A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença do sistema nervoso ce...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2194770 Fisioterapia
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença do sistema nervoso central com componente autoimune e degenerativo, que atinge principalmente adultos jovens, de sexo feminino, e apresenta etiologia multifatorial e complexa, dependente da interação de diversos fatores genéticos e do meio ambiente.
Sobre as abordagens Fisioterapêuticas no tratamento das disfunções sensoriomotoras, muitas vezes presentes no paciente com EM, analise as assertivas a seguir.

I. Para manter a mobilidade articular e controlar a espasticidade, o Fisioterapeuta deve levar em consideração a dominância de reflexos, hipertonicidade e movimentos estereotipados. Alongamentos passivos e ativos devem ser realizados diariamente, assim como exercícios ativos na amplitude de movimento disponivel.
II. Com a intenção de gerar compensação da perda de sensibilidade, frequentemente presente no paciente com EM, deve-se objetivar a maximização da segurança, utilizando do feedback visual e aumento da consciência da distribuição do comprometimento sensorial. A utilização de exercícios de coordenação combinada com estimulação sensorial pode melhorar a percepção sensorial.
III. Os exercícios de fortalecimento para os músculos agonistas relativamente fracos, associados aos exercicios de relaxamento dos músculos antagonistas, podem levar à melhora da mobilidade e funcionalidade do paciente com EM. A redução da funcão muscular, geralmente, resulta de uma variedade de causas, incluindo o processo patológico, o desuso, ou a própria espasticidade dominante sobre os músculos antagonistas.

Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Alternativas