Leia o texto a seguir para responder à questão.
Bom de ouvido
Volta e meia a gente encontra alguém
que foi alfabetizado, mas não sabe ler. Quer
dizer, até domina a técnica de juntar as sílabas
e é capaz de distinguir no vidro dianteiro о
itinerário de um ônibus. Mas passa longe de
livro, revista, material impresso em geral.
Gente que diz que não curte ler.
Esquisito mesmo. Sei lá, nesses casos,
sempre acho que é como se a pessoa estivesse
dizendo que não curte namorar. Talvez nunca
tenha tido a chance de descobrir como é
gostoso. Nem nunca tenha parado para pensar
que, se teve alguma experiência desastrosa em
um namoro (ou em uma leitura), isso não quer
dizer que todas vão ser assim. É só trocar de
namorado ou namorada. Ou de livro. De
repente, pode descobrir delícias que nem
imaginava, gostosuras fantásticas, prazeres
incríveis. Ninguém devia ser obrigado а
namorar quem não quer. Ou ler o que não tem
vontade. E todo mundo devia ter a oportunidade
de experimentar um bocado nessa área, até
descobrir qual é a sua. (...)
MACHADO, Ana Maria. Comédias para se ler na
escola. Disponível em <https://daffy.ufs.br/uploads/page_attach/path/7737/PO
RTUGU_S_9ANO.1.pdf>.