Paralisia cerebral discinética caracteriza-se por um defici...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2090105 Fisioterapia
Paralisia cerebral discinética caracteriza-se por um deficit na coordenação motora e alteração na regulação do tônus muscular. Assim, os indivíduos apresentam movimentos involuntários e posturas anormais. A paralisia cerebral discinética divide-se em duas formas: coreoatetósica e distônica. Em relação à paralisia cerebral discinética, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Clínica: por causa da lesão dos núcleos da base, os indivíduos apresentam comprometimento na programação e na execução de movimentos voluntários, na coordenação de movimentos automáticos e na manutenção da postura.
( ) Forma coreoatetósica: caracteriza-se por movimentos atetósicos (lentos, suaves e distais) e coreicos (rápidos, amplos e proximais) que desaparecem durante o sono e intensificam-se com a irritabilidade. Os movimentos tendem a ser simétricos, acometem membros e musculatura facial. É a forma típica dos pacientes com sequela neurológica de Kernicterus. A inteligência é pouco acometida; porém, a avaliação cognitiva é dificultada pelas limitações de articulação da fala e motoras. Além disso, é frequente o deficit auditivo secundário à lesão do núcleo ou do nervo vestíbulo coclear.
( ) Forma distônica: é menos frequente. Inicialmente, os lactentes afetados são hipotônicos e, em geral, a manifestação clínica ocorre entre 6 meses e 2 anos. A criança assume posturas bizarras decorrentes da contração sustentada da musculatura do tronco e dos membros. A principal etiologia é a encefalopatia hipóxico-isquêmica.
A sequência está correta em
Alternativas