Questões de Concurso Para auditor federal de controle externo - auditoria governamental

Foram encontradas 412 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1892690 Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
De acordo com o Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (Resolução nº 04/2002), a Secretaria de Controle Externo, subordinada diretamente ao Presidente, na execução das atividades de controle externo a cargo do Tribunal, tem atribuição de:
Alternativas
Q1892686 Direito Financeiro
O Presidente da República encaminhou ao Congresso Nacional o projeto de lei orçamentária anual. No curso das discussões, foram aprovadas emendas individuais a esse projeto, que terminou por ser convertido em lei, sem qualquer veto presidencial.
À luz da sistemática constitucional, a execução da programação orçamentária aprovada a partir das referidas emendas parlamentares:
Alternativas
Q1892643 Controle Externo
Ana, ordenadora de despesas no Município Alfa, situado no Estado do Amazonas, vinha praticando uma gestão sabidamente temerária e prejudicial ao interesse público. Além de já ter causado danos ao erário, havia grande probabilidade de que viesse a causar outros danos. Existiam sólidos indícios desses fatos, devidamente comprovados em documentos em poder do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.
Ao ser consultado sobre a possibilidade de o Tribunal de Contas determinar o afastamento de Ana, um Conselheiro respondeu, corretamente, que isto: 
Alternativas
Q1892637 Português
Texto 5 – História da lenda do Bumba meu boi

“No nordeste, a história do Bumba meu boi foi inspirada na lenda da Mãe Catirina e do Pai Francisco (Chico).
Nessa versão, Mãe Catirina e Pai Francisco são um casal de negros trabalhadores de uma fazenda. Quando Mãe Catirina fica grávida, ela tem desejo de comer a língua de um boi.
Empenhado em satisfazer a vontade de Catirina, Chico mata um dos bois do rebanho, que, no entanto, era um dos preferidos do fazendeiro.
Ao notar a falta do boi, o fazendeiro pede para que todos os empregados saiam em busca dele.
Eles encontram o boi quase morto, mas com a ajuda de um curandeiro ele se recupera. Noutras versões, o boi já está morto e com o auxílio de um pajé, ele ressuscita.
A lenda, dessa maneira, está associada ao conceito de milagre do catolicismo ao trazer de volta o animal. Ao mesmo tempo, mostra a presença de elementos indígenas e africanos, tal como a cura pelo pajé ou curandeiro e a ressurreição.
A festa do Bumba meu boi é celebrada para comemorar esse milagre.”
“Empenhado em satisfazer a vontade de Catirina, Chico mata um dos bois do rebanho, que, no entanto, era um dos preferidos do fazendeiro.”
Nesse segmento do texto 5 há uma relação vocabular correta, ao escrever-se “um dos bois do rebanho”, já que “rebanho” é o vocábulo coletivo adequado para “boi”.
A opção abaixo em que o emprego do coletivo é INADEQUADO é: 
Alternativas
Q1892626 Português
Texto 2 – Voz do Povo, Voz de Deus

“O vox populi, vox Dei parece referir-se à opinião pública, ao consenso da cidade, unânime ou em matéria decisiva num determinado julgamento. Vale a sentença ditada pela coletividade.
Creio tratar-se de outra origem, mais diretamente ligada a um processo de consulta divina sendo o povo o oráculo, a pítia da transmissão.
Hermes, o Mercúrio de Roma, possuía em Acaia, ao norte do Peloponeso, um templo onde se manifestava, respondendo as consultas dos devotos pela singular e sugestiva fórmula das vozes anônimas. Purificado o consulente, dizia em sussurro ao ouvido do ídolo o seu desejo secreto, formulando a súplica angustiada. Erguia-se, tapando as orelhas com as mãos, e vinha até o átrio do templo, onde arredava os dedos, esperando ouvir as primeiras palavras dos transeuntes.
Essas palavras eram a resposta do oráculo, a decisão do deus. Vox populi, vox Dei, na sua expressiva legitimidade.” (Coisas que o povo diz, Luís da Câmara Cascudo)
A principal finalidade do texto 2 é:
Alternativas
Q1892623 Português

Texto 1

Machado de Assis, em Diálogos e reflexões de um relojoeiro, alude ao Carnaval na seguinte frase: “Carnaval à porta. Já lhe ouço os guisos e tambores. Aí vem o carro das ideias... felizes ideias que durante três dias andais de carro! O resto do ano ides a pé, ao sol ou à chuva, ou ficais no tinteiro, que é ainda o melhor dos abrigos”.

