O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
40%

2022 pode ser o ano que vai mudar a sua vida. Vem com a gente com até 40% OFF! 🤑

Como estudar atualidades para concurso e se antenar para as provas?

Enquanto matérias como matemática, história ou português possuem conteúdos definidos, outros, como os últimos acontecimentos, não têm seu escopo amarrado. Isto é, o que pode aparecer na prova dependerá de fatores locais e internacionais. Isso não significa, no entanto, que não seja possível se preparar! Muito pelo contrário!

Para saber como estudar atualidades para concurso , basta seguir com sua leitura!

Quais concursos cobram questões de atualidades?

Diversos concursos de vários níveis podem cobrar provas de atualidades de forma direta ou indireta. Algumas, por exemplo, podem vir junto com a prova de conhecimentos gerais, uma vez que os temas podem se misturar, mas sempre confira o edital para ter certeza.

As provas geralmente são de múltipla escolha de forma direta. No entanto, há outras que podem cobrar o conhecimento de atualidades de forma indireta.

Os concursos que possuem redação, geralmente têm os seus temas relacionados a algum acontecimento atual relevante. Por isso, se faz fundamental descobrir  como estudar atualidades para concurso, percebe?

Veja também: Como é a prova de redação dos concursos do exército

8 dicas de como estudar atualidades para concurso

Separamos oito dicas práticas para que você saiba, de uma vez por todas, como estudar atualidades para concurso.

Neste contexto, ressaltamos a importância de que você inclua um tempo dentro do seu cronograma de estudos para se dedicar a se manter por dentro do que acontece de relevante e claro, que pode cair na prova. Veja abaixo:

1. Sempre se baseie no edital

2. Informe-se em portais confiáveis

3. Conheça a banca

4. Faça questões sobre atualidades

5. Procure podcast e vídeos de resumo de notícias

6. Pratique a redação com alguns temas relevantes

7. Fique de olho em datas comemorativas

8. Use aplicativos para facilitar o estudo

1. Sempre se baseie no edital

Para abrir a nossa lista de dicas de como estudar atualidades para concurso, temos aquela orientação que nunca é demais de lembrar, não é mesmo? O edital deve ser sempre o seu guia!

Para a prova de atualidades isso será muito importante, visto que alguns concursos costumam delimitar datas dos acontecimentos para a prova de atualidades.

Exemplo: A prova do concurso X englobará, no assunto atualidades, os acontecimentos até 31 de dezembro de 2020 e a prova está marcada para o final de 2021. Logo, só cairá na prova o que for relevante até esse período.

Apesar de não ser uma prática comum, alguns editais como da banca da Vunesp, por exemplo, podem ser bem minuciosos quanto a isso.

2. Informe-se em portais confiáveis

Hoje em dia é bem comum receber fake news, sobretudo em redes sociais e por meio de aplicativos de troca de mensagem. Por isso, para ter certeza se um acontecimento é relevante e verídico, é vital procurar por fontes oficiais e canais de comunicação confiáveis.

Assista ao vídeo abaixo, e aprenda a identificar uma fake news para não perder mais tempo com isso:

3. Conheça a banca

Uma das melhores formas de estudar atualidades é conhecendo a banca que aplica as provas. É possível identificar algumas pistas de temas que uma banca prefere por meio da análise de questões anteriores.

Além disso, à medida que você se familiarizar com as questões, vai entender melhor como elas são elaboradas e isso te ajudará: a escapar de possíveis pegadinhas, a aumentar sua percepção sobre o que a banca preza e, consequentemente, facilitará a sua preparação.

4. Faça questões sobre atualidades

Outra forma de estudar atualidades para concurso é sempre se exercitar. Resolva questões de atualidades (claro que não de provas anteriores, afinal são atualidades né?), vá praticando e percebendo quais pontos você costuma errar, para procurar mais sobre aquilo.

Busque sites que possuem um bom acervo de provas e questões para que você possa praticar, sempre priorize o estilo de questão mais parecido com o concurso que você irá prestar.

5. Procure podcast e vídeos de resumo de notícias

Hoje em dia não é mais necessário acompanhar o noticiário na TV para se manter atualizado. Além dos diversos portais de notícias, existem vídeos e podcasts que trazem um bom resumo das notícias mais relevantes em nível nacional e internacional.

Alguns podcasts como o Café da Manhã, da Folha de São Paulo, tratam temas e notícias a nível nacional (em sua maioria) e o Petit Journal, mais focado em economia e política internacional, são bons exemplos de conteúdos de menos de 30 minutos, mas bem completos.

No youtube, alguns canais como o da BBC News Brasil, costumam mesclar temas atuais com assuntos históricos e relacioná-los.

6. Pratique a redação com alguns temas relevantes

Para provas que exigem redação, a dica é selecionar temas relevantes no cenário nacional e internacional e praticar. “Ah, mas como saber o que é importante  e pode cair na prova?” Existem alguns bons termômetros, veja:

  • assuntos mais discutidos nas redes sociais por um tempo razoável;
  • tópicos  noticiados por vários meios de comunicação;
  • temáticas perenes, ou seja, com constantes atualizações;
  • recordes positivos e negativos sendo batidos (desemprego, queimadas, jogos olímpicos e etc.)
  • acontecimentos históricos que marcam o começo ou o fim de algo significativo (eleições, queda de políticos, fim de guerras, ocupações e etc.

7. Fique de olho em datas comemorativas e simbólicas

Algo que costuma ser expressivo em atualidades para concurso são as datas. 2021, por exemplo, foi marcado pelos 20 anos dos atentados de 11/09. Esses tipos de “aniversários” sempre dominam a pauta e podem aparecer nas provas.

O mesmo vale para datas mais festivas como os 200 anos da Independência do Brasil, que será comemorado em 2022.

8. Use aplicativos para facilitar o estudo

Fechando nossa lista de dicas de como estudar atualidades para concurso, temos alguns aplicativos que podem te ajudar a acompanhar as notícias mais comentadas do dia a dia e te auxiliar no estudo.

Apps como: Feedly, Flipboard e Google Notícias, podem ser usados para te notificar das reportagens e matérias mais relevantes em tempo real.

*Esse artigo foi escrito pela Estudaqui, empresa de Educação com soluções inteligentes para proporcionar um estudo de alto desempenho para que estudantes alcancem seus objetivos.


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.