Como passar na OAB? Leia agora as melhores dicas!

Um estudo publicado em junho de 2022 pelo Conselho Federal da OAB aponta que de 33 edições do Exame OAB, apenas 28,1 % de 140.739 candidatos participantes da primeira fase foram aprovados na segunda fase. Os dados podem assustar e levam muitos bacharéis em Direito a se perguntarem: como passar na OAB?

Estudar seria a resposta imediata e mais óbvia para a pergunta acima. No entanto, com índices de aprovação não tão amigáveis, a preparação vai um pouco além do estudo, somando-se algumas estratégias e métodos eficazes.

plano de estudos OAB

Para que você não faça parte desses índices de reprovação, listamos 6 dicas de como passar na OAB de primeira. E o melhor de tudo? Estudando em casa!

Conheça o seu aprendizado

Para começar é preciso entender qual método será mais adequado na sua preparação para o exame da OAB. Por mais que haja técnicas universais de estudo, cada pessoa tem suas próprias características, o que influencia no resultado.

Há estudantes, por exemplo, que preferem assistir aulas em vídeo, outros já consideram o método de estudo bastante cansativo. Alguns preferem intercalar aulas em vídeos com aulas em texto, e assim, cada examinando vai adaptando as técnicas que mais se qualificam com seus gostos. Por isso, escolha o que for mais ideal para você atingir seus objetivos, atendendo às suas necessidades e particularidades.

Jeferson Teodoro, que estudou para a primeira fase da prova da OAB utilizando o QC, resolveu estudar por provas anteriores e foi aprovado de primeira nesta etapa.

“Meu método de estudos foi abordar e esgotar os principais temas cobrados pela FGV de 2010 a 2021”, contou Jeferson.

Leia o edital

O instrumento mais importante de qualquer processo seletivo é o edital. Nele constam todas as informações importantes, como datas, orientações, conteúdos e disciplinas que serão cobradas, ou seja, tudo que o examinando irá precisar na hora da prova.

E mesmo que os exames da OAB sejam semelhantes, cada edição tem um edital específico. Então é muito importante se atentar a leitura do documento, pois alguma informação, disciplina, ou orientação, pode sofrer alterações.

Preste bastante atenção em todos os detalhes para que no dia do exame não haja contratempos.

Leia mais: para que serve a OAB?

Organize o ambiente de estudo

Não é à toa que dizem que uma pessoa com a vida organizada tem uma mente organizada. A organização é uma das principais chaves do sucesso! Ela já deve começar no ambiente de estudo, que deve ser limpo, arejado, ter uma boa iluminação e confortável. É neste espaço que você irá passar a maior parte da sua rotina, então precisa se sentir bem nele.

Quanto mais organizado for seu ambiente de estudo, mais organizado são seus materiais e sua rotina, por consequência, maior sua concentração.

Na mesa de estudos deixe somente o computador, o Vade Mecum e materiais de apoio, se for o caso.

Não deixe o celular visível no ambiente e ative os lembretes de estudo do app do Qconcursos, para avisar quando precisará pegá-lo para praticar as questões. Assim, nem ele poderá distraí-lo e só irá utilizá-lo como instrumento de estudo.

Mantenha o foco e concentre-se!

📱 Estude onde, quando e como quiser, com o app do Qconcursos. Disponível para Android e da IOS!

Monte um plano de estudos

Para o estudo ser produtivo é preciso um bom planejamento. Principalmente, quando são muitos conteúdos e disciplinas até a prova. Dessa forma, uma boa maneira de otimizar o seu tempo é montando um cronograma de estudos.

Para começar, leia o edital com atenção e distribua os horários de acordo com cada disciplina. Respeite cada etapa da jornada de estudo: teoria, prática e revisão. Considere no seu planejamento, a sua rotina diária, seus hábitos e intervalos para descansos.

Sempre respeite o tempo para descanso e sua hora de sono. Pessoas cansadas não conseguem se concentrar e assimilam pouco o conteúdo. Então preserve sua saúde!

Foi o que fez Jeferson Teodoro: montou seu planejamento, intercalando estudos para a OAB e respeitando seus intervalos de descanso.

