O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões Militares de Odontologia - Preparo Biomecânico dos Canais Radiculares

Foram encontradas 95 questões

Q1809235 Odontologia
A anatomia do sistema de canais radiculares (SCR), muitas vezes, é complexa e a presença de um canal reto com forame único é exceção. Considerando-se a variedade de configurações reportadas em relação à configuração do SCR, diferentes sistemas de classificação foram propostos.
Em relação à classificação dos canais radiculares, que é feita com base em sua anatomia, diâmetro e direção, avalie o que se afirma.
I. Quanto à direção, podem ser retilíneos e curvilíneos. II. Quanto ao diâmetro, podem ser amplos, medianos e atresiados ou constritos. III. Quanto à anatomia, podem variar em número, tamanho, forma e apresentar diferentes divisões, fusões e estágios de desenvolvimento. IV. Quanto à anatomia, a configuração da cavidade pulpar não pode ser classificada por meio do canal principal, que apresenta canais assessórios, secundários, laterais, e comunicações por meio do delta apical.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CBM-DF
Q1237516 Odontologia
O preparo químico-mecânico tem por objetivo promover a conformação e a limpeza do canal radicular, por meio do emprego dos instrumentos endodônticos e de substâncias auxiliares com irrigação-aspiração. Acerca desse tema, julgue o item seguinte.
Durante o preparo cervical de canais atrésicos, o uso de instrumentos de níquel-titânio com D0 = 20 ou 25 e conicidade igual a 0,02 mm/mm é o mais adequado para serem obtidas limpeza e conformação ideais, em uma profundidade igual à metade do comprimento do dente.
Alternativas
Q1010069 Odontologia

Segundo LOPES (2010), marque V para verdadeiro ou F para falso e assinale a sequência correta sobre formas da zona apical após a complementação ou fechamento do ápice:


( ) O fechamento em semicírculo e calcificação tênue promovem o alongamento radicular.

( ) No selamento duplo, radiograficamente há formação de barreira de tecido duro, constituída de dentina e selamento apical com o cemento, restando comunicação entre o periodonto e o tecido conjuntivo semelhante à polpa existente na região apical.

( ) Na calcificação total da porção apical há o desenvolvimento radicular, porém ocorre a calcificação maciça da porção terminal da raíz.

( ) No fechamento em semicírculo, o ápice se calcifica, tomando forma de semicírculo, porém o canal permanece com forma de bacamarte.

Alternativas
Q1010068 Odontologia
Segundo LOPES (2010), o objetivo do teste elétrico é estimular as fibras sensoriais pulpares, obtendo respostas positivas ou negativas. Alguns autores questionam o emprego desse teste, pela ocorrência de falsos resultados positivos ou negativos. Das razões consideradas para falsos resultados negativos, marque a incorreta:
Alternativas
Q908593 Odontologia
Pode-se afirmar que a remoção efetiva da smear-layer do SCR é alcançada pela irrigação conjunta de
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: A
5: B