O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Seu match está prestes a expirar! Última chance de aproveitar a partir de R$8,40 mensais.

Como montar um simulado?

O simulado é uma ferramenta importante na estratégia de estudos para concursos públicos. Eles medem o seu desempenho, pois oferecem feedbacks ricos para que esteja preparado para o dia do exame. Porém, muitos estudantes ainda não sabem como montar um simulado bem estruturado para intensificar o aprendizado e aumentar as chances de aprovação.

Para garantir que você se saia bem na sua prova, iremos te mostrar como montar um simulado usando a plataforma do Qconcursos, com todos os tópicos importantes que não podem faltar.

Lembrando que as questões das provas dos concursos públicos, de acordo com a banca, costumam ser similares, então invista em simulados!

Como criar um simulado

O recurso de “Gerar simulado” está presente na página “Questões de concursos”. Para criar um simulado, é necessário filtrar de 1 a 12 disciplinas e, no mínimo, 10 questões. Feito isso, você poderá escolher nomear o seu banco de questões e praticar no momento que deseja.

Confira abaixo onde localizar o botão de “Gerar simulado”:

O que deve ter em um simulado

Com as diversas possibilidades de filtros disponíveis na página de questões, o estudante pode criar muitos simulados para estudar. No entanto, montar um simulado requer estratégia, o concurseiro precisa utilizar os filtros certos, que sejam úteis para a prova.

O tempo para o concurseiro é algo precioso e muito curto. Então, o simulado deve ter as principais questões que devem cair na prova.

Por exemplo, caso a banca da seleção já tenha sido definida, é bem relevante que a organizadora faça parte do seu filtro.

Assim quanto mais filtros relevantes puderem ser combinados, mais rico será o seu simulado.

Ano

A filtragem por ano aponta questões mais atuais e recentes, que provavelmente vão se repetir nas provas. Este tipo de filtro mostra modelos de perguntas e as tendências dos últimos anos. Além de que as questões de provas costumam se repetir, então é sempre bom estudar pelas questões mais atualizadas.

Artigo: Como estudar atualidades para concurso e se antenar para as provas?

Disciplinas e Assuntos

Para selecionar as principais disciplinas e assuntos para o seu simulado, consulte o conteúdo programático do edital do concurso público que vai prestar. A partir disso, filtre as questões com base nestes conteúdos. Dedique seu estudo ao que tem mais chance de cair na prova.

Caso o edital ainda não tenha sido publicado, não espere para começar a estudar. Estude de acordo com o último edital do concurso público, com foco no seu cargo. Assim que for lançado, é só adaptar seu preparo.

Instituição

As instituições que promovem os concursos públicos definem junto às bancas o estilo da prova, os temas cobrados e a relevância de cada assunto. Elas são as responsáveis por definirem o escopo do certame. Desta forma, ao elaborar o seu simulado, não esqueça de selecionar as questões a partir da instituição.

Você também pode filtrar o instituto do seu concurso de outras regiões do país ou similares, pois elas costumam ter as mesmas vontades institucionais. Estes filtros irão aumentar a sua possibilidade de entender os modelos de questões cobrados por aquela instituição.

Por exemplo, se estiver estudando para o concurso da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, crie simulados com filtros de Defensorias Públicas de outros estados. Geralmente, os assuntos cobrados são os mesmos.

Neste caso, se você está estudando para a Defensoria Pública de um estado específico, não restrinja o seu simulado somente para esta localidade. Após finalizar o simulado com o filtro da instituição do seu estado, selecione as questões de concursos da Defensoria Pública de outra região.

Banca

A banca organizadora é a responsável por elaborar a prova do concurso público, então os modelos das questões e o tipo de cobrança serão ditadas por ela, mesmo que seja a instituição a encarregada por definir os temas.

Este filtro é um dos mais importantes, pois irá selecionar as questões que essa banca já aplicou para a sua instituição ou para o seu cargo de interesse. E como as organizadoras costumam repetir questões de provas, a chance de cair uma questão que já fez na sua prova é bem alta. Além disso, praticando você irá se habituar às perguntas e aos padrões de resposta, o que diminuirá a probabilidade de cair em uma pegadinha ou de ser surpreendido com uma questão inesperada.

Cargo

Monte o seu simulado com questões focadas para o seu cargo. O nível de cobrança de uma prova muda de acordo com a função e a escolaridade, então aplique um filtro com as questões do seu cargo público.

Verifique como a instituição define o nome do cargo e aplique os filtros com eles, seja por instituição ou por banca.

--

Para montar um simulado útil que extraia ao máximo seu conhecimento e dê feedbacks importantes para o seu estudo e desempenho, tente utilizar todos os filtros citados acima. A página de questões do Qconcursos têm diversas possibilidades de combinações para que você possa potencializar sua preparação.

Aqui vale uma dica importante: conforme for aumentando seu desempenho no simulado, flexibilize as questões, alterne entre níveis de dificuldade, diminua o tempo de resoluções de questões e quando se der conta estará bem confiante para a hora da prova.

Ah, os usuários que têm acesso à Mesa de Estudo tem disponível um banco de simulados elaborados pelo QC. Então não perca tempo e dê a largada nos estudos!


▶ Para ler também:


😜 Não espere o edital do concurso sair para começar a estudar! Comece o seu planejamento hoje.

Na plataforma do Qconcursos tem um plano que combina com seu momento, seu jeito de estudar e com o seu bolso. Veja nossos planos!

🚨 Vou começar a estudar hoje!


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.