“Meu planejamento foi estudar cerca de 5 a 6 horas diárias de segunda a sexta, das 8h da manhã às 16h. Contudo, tinha os intervalos para descanso e lazer. Eu conciliava os horários de estudo de acordo com a conveniência e oportunidade”, afirmou Jeferson Teodoro.

Resolva questões e provas anteriores

Um dos melhores métodos comprovados de estudos é a resolução de questões. Para a preparação para o Exame da Ordem não seria diferente. Estudar por questões ajuda a fixar a teoria estudada.

No caso da OAB, em que a banca que aplica a prova costuma ser a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e os modelos de prova costumam ser bem semelhantes, resolver questões de provas anteriores, assim como Jeferson fez, permite que o estudante conheça a maneira que as edições cobram o conteúdo programático. Assim, é possível identificar os pontos que precisam de mais atenção nos estudos.

📝 Resolva questões de provas anteriores da OAB

Revise o conteúdo

A etapa de revisão é tão importante quanto o estudo da teoria e a prática de questões. É neste momento que o examinando verifica o conteúdo que aprendeu e o que precisa ser melhorado. Sendo assim, separe um tempo para revisar o conteúdo estudado!

Quando for às vésperas da prova, aproveite para intensificar a revisão e retomar suas anotações feitas durante toda a preparação para a prova da Ordem.

Assim, você também poderá reaver o assunto que não conseguiu reter durante todo o período de estudo e irá recobrar os pontos mais críticos.

🗞 Fique por dentro das últimas notícias sobre o Exame da OAB

Como funciona o Exame da Ordem

O Exame da Ordem Unificado acontece, geralmente, três vezes ao ano, em 168 municípios do país, e é destinado aos profissionais que desejam seguir a carreira de Advogado ou um concurso público que exija inscrição regular na OAB.

O exame é aplicado por meio de duas fases, sendo a primeira fase uma prova escrita objetiva e a segunda fase uma prova prático-profissional.

A prova objetiva da 1ª fase da OAB é composta de 80 questões de múltipla escolha sobre disciplinas integrantes do curso de Direito:

  • Direitos Humanos
  • Código do Consumidor
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Direito Ambiental
  • Direito Internacional
  • Filosofia do Direito
  • Estatuto da Advocacia e da OAB
  • Regulamento Geral
  • Código de Ética e Disciplina da OAB

A prova prático-profissional da 2ª fase do Exame da OAB é composta de duas partes, sendo a primeira, uma peça processual, e a segunda, quatro questões discursivas sob a forma de situações-problema, compreendendo a área de conhecimento escolhida pelo examinando no ato da inscrição.

Como o Qconcursos pode te ajudar na aprovação?

O Qconcursos, em parceria com o Damásio Educacional, está lançando um plano especial para quem está nessa jornada para conseguir a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil.

Com um plano focado na OAB, o examinando terá acesso a conteúdos exclusivos, incluindo acesso grátis ao JurisHand, o Vade Mecum Digital mais usado do Brasil, com diversas funcionalidades, como a possibilidade de fazer anotações pessoais e ter disponíveis leis em áudio. Veja outros benefícios:

  • Material atualizado e direcionado para o Exame XXXVI (e exames futuros);
  • Mais de 200 horas de aulas pensadas para a 1ª Fase da OAB;
  • 30 dias grátis ao app JurisHand, o Vade Mecum Digital mais usado do Brasil;
  • Questões inseridas no conteúdo para validar conhecimento;
  • Conteúdo produzido e curado por professores experts em OAB;
  • +5.500 questões focadas no Exame da Ordem;
  • Mais de 3.300 questões com gabaritos comentados;
  • Todas as provas da OAB feitas pela FGV (desde 2010);
  • Plano de estudos pensado para a prova da OAB;
  • Simulados OAB.

As vendas começam no dia 11 de agosto, quinta-feira, a partir das 10h. Enquanto isso, inscreva-se para ser alertado e, claro, continue se preparando.

Estude com o Qconcursos


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos e dos exames da OAB? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.