Questões Militares de Fisioterapia - Neurologia na Fisioterapia

Foram encontradas 148 questões

Q2194770 Fisioterapia
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença do sistema nervoso central com componente autoimune e degenerativo, que atinge principalmente adultos jovens, de sexo feminino, e apresenta etiologia multifatorial e complexa, dependente da interação de diversos fatores genéticos e do meio ambiente.
Sobre as abordagens Fisioterapêuticas no tratamento das disfunções sensoriomotoras, muitas vezes presentes no paciente com EM, analise as assertivas a seguir.

I. Para manter a mobilidade articular e controlar a espasticidade, o Fisioterapeuta deve levar em consideração a dominância de reflexos, hipertonicidade e movimentos estereotipados. Alongamentos passivos e ativos devem ser realizados diariamente, assim como exercícios ativos na amplitude de movimento disponivel.
II. Com a intenção de gerar compensação da perda de sensibilidade, frequentemente presente no paciente com EM, deve-se objetivar a maximização da segurança, utilizando do feedback visual e aumento da consciência da distribuição do comprometimento sensorial. A utilização de exercícios de coordenação combinada com estimulação sensorial pode melhorar a percepção sensorial.
III. Os exercícios de fortalecimento para os músculos agonistas relativamente fracos, associados aos exercicios de relaxamento dos músculos antagonistas, podem levar à melhora da mobilidade e funcionalidade do paciente com EM. A redução da funcão muscular, geralmente, resulta de uma variedade de causas, incluindo o processo patológico, o desuso, ou a própria espasticidade dominante sobre os músculos antagonistas.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas
Q2194758 Fisioterapia

Associe as colunas relacionando as patologias neurológicas com suas respectivas definições.


Patologia neurológica

(1) Meningite

(2) Doença de Huntington

(3) Síndrome de Wolf-Hirschhorn

(4) Doença de Wilson


Definição


( ) doença degenerativa dos gânglios da base, herdada como um traço autossômico dominante, tendo alguns sinais e sintomas como anomalias nas reações posturais, rotação de tronco, distribuição de tônus e movimento estereotipado.
( ) infecção que se alastra através do líquido cérebroespinhal com o processo inflamatório envolvendo a piamáter e a substância aracnoide, o espaço subaracnóideo e, menor extensão, os tecidos superficiais do cérebro e da medula espinhal.
( ) também denominada de degeneração hepatolenticular, causada por metabolismo deficiente de cobre. Na patologia ocorre uma elevação de cobre absorvido do trato intestinal, com uma elevação subsequente na quantidade de cobre no sangue e aumento de cobre depositado nos tecidos. Os efeitos tóxicos causados pelo cobre levam a uma degeneração do fígado e dos gânglios da base.
( ) caracterizada clinicamente por retardo no desenvolvimento psicomotor e de crescimento grave, hipotonicidade, convulsões e microcefalia, incluindo outras anomalias como palado fendido e malformações cardíacas.  


A sequência correta dessa classificação é:

Alternativas
Q2194753 Fisioterapia
A lombalgia é um desconforto que pode acometer o indivíduo em várias etapas de sua vida. Constitui-se em uma causa frequente de morbidade e incapacidade, sendo um dos mais comuns tipos de distúrbios dolorosos que afetam o homem. As dores lombares podem ser primárias ou secundárias, com ou sem envolvimento neurológico. Contudo, afecções localizadas neste segmento podem ser de natureza congênita, neoplásica, inflamatória, infecciosa, metabólica, traumática, degenerativa e funcional, podendo, inclusive, gerar lesões no disco intervertebral.
Considerando as diversas causas de dor lombar e a possibilidade de a lesão discal estar presente, analise as assertivas abaixo. 
I. Em uma protrusão discal o disco se torna mais saliente posteriormente, sem ruptura do anel fibroso. II. Em um sequestro discal há formação de fragmentos do anel fibroso e do núcleo pulposo fora do próprio disco. III. Em uma extrusão discal ocorre perfuração do anel fibroso e deslocamento de material discal (parte do núcleo pulposo) para o interior do espaço epidural.

Estão corretas apenas as assertivas
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Fisioterapia |
Q2173837 Fisioterapia
Em relação as teorias de controle motor, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2090540 Fisioterapia
Considera-se correto um protocolo de aplicação de TMEA em pacientes com doenças neuromusculares que:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: D
5: B