O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Como funciona a prova da OAB

A advocacia é almejada por muitos estudantes que ingressam na faculdade de Direito. No entanto, a graduação é apenas um requisito para exercer a profissão. Para conseguir a carteira de advogado, é necessário passar obrigatoriamente no Exame da Ordem Unificado e entrar nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Por ser considerado um divisor de águas na carreira, o Exame OAB tende a causar insegurança, que é intensificada com o alto índice de reprovação. Dados da OAB, divulgados em 2020, apontam que a média de aprovação em 28 edições do exame foi de 18%. Já em 2021, a 33ª edição registrou uma taxa de 31,4%.

Entretanto, para tudo há uma solução, e conhecer como funciona a prova da OAB pode ser uma delas. Quando sabemos o que estamos lidando, a ansiedade diminui e tudo começa a ficar mais claro e no caminho certo.

plano de estudos OAB

Neste artigo, apresentamos as principais informações que o futuro advogado precisa saber para ter uma preparação de qualidade e chegar preparado para a prova da ordem.

Quem pode fazer a prova

O Exame da Ordem é prestado por bacharel em Direito ou por estudantes que comprovem estar matriculados nos últimos dois semestres do curso de graduação em Direito.

Quem é a responsável pelo exame

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a empresa responsável por organizar o Exame da OAB, que, geralmente, acontece 3 vezes por ano.

Todas as bancas examinadoras têm características únicas. No caso da FGV são as questões com enunciados extensos, que, para muitos, tornam-se cansativos.

Para não cair nas armadilhas, uma boa estratégia é resolver questões de provas anteriores e fazer simulados até a data da prova. Dessa forma, o candidato chegará ao exame conhecendo o perfil da examinadora, evitando dores de cabeça.

🎯 Guia de estudos: prepare-se com base em editais anteriores

Outro ponto a se destacar é que a FGV possui, em seu site, uma área exclusiva para acompanhamento dos exames da Ordem da OAB. Nesta página, o candidato encontra todos os documentos relativos aos exames, como comunicados, editais, provas e gabaritos, além de realizar a inscrição, quando aberta.

Edital

O edital é muito importante para o resultado do exame, mas muitas pessoas tendem a pular a etapa de ler o documento. Porém, de nada adianta saber tudo sobre Direito e não conhecer a prova.

Visto como um guia dos estudos, o edital do Exame da OAB reúne os elementos que vão compor a avaliação, como as matérias cobradas, o número de questões, o cronograma e o tempo de duração da avaliação. É com base no edital que o candidato poderá elaborar a estratégia de estudo para colocá-lo em prática.

Uma dica é acompanhar as publicações na página do exame no site da FGV para saber quando um edital for lançado e não perder a data de inscrição. Outra maneira de ficar por dentro é acompanhar o blog do Qconcursos, que traz informações sobre o andamento das provas.

Leia mais: decisão insere 3 novas disciplinas obrigatórias no Exame OAB

Como fazer a inscrição na OAB

Como informado nos parágrafos anteriores, a inscrição no Exame OAB deve ser realizada no site da FGV, no período estipulado no edital. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário e, em seguida, imprimir o boleto bancário para pagar a taxa de inscrição. No último edital, lançado em abril de 2022, o valor da taxa foi de R$ 295,00.

Vale ressaltar que no ato da inscrição, o candidato deverá optar pela cidade vinculada à seccional onde deseja realizar as provas, bem como pela área jurídica em que deseja realizar a prova prático-profissional, dentre as seguintes: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal ou Direito Tributário.

Fases do exame

O Exame da Ordem compreende duas fases, sendo a primeira uma prova objetiva e a segunda uma prova prático-profissional, ambas de caráter obrigatório e eliminatório, podendo efetuar o reaproveitamento da 1ª fase por uma única vez no exame seguinte.

1ª fase

A prova objetiva é composta de 80 questões de múltipla escolha com 4 opções e uma única resposta certa, na qual o examinando deve acertar, no mínimo, 50%.

A avaliação conterá, no mínimo, 15% de questões versando sobre Estatuto da Advocacia e da OAB e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina, Direitos Humanos e Filosofia do Direito.

O exame tem duração de 5 horas, e o examinando terá que usar caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Nesta fase, não é permitido consulta.

2ª fase

Os candidatos habilitados na primeira fase serão convocados para a segunda fase, que consiste em uma prova prático-profissional. Esta etapa é composta de duas partes.

A primeira parte é uma peça profissional, acerca de tema da área jurídica de opção do examinando, adequada ao problema proposto pelo examinador. A escolha se dará entre as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal e Direito Tributário. A redação vale 5 pontos.

Já a segunda parte da prova prático-profissional será constituída de 4 questões discursivas, sob a forma de situações-problema, valendo, no máximo, 1,25 pontos cada. Diferentemente da prova objetiva, na segunda fase poderá haver consulta à legislação, doutrina ou súmulas.

As questões são relativas à área de opção do examinando e do seu correspondente direito processual, podendo ser sobre Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Penal e Direito Tributário.

Reaproveitamento

Cabe destacar que os examinandos que não forem aprovados na 2ª fase de uma edição poderão pedir reaproveitamento da nota da 1ª etapa na edição seguinte do exame. O prazo para requerer a participação é estipulado por meio de um edital de reaproveitamento.


Estude com o Qconcursos

Agora que você já sabe como funciona o Exame da Ordem pode começar a colocar o estudo em prática. O Qconcursos reúne questões, provas anteriores e guias de estudo para colocar o examinando no caminho certo rumo à carteira de advogado.


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos, OAB e Enem? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.