Foram encontradas 3.238 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3726194 Português
Marque a alternativa em que ambas as palavras estão separadas CORRETAMENTE:
Alternativas
Q3726192 Português

A menina que desenhava


TEXTO01.png (316×180)


    Em uma cidadezinha do interior, vivia uma menina chamada Isabela.

    Isabela morava com seus pais e seu irmãozinho. Ela adorava desenhar, vivia desenhando. 

    Sua cidade era muito bonita, tinha um parque cheio de arvores, pássaros e um lago com muitos peixinhos coloridos. Isabela adorava a natureza que havia a sua volta.

    O céu de lá era de um azul tão azul, mas tão azul, que contrastava com aquelas nuvens tão branquiiinhas.

    E o ar? O ar dava gosto de respirar de tão puro. 

    Mas a medida que Isabela crescia, sua cidade também crescia. Mas tinha um problema; a cidade crescia desordenadamente, e por isso foi acontecendo uma coisa horrível. De repente as arvores foram desaparecendo e em seus lugares foram surgindo prédios, foram surgindo fabricas, lojas e outras coisas mais.

    Então, Isa começou a ficar muito preocupada, pois aquelas cores que ela tanto gostava, o verde das arvores, o azul do céu, o vermelho das flores, aos poucos foram desaparecendo. Foi ai que ela teve a grande ideia; antes que todas aquelas cores deixassem de existir, ela foi desenhando e pintando, quer era pra não esquecer nunca mais de como era toda aquela natureza que um dia existiu ali.

    Ela começou pelo parque. Fez então um desenho lindo, com todas aquelas árvores bem verdinhas. Foi ótimo, pois, no outro dia, destruíram o parque para fazer um shopping no lugar.

    Então, ela fez um desenho daquele céu azul, com aquelas nuvens branquinhas. Foi bem na hora, pois no outro dia inauguraram uma fábrica que soltava uma fumaça terrível e a cidade não viu mais aquele céu azul.

    Depois Isabela resolveu desenhar o lago com os peixinhos. E sabe que no outro dia resolveram despejar o esgoto da cidade justamente neste lago? Ainda em que tinha um riozinho que ligava esse lago ao mar e foi por aí que vários peixinhos fugiram, inclusive “Biu”, o peixe-boi que morava lá. Infelizmente os que não conseguiram fugir acabaram morrendo.

    A menina começou a prestar atenção nas pessoas que moravam na cidade e observou que elas não tinham mais aquela alegria de antes, viviam preocupadas, sempre com pