Questões Militares de Nutrição - Nutrição e Doenças Gastrointestinais

Foram encontradas 20 questões

Q2090991 Nutrição
Um aumento da massa fecal, da frequência de evacuações e/ou fluidez das fezes é percebido como diarreia pela maioria dos pacientes. Geralmente, é acompanhada de dor, sensação de urgência, desconforto perianal e incontinência. Sobre as recomendações nutricionais para pacientes com diarreia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Fibras solúveis: são indicadas em caso de diarreia, pois retardam o esvaziamento gástrico e o funcionamento intestinal; aumentam a maciez das fezes; formam soluções viscosas; possibilitam a produção de ácidos graxos de cadeia curta e média que auxiliam na integridade e recuperação da mucosa.
( ) Carnes e caldos de carnes: são mais bem toleradas as carnes que têm pouco tecido conjuntivo (como pescado e aves). O abrandamento por cocção e/ou subdivisão é indicado. As carnes vermelhas e os caldos de carne são estimulantes do peristaltismo intestinal e, portanto, devem ser evitados nas fases agudas da diarreia.
( ) Dieta normoglicídica ou hipoglicídica, sem concentração de dissacarídeos; hiperproteica; eliminando alimentos de difícil digestibilidade, flatulentos e fermentáveis.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2090984 Nutrição
Doença Celíaca (DC) é uma enteropatia sensível ao glúten; caracteriza-se por uma combinação de quatro fatores: suscetibilidade genética; exposição ao glúten; “desencadeante” ambiental; e, reação autoimune. O início e a primeira ocorrência de sintomas podem se dar em qualquer época, desde o primeiro ano de vida até a idade adulta. Sobre a patologia, bem como as recomendações nutricionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Existem alguns sintomas extraintestinais como: mal-estar; dores osteoarticulares; dermatite herpetiforme; infertilidade; esteatose hepática; e, hepatite.
( ) São consideradas escolhas seguras: amaranto; araruta; farinhas de feijão (como garbanzo ou fava), milho ou amido de milho; batata; quinoa; arroz; sorgo; soja; tapioca; e, aveia (desde que pura e não contaminada).
( ) A adesão rígida a uma dieta sem glúten é o único tratamento conhecido para DC. Tal dieta diminui enormemente o processo autoimune; e, a mucosa intestinal geralmente reverte ao normal ou quase ao normal.
A sequência está correta em
Alternativas
Q971087 Nutrição
Com relação aos déficits nutricionais nos pacientes com Doença de Crohn (DC) e Retocolite Ulcerativa (RCU), consideradas Doenças Inflamatórias Intestinais (Dll), e seus respectivos mecanismos, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q831882 Nutrição
Assinale a opção que determina a correta modificação dietética para adequada terapia nutricional no pós-operatório (imediato e tardio) de colectomia indicada a pacientes com alteração no padrão da motilidade intestinal.
Alternativas
Q831874 Nutrição
Para correção do aumento da permeabilidade intestinal, recomenda-se a utilização de nutrientes tróficos. São exemplos de nutrientes tróficos, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: E
5: E