O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A gente tem tudo o que você precisa. Planos a partir de R$22/mês. Aproveite! 🚀

Como passar na OAB? Leia agora as melhores dicas!

Um estudo publicado pela Ordem dos Advogados do Brasil mostrou que em 28 edições do Exame OAB, 61% dos participantes foram aprovados e somente 40% na primeira oportunidade. Os dados podem assustar e levam muitos bacharéis em Direito a se perguntarem: como passar na OAB?

Estudar seria a resposta imediata para a pergunta acima. Porém, quando se trata de um exame com índices de aprovação não tão amigáveis, é preciso somar algumas estratégias à maratona de estudos.

Sabendo que uma reprovação pode ser muito frustrante, listamos 6 dicas de como passar na OAB de primeira, mostrando também que é possível passar na OAB estudando em casa.

Conheça o seu aprendizado

Para ser bem-sucedido é necessário saber qual é a melhor forma de estudar para o exame da OAB. Há técnicas universais de estudo, mas cada pessoa tem características que podem influenciar na sua preparação.

Assistir aulas em vídeo pode ser fácil para alguns e extremamente cansativo para outros examinandos. Por isso, escolha o formato ideal para adquirir o conhecimento de acordo com as suas necessidades e particularidades.

Leia o edital

Os exames podem ter certa semelhanças, mas cada um tem um edital específico. Por isso, é de extrema importância ler o documento que vai guiá-lo até a prova.

O edital traz todos os detalhes dos conteúdos e disciplinas que serão cobrados Além disso, ajuda a evitar contratempos no dia do exame, como levar materiais proibidos pela organização.

Organize o ambiente de estudo

Uma das chaves para o sucesso é a organização, que já deve começar pelo ambiente escolhido para estudar. Lembre-se de que você ficará boa parte da sua rotina neste local e, por isso, o mesmo deve ser confortável e estimular a concentração.

Limpe a mesa de estudos, deixando somente os itens essenciais, como o computador, o Vade Mecum e materiais de apoio, se for o caso.

Para evitar distrações, também recomenda-se deixar o telefone celular de lado durante os estudos. Uma simples notificação de nova mensagem pode arruinar a concentração.

Leia mais: para que serve a OAB?

Monte um plano de estudos

Um planejamento bem estruturado deve fazer parte dos estudos, seja para um concurso público ou para a prova da OAB. O modelo de cronograma de estudos pode ajudar nessa jornada, especialmente na otimização do tempo.

Leia o edital atentamente e planeje seus horários com antecedência, distribuindo as disciplinas entre teoria, prática e revisão. Nesta etapa, é preciso levar em consideração os seus hábitos e rotina.

Respeite o seu tempo reservando um espaço para o descanso e para as horas de sono. São nesses momentos que o cérebro consegue reunir e assimilar todo o conteúdo visto durante o dia e deixá-lo renovado para a próxima etapa da preparação.

Resolva questões e provas anteriores

Já está comprovado que a resolução de questões é fundamental para a aprovação no Exame da Ordem. Além de ajudar a fixar a teoria estudada, resolver questões de provas anteriores possibilita ao estudante conhecer a maneira que as edições cobram o conteúdo programático e ainda permite identificar os pontos que precisam de mais atenção nos estudos.

📝 Resolva questões de provas anteriores da OAB

Revise o conteúdo

Não adianta focar em estudo de novos assuntos às vésperas da prova. Reserve este tempo para revisar o que já foi visto durante toda a preparação para a prova da Ordem.

Nessa etapa, o examinando reconhecerá o assunto que não conseguiu reter durante todo o período de estudo e poderá revisitar os pontos mais críticos. Vale destacar que as horas de revisão devem constar no cronograma de estudo definido anteriormente.

🗞 Fique por dentro das últimas notícias sobre o Exame da OAB

Como funciona o Exame da Ordem

O Exame da Ordem Unificado acontece, geralmente, três vezes ao ano, em 168 municípios do país, e é destinado aos profissionais que desejam seguir a carreira de Advogado.

O exame é aplicado por meio de duas fases, sendo a primeira fase uma prova escrita objetiva e a segunda fase uma prova prático profissional.

A prova objetiva da 1ª fase da OAB é composta de 80 questões de múltipla escolha sobre disciplinas integrantes do curso de Direito:

  • Direitos Humanos
  • Código do Consumidor
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Direito Ambiental
  • Direito Internacional
  • Filosofia do Direito
  • Estatuto da Advocacia e da OAB
  • Regulamento Geral
  • Código de Ética e Disciplina da OAB

A prova prático-profissional da 2ª fase do Exame da OAB consiste em uma peça processual e de quatro questões discursivas sob a forma de situações-problema, compreendendo a área de conhecimento escolhida pelo examinando no ato da inscrição.

📈 Tendências: resolução de questões da OAB cresce 70% em um ano

Como o Qconcursos pode te ajudar na aprovação?

A plataforma do Qconcursos reúne Guias de Estudos, provas anteriores e mais de 4 mil questões com foco no Exame da Ordem. Além disso, os assinantes dos planos Premium Plus e Ilimitada Digital têm ainda o estudo dirigido com o conteúdo de disciplinas trazidas no edital do exame.


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos e dos exames da OAB? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.