O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Quer ser um advogado? Saiba como estudar para a OAB.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é a organização responsável por representar a classe profissional dos advogados em todo território brasileiro. Ela é uma autarquia sui generis que exerce suas atividades independente do poder público. Por representar a classe dos advogados, a entidade promove o exame que permite ao bacharel em Direito exercer a atividade advocatícia.

Conforme a Lei n° 8.906/94, a OAB tem por finalidade:

I - defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas;
II - promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil.

Apesar do seu grande papel social, muitos debates são levantados a respeito da importância da OAB e do Exame da Ordem, que qualifica a entrada do profissional no mercado de trabalho. Mas cabe adiantar: a prova da OAB não é fácil! E isso é um dos grandes motivos de tantos questionamentos.

plano de estudos OAB

De acordo com os dados levantados pelo último estudo realizado pelo Conselho Federal da OAB em 2022, aproximadamente 72% dos examinandos foram reprovados na 33ª edição do Exame da Ordem, ou seja, mais do que a metade. É um número bastante alarmante levando a diversas indagações sobre a dificuldade da prova, comprometimento dos participantes ou até mesmo qualidade dos cursos de Direito.

Por mais que essas questões possam causar discussões bastante calorosas, vamos nos atentar ao ponto principal desse artigo: você! Diante dos números, como é possível driblar as estatísticas e ser aprovado na prova da OAB?

Vale lembrar que nem só a carreira de Advogado exige a carteira da OAB, como para ingressar em alguns cargos públicos da área jurídica e policial é preciso ter inscrição regular na OAB, com comprovação de tempo de prática forense.

Sendo assim, se você se enquadra em um dos perfis citados acima, está na hora de montar seu planejamento e começar a estudar!

Concursos advogado: veja as vagas abertas no país!

Entendendo a prova

Antes de criar qualquer estratégia de campo, é preciso entender como o jogo funciona. Com a prova da OAB não é diferente. Então a primeira coisa a se fazer é ler as regras do jogo, que no caso do Exame da Ordem, estão presentes no edital.

Não adianta querer memorizar todos os conteúdos e códigos, porque, provavelmente, na hora irá bater o nervosismo e irá se esquecer de tudo. Leia com calma o edital, se atente a todos os pontos importantes, como os prazos, diretrizes, conteúdos e disciplinas, e anote o que achar importante. Fique atento aos detalhes para que não haja imprevistos na hora da prova. Assim você consegue estudar com mais calma e precisão!

Vale destacar que o Exame de Ordem é composto de duas etapas, sendo uma prova objetiva e uma prova prático-profissional, ambas de caráter obrigatório e eliminatório.

⚖ Leia mais: Como funciona a prova da OAB

Primeira fase

A primeira fase, de caráter eliminatório, tem duração de 5 horas e conta com 80 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas cada, sendo uma única certa. As matérias cobradas na prova são obrigatórias na faculdade, por definição da OAB, portanto, sua preparação será uma recapitulação do que já foi estudado durante a graduação.

Sendo assim a prova será composta de disciplinas integrantes do curso de Direito, Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, bem como Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.

Para passar para a segunda fase, o examinando deve acertar, no mínimo, 50% da prova.

🚀 Como passar na OAB? Leia agora as melhores dicas!

Segunda fase

De caráter eliminatório e com 5 horas de duração, a segunda fase consiste de uma redação de peça profissional e 4 questões discursivas sob a forma de situações-problema. Nela, o examinando enfrenta questões da área do Direito que escolheu. São elas: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Tributário.

Crie uma rotina

Uma das partes mais importantes do estudo é a rotina de estudos. Ao montar seu planejamento de estudos, você se compromete a alcançar objetivos e metas durante toda a sua preparação.

Portanto, verifique o edital e os conteúdos que tem mais domínio e monte os horários de acordo com as disciplinas que precisa se atentar mais. Estipule metas alcançáveis, acrescente seu dia a dia, como horário para trabalhar, horário para descansar, intervalos. Preencha cada espaço do seu dia e se desafie a cumprir.

Mas cuidado para não ser tão rude com você mesmo! Seja flexível! Entenda que nem todos os dias irá alcançar todos os seus resultados, então deixe espaços para falhas também. Em dado momento, irá encontrar seu fluxo ideal de estudos e conseguirá se concentrar para alcançar o máximo de produtividade nos estudos.

Estudando por questões

Estudar por questões é a melhor forma de fixar o conteúdo aprendido. Após aprender toda a teoria, dedique uma grande parte do seu tempo para a prática. Por mais que esteja acostumado a estudar apenas através da leitura, para o Exame da Ordem o melhor método de estudos é por questões, principalmente porque as provas costumam ser muito semelhantes e cobrar questões muito parecidas.

Além disso, ao estudar por questões você consegue compreender seu desempenho, podendo assim retomar os assuntos que obteve baixo rendimento e avançando nos que teve melhor performance.

Outro ponto positivo de estudar por questões, é que a prova da OAB costuma ser aplicada pela Fundação Getúlio Vargas, ou seja, possui um mesmo padrão de cobrança e correção. Assim fica mais fácil entender a estrutura da avaliação e treinar os modelos de questões.

No site do Qconcursos você pode criar simulados, cadernos e interagir com a comunidade de concurseiros para trocar conhecimentos e compartilhar experiências. Aqui também há diversas videoaulas, aulas em textos e gabarito de questões, elaborados por nossos professores. O combo completo para quem quer estudar para OAB!

Carteirinha OAB na mão!

O Qconcursos, em parceria com o Damásio Educacional, está lançando um plano especial para quem está na jornada para conseguir a carteira da OAB.

O novo plano dá acesso a conteúdos exclusivos, incluindo acesso grátis ao JurisHand, o Vade Mecum Digital mais usado do Brasil, com diversas funcionalidades, como a possibilidade de fazer anotações pessoais e ter disponíveis leis em áudio. Veja outros benefícios:

  • Material atualizado e direcionado para o Exame XXXVI (e exames futuros);
  • Mais de 200 horas de aulas pensadas para a 1ª Fase da OAB;
  • 30 dias grátis ao app JurisHand, o Vade Mecum Digital mais usado do Brasil;
  • Questões inseridas no conteúdo para validar conhecimento;
  • Conteúdo produzido e curado por professores experts em OAB;
  • +5.500 questões focadas no Exame da Ordem;
  • Mais de 3.300 questões com gabaritos comentados;
  • Todas as provas da OAB feitas pela FGV (desde 2010);
  • Plano de estudos pensado para a prova da OAB;
  • Simulados OAB.

As vendas começaram nesta quinta-feira, 11 de agosto e serão por tempo limitado. Garanta já o seu acesso!

plano de estudos OAB

Fique por dentro das principais notícias sobre os exames da OAB e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal do Telegram.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.