Foram encontradas 19.469 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q4046480 Veterinária
No desenvolvimento de um plano de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) para uma linha de abate de aves, a equipe técnica identifica que a etapa de pré-chiller apresenta riscos biológicos significativos. De acordo com os princípios do Codex Alimentarius, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q4044758 Veterinária
Muitas doenças infecciosas que ocorrem nas diversas espécies animais são prevenidas através da imunoprofilaxia, como a raiva canina, felina e bovina, a febre aftosa etc. Entretanto, para algumas outras doenças, não dispomos da medida protetiva pela aplicação de vacinas. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta duas doenças para as quais NÃO há vacinas disponíveis.
Alternativas
Q4044757 Veterinária
Ao examinar leitões infectados pela E. coli enterotoxigênica (ETEC), o médico veterinário observou sinais clínicos como diarreia profusa e desidratação rápida, levando à emaciação. Um cão diagnosticado com diabetes melito apresentou poliúria, polidipsia compensatória, polifagia, emaciação e cetoacidose diabética. Em outro caso, periquitos infectados pela Chlamydia psittaci, apresentaram deficiente cobertura de plumagem, emaciação, diarreia e, em alguns casos, conjuntivite. Nos três casos clínicos citados acima, o termo emaciação pode ser substituído por: 
Alternativas
Q4044752 Veterinária
O leite in natura, para ser considerado em condições adequadas de consumo e de boa qualidade para ser processado na indústria, deve apresentar teores dentro dos padrões preconizados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Tais parâmetros, estipulados pela legislação, servem de indicadores para conferir as reais condições em que o leite foi obtido, processado, ou até mesmo para comprovar alguma alteração por fraude. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 
(   ) A temperatura do leite é medida em graus Celsius.
(   ) Graus Horvet é um parâmetro para medir o ponto crioscópico do leite.
(   ) Graus Dornic é uma medida usada para avaliar o teor de gordura do leite.
(   ) A densidade esperada do leite deve estar entre 1,028 a 1,034, a 15 °C.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q4044751 Veterinária
A Escherichia coli (E. coli) é uma bactéria comumente encontrada no intestino de humanos e animais de sangue quente. A maioria das cepas de E. coli é inofensiva. Algumas cepas, no entanto, como a E. coli produtora da toxina Shiga (STEC), podem causar doenças graves transmitidas por alimentos. A transmissão para humanos ocorre principalmente pelo consumo de alimentos contaminados, como carne moída crua ou malpassada. A E. coli O157:H7 é o sorotipo de STEC mais importante em relação à saúde pública. Em relação à E. coli O157:H7, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q4044750 Veterinária
Segundo o censo de 2024 do IBGE, em Araquari havia mais de 520 mil galinhas registradas nos dados estatísticos da produção pecuária do município. Esse efetivo evidencia a importância da avicultura para economia da cidade, pois foram produzidos mais de 11 milhões de dúzias de ovos. Em relação às micotoxinas e micotoxicoses que interferem nessa cadeia produtiva, analise as assertivas a seguir:
I. As micotoxicoses são doenças causadas pelos efeitos tóxicos das toxinas produzidas por microfungos filamentosos (isto é, bolores toxigênicos).
II. A patogenicidade das micitoxinas em aves depende da fase da vida e da espécie afetada, bem como do nível de exposição à micotoxina e da suscetibilidade individual.
III. As micotoxinas comuns associadas a micotoxicoses em aves incluem aflatoxinas, ocratoxinas, fumonisinas e zearalenona.
IV. Uma vez formadas, elas são quimicamente estáveis e persistem no ingrediente contaminado, mesmo após a sua transformação em ração final.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q4044746 Veterinária
Algumas enfermidades são conhecidas por afetarem determinados órgãos ou regiões do corpo dos animais. Assim, a hepatite e a cistite são doenças que ocorrem, respectivamente, no fígado e na bexiga. São doenças que se manifestam na boca ou no interior da cavidade oral dos animais:
I. Actinobacilose.
II. Ectima contagioso.
III. Actinomicose.
IV. Febre aftosa.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q4040377 Veterinária
Sobre a inspeção e a fiscalização de ovos, e CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q4040375 Veterinária
Uma carcaça de bovino é identificada com lesões inespecíficas progressivas em linfonodos, sem repercussão no estado geral. A decisão sanitária CORRETA para o caso é:
Alternativas
Q4040373 Veterinária
Um Médico Veterinário é consultado por uma associação de produtores rurais sobre medidas de prevenção e controle da leptospirose em propriedades de criação de bovinos. Sobre as estratégias para redução da transmissão da leptospirose, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q4040372 Veterinária
Um laticínio solicita um parecer técnico do médico veterinário do Serviço de Inspeção Municipal sobre a adequação de seu Plano APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). A análise de perigos identificou Salmonella como perigo biológico significativo. Diante desse cenário, o ponto crítico de controle neste estabelecimento deve ser:
Alternativas
Q4040369 Veterinária
Qual e o principal reservatório e a via de transmissão mais significativa da toxoplasmose para humanos no contexto de saúde pública? 
Alternativas
Q4039956 Veterinária
Alteração frequentemente associada ao som de “ping” durante o exame clínico realizado com percussão e auscultação do flanco de um bovino com problema no sistema digestório. O trecho refere-se ao(à):
Alternativas
Q4039955 Veterinária
Qual das seguintes manifestações clínicas em Medicina Veterinária caracteriza o termo melena? 
Alternativas
Q4039952 Veterinária
Distúrbio entérico que altera o posicionamento normal dos intestinos, em que há uma invaginação de um segmento intestinal em outro adjacente. Essa condição grave, se não for diagnosticada corretamente, pode levar à morte do animal. O trecho refere-se ao(à):
Alternativas
Q4039949 Veterinária
Ao visitar uma propriedade rural dedicada à criação de ovinos, o médico-veterinário constatou que alguns animais apresentavam palidez na mucosa ocular e edema submandibular. Os sinais clínicos observados são compatíveis com a ocorrência de: 
Alternativas
Q4039948 Veterinária
O exame da cavidade oral, incluindo a análise da dentição de um bovino, revela algumas particularidades dessa espécie animal. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Na arcada superior, existem dois dentes incisivos.
( ) Os bovinos possuem dentes caninos apenas na arcada inferior.
( ) Aproximadamente aos 2 anos de idade começa a substituição dos dentes de leite incisivos por dentes permanentes.
( ) Embora os bovinos tenham 32 dentes, estes estão em maior número na arcada superior.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q4034616 Veterinária

