, aplicar um filtro salvo, ou cadernos de questões. É só selecionar e definir o melhor para o seu objetivo.

  • Aplicativo do Qconcursos

O aplicativo do Qconcursos possibilita que o aluno estude onde e quando quiser. O app permite que o usuário responda a todas as questões do site, crie e organize cadernos, salve filtros, veja os comentários da comunidade de estudantes, entre outras funções.

  • Questões do portal

O Qconcursos tem mais de 1 milhão de questões no portal, na aba "Questões". Nesta página é possível filtrar as questões de diversas formas as questões que deseja praticar de acordo com o seu interesse de estudo e planejamento.

O aluno pode realizar uma filtragem por Disciplina, Assunto, Banca, Instituição, Ano, Cargo, Nível, Área de Formação, Área de Atuação, Modalidade e Dificuldade.

Revisão

A revisão é o momento crucial para que o concurseiro continue relembrando o conteúdo e revendo a matéria, para assim fixá-la na memória. Nesta etapa retomamos as anotações feitas durante todo o estudo e verificamos se estamos aptos naquele assunto.

A revisão também é importante para rever o conteúdo das questões que o aluno não acertou durante a prática, para que depois o item possa ser resolvido novamente. Se ainda assim o concurseiro não conseguir solucionar a questão, recomenda-se que retome a etapa de teoria.

Para revisar, monte simulados de estudos, resolva provas anteriores, pratique disciplinas de forma embaralhada, retome as suas anotações e faça um replanejamento caso perceba que só a revisão não foi suficiente.

Funcionalidades do Qconcursos para Revisão

O momento de revisão pode ser tanto o momento em que você já domina o assunto, quanto o momento para reforçar um conteúdo que está com dúvida. E, para esta etapa, estas funcionalidades do Qconcursos são as soluções:

  • Caderno de questões

Essa função tem a opção de selecionar as questões que errou e criar um caderno só com elas O objetivo aqui é praticar e revisar esses conteúdos que merecem mais atenção.

  • Banco de simulados

Os simulados estão presentes na mesa de estudo e são a melhor forma de revisar e treinar para a prova, pois já qualificado em todas as disciplinas, você só treina o tempo e resolve o maior número de questões para rever e tentar responder o mais rápido possível.

  • Fórum

O fórum também presente na mesa de estudos é uma boa forma de revisar conteúdo, pois ao responder questões dos alunos, você precisa pensar naquele tema, o que vai auxiliar na fixação do conteúdo.


Seguindo a etapa de estudo, com foco, determinação e objetivo, e utilizando as funcionalidades do Qconcursos, a aprovação é só questão de tempo. Então, vamos estudar!

Estude com o QC Conheça os benefícios dos nossos planos

Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.