O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Começou nossa Black Friday! Plano Anual Premium com 45% de desconto. Assine agora!

Questões de Concursos

Foram encontradas 59 questões

Q328750 Português
A coerência de sentido é a primeira propriedade de um texto.Isso quer dizer que um texto não é um amontoado de frases, ou seja,as frases não estão nele pura e simplesmente dispostas umas após as outras,mas estão relacionadas entre si.Simões LopesNeto escreveu um texto com essa primeira propriedade porque.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q328751 Português
A escolha da oração principal não é ato gratuito.É o ponto de vista e a situação que devem servir para essa escolha. (Othon M. Garcia: “Comunicação em Prosa Moderna”, 2004) A afirmação acima permite considerar que a opção por uma determinada estrutura sintática está, muitas vezes, vinculada a questões estilísticas,discursivas.É o que ocorre com o trecho “o Major Felizardo lembrou que podia divertir-nos proporcionando-nos uma caçadita aos tatus”, no quarto parágrafo.Qual a razão expressiva que justifica a escolha do redator por essa estrutura frasal?

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q328752 Português
O texto de J.Simões Lopes Neto enquadra-se no tipo narrativo,porque possui as características básicas de uma narração. Uma dessas características é a seguinte:

Q328753 Português
Chama-se de coesão referencial aquela em que um componente da superfície do texto faz remissão a outro ou outros elementos nela presentes ou inferíveis a partir do universo textual. (Ingedore Koch, “A Coesão Textual”, 1991. Em qual dos trechos abaixo transcritos, a coesão referencial está corretamente explicada?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q328754 Português
Em caminho é que o brigadeiro Felizardo me foi contando a coisa pelo miúdo. – Romualdo, você conhece o tatu-peludo ou o de-rabo-mole, o bola, o guaçu e outros; mas parece que este nunca viu...Na volta para casa, Felizardo explicou para Romualdo como se dava o processo de reenroscamento do rabo do tatu. A explicação começa com uma frase em discurso direto, como se vê no trecho transcrito acima. Se a opção do narrador fosse reproduzir a fala de Felizardo usando o discurso indireto, poderíamos ter como resultado a seguinte frase:


Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: C
3: X
4: E
5: D