 Uma granja pretende reorganizar seu sistema de produção para reduzir o risco de introdução de agentes infecciosos e melhorar o controle sanitário entre lotes. Na situação atual, caminhões de transporte entram ate o interior das instalações, visitantes acessam a granja com a propria roupa, animais de idades distintas ocupam a mesma sala em momentos sucessivos e a higienização entre lotes e incompleta.

Diante desse cenário, assinale a alternativa que apresenta a medida técnica MAIS COERENTE e integrada aos princípios de biossegurança e manejo sanitário do plantel.

Alternativas
Q4034136 Veterinária
Um cão, fêmea, 7 anos, Cocker Spaniel, 12 kg, apresenta poliúria, polidipsia, polifagia e distensão abdominal há 60 dias. Exames laboratoriais mostram: leucocitose de 23.400/μ L com neutrofilia madura, linfopenia e eosinopenia; hiperglicemia de 198 mg/dL; hipercolesterolemia de 385 mg/dL; fosfatase alcalina de 956 U/L e ALT de 142 U/L. Considerando a interpretação clínico-laboratorial e diagnósticos diferenciais de endocrinopatias, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q4034134 Veterinária
Um cão, macho, 6 anos, Pastor Alemão, 32 kg, é atendido após picada de serpente jararaca (Bothrops jararaca) há cerca de 2 horas. Apresenta edema progressivo no membro torácico, equimose extensa, sangramento gengival, epistaxe, hematúria e tempo de coagulação incoagulável. Considerando fisiopatologia, gravidade e tratamento específico de acidentes botrópicos, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: B
5: C
6: D
7: D
8: D
9: B
10: D
11: B
12: A
13: A
14: B
15: A
16: B
17: D
18: B
19: B
20: A