O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Tem promoção no ar! Aproveite nossa Black Friday com 40% OFF. Eu quero!

Questões de Concursos

Ano: 2013 Banca: UFBA Órgão: UFBA Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Vestibular de Gastronomia |
Q527602 Gastronomia
Segundo FORNARI, 2001, a gastronomia é o virtuosismo da culinária. É a arte de regalar‑se com finos acepipes, por mais antiquada que seja esta definição. O Bhagavad‑Gita, poema religioso em sânscrito, escrito dois mil anos antes da Era Cristã, fala da comida, coisas que muito bom gastrônomo endossaria: “O alimento mais agradável ao homem puro é aquele que aumenta a vitalidade, o vigor, a saúde, previne doenças e traz o contentamento e a calma de espírito. Tal alimento tem bom sabor, mata a fome, não é nem demasiado amargo, nem demasiado azedo, nem salgado demais, nem muito quente, picante, ou adstringente".


A Gastronomia reúne as técnicas utilizadas para preparação e serviço de alimentos e bebidas elaborados por um profissional que domina os métodos de segurança alimentar e o planejamento e a produção de cardápios para restaurantes de cozinha internacional e nacional e demais empresas de serviços alimentícios, incluindo produtos de Catering e até hospitais. Parte da sistematização e organização do funcionamento e operação das cozinhas e de suas preparações foi baseada nas contribuições oferecidas pelas grandes personagens da história da gastronomia no mundo: Auguste Escoffier, Antoine Carême e Paul Bocuse.

Com base nessas informações, é correto afirmar:


Marie-Antoine Carême (1783-1833) era especialista em peças montadas com o açúcar e marzipan, foi chefe de cozinha do Czar Alexander I, em São Petersburgo, e criou, em l748, o mais famoso molho de cozinha internacional, o bechamel ou, simplesmente, Beurre Blanc.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!