“Aí vem o carro das ideias... felizes ideias que durante três dias andais de carro! O resto do ano ides a pé, ao sol ou à chuva, ou ficais no tinteiro, que é ainda o melhor dos abrigos.”
Como o escritor que é, Machado de Assis, ao falar-nos das ideias, só NÃO diz aos leitores que:
Alternativas
Q547911 Gerência de Projetos

Com relação aos indicadores de desempenho e de programas, julgue o item subsecutivo.


O IDH é um indicador do tipo sintético.

Alternativas
Q547910 Administração Geral

Com relação aos indicadores de desempenho e de programas, julgue o item subsecutivo.


Quanto à sua natureza, indicadores do tipo ambiental contemplam quatro dimensões: ambiental, social, econômica e institucional.

Alternativas
Q547909 Administração Geral

Julgue o item a seguir, que tratam de ferramentas utilizadas pela administração pública.


O balanced scorecard (BSC) é composto pelo alinhamento das ações estratégicas, operacionais e financeiras e seu objetivo é o estabelecimento de um processo organizacional alinhado para as entidades.

Alternativas
Q547908 Administração Geral

Julgue o item a seguir, que tratam de ferramentas utilizadas pela administração pública.


O ciclo PDCA compõe-se das seguintes etapas: planejamento, execução, controle ou verificação e ação corretiva.

Alternativas
Q547907 Administração Geral

Julgue o item a seguir, que tratam de ferramentas utilizadas pela administração pública.


A matriz SWOT auxilia na análise de oportunidades e ameaças, aspectos relacionados ao ambiente externo à organização, e na análise de forças e fraquezas, relacionadas a seu ambiente interno.

Alternativas
Q547906 Administração Pública

Julgue o próximo item , relativo a política pública e sua forma de avaliação.


No planejamento governamental, é essencial o levantamento de recursos organizacionais, estando em segundo plano o levantamento de recursos financeiros.

Alternativas
Q547905 Administração Pública

Julgue o próximo item , relativo a política pública e sua forma de avaliação.


Para que tenha validade, o controle social de determinada política pública deve ser realizado por movimentos sociais organizados, capazes de avaliar de forma técnica e objetiva cada ação relativa a tal política.

Alternativas
Q547904 Administração Pública

Julgue o próximo item , relativo a política pública e sua forma de avaliação.


Do processo de formulação de uma política pública participam, basicamente, dois tipos de atores: os estatais e os privados.

Alternativas
Q547903 Administração Pública

Julgue o próximo item , relativo a política pública e sua forma de avaliação.


A coleta e a análise de todos os dados disponíveis são requisitos necessários para a construção de indicadores que visem avaliar a qualidade de programas governamentais.

Alternativas
Q547902 Administração Pública

Julgue o próximo item , relativo a política pública e sua forma de avaliação.


Avalia-se uma política pública, entre outros critérios, pela eficiência, que representa a medida do grau em que o programa atinge seus objetivos e metas.

Alternativas
Q547901 Gestão de Pessoas

Considerando aspectos diversos relacionados à administração pública, julgue o item.


A adoção da gestão por competências na administração pública resulta, entre outros aspectos, no aprimoramento dos processos seletivos para os diversos órgãos.

Alternativas
Q547900 Direito Administrativo

Considerando aspectos diversos relacionados à administração pública, julgue o item.


As agências reguladoras constituem instrumento de intervenção estatal direta no domínio econômico, uma vez que impõem comportamentos definidos pela autoridade do Estado.

Alternativas
Q547899 Administração Pública

Considerando aspectos diversos relacionados à administração pública, julgue o item.


Accountability consiste no dever do cidadão de realizar o controle social da administração pública.

Alternativas
Q547898 Administração Financeira e Orçamentária

Considerando aspectos diversos relacionados à administração pública, julgue o item.


Acredita-se que o orçamento participativo aumenta o compromisso do cidadão com o bem público, uma vez que o torna corresponsável pela gestão pública.

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: E
4: E
5: C
6: E
7: C
8: C
9: E
10: C
11: C
12: E
13: E
14: C
15: E
16: E
17: C
18: E
19: E
20: C