Questões Militares de Medicina - Intoxicações Exógenas

Foram encontradas 39 questões

Q2259691 Medicina
Homem de 38 anos chega ao serviço de saúde com queixa principal de dor no braço direito. O paciente relata que é usuário de drogas intravenosas e o local da injeção tornou-se cada vez mais doloroso. Há eritema significativo e endurecimento ao longo da maior parte do braço direito ao redor do local da ferida por vários centímetros circunferencialmente. Ele refere que essas mudanças ocorreram rapidamente nas últimas 6 horas. Ao exame, ele está febril, taquicárdico e normotenso; há dor desproporcional ao exame mesmo com toque leve, provocando uma resposta de dor vigorosa; não se nota bolhas ou crepitação palpável à palpação.
Em relação à principal hipótese diagnóstica, a conduta inicial correta é:
Alternativas
Q2258154 Medicina
Um estudo detectou que, no Acre, a ingestão de mercúrio pelos peixes estava 31,5 vezes acima do recomendado. No município mais crítico - Rio Branco, o potencial de ingestão de mercúrio ultrapassou de 6,9 a 31,5 vezes a dose de referência indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 
(Análise regional dos níveis de mercúrio em peixes consumidos pela população da Amazônia Brasileira) https://g1.globo.com/ac/acre/natureza/amazonia/noticia/2023/05/30

Com base no guia Orientações para Intoxicação pelo Mercúrio - Ministério da Saúde/2021, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) Gestantes, lactantes, mulheres em idade fértil, crianças, indígenas e ribeirinhos são populações mais vulneráveis aos impactos do mercúrio na saúde.
( ) Nas águas, o mercúrio pode se transformar em uma forma mais tóxica para os seres humanos. O metilmercúrio bioacumula-se e biomagnifica-se na cadeia trófica.
( ) O consumo de peixes e de frutos do mar contaminados representa risco à saúde da população.

A afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2172953 Medicina
Homem, 32 anos, é admitido na sala vermelha devido a sudorese intensa, palpitações e dor precordial após uso abusivo de cocaína. Refere ser usuário há quatro anos ocasionalmente. Nega antecedentes, refere apenas pai falecido de morte súbita. Na entrada, paciente taquicárdico (F.C.: 160 bpm) e P.A.: 160x90 mmHg. Marque a alternativa INCORRETA:  
Alternativas
Q2172949 Medicina
Paciente, mulher, 55 anos, diagnóstico de Fibromialgia. Faz acompanhamento regular na “Clínica da Dor”, sendo receitado tramadol 100mg oral de 8/8h, oxicodona 80mg oral de 12/12h, hidromorfona 8mg oral por dia. Chega na urgência do pronto atendimento, às 7 horas da manhã, com quadro clínico de gasping e cianose central, sem pulso, pupilas mióticas. Segundo a filha que acompanhava, na última semana, a paciente passou por forte crise emocional familiar e na noite anterior fez uso de quatro comprimidos de tramadol 100 mg, dois de oxicodona 80mg e três de hidromorfona 8mg antes de dormir, devido a fortes dores no corpo provocada pela fibromialgia. O ritmo ao monitor é de AESP. Sobre o caso acima, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2091822 Medicina
Mulher, 25 anos, em tratamento para depressão iniciado há duas semanas, levada ao setor de emergência do pronto-socorro cinco dias após tentativa de autoextermínio com ingesta de cinco cartelas de paracetamol. Encontra-se com rebaixamento do nível da consciência e ictérica. Foram solicitados exames laboratoriais, apenas gasometria arterial com resultado: Ph 7,20; PO2 80; PCO2 35; e, Bic 15. Assinale a conduta adequada para tal paciente.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: C
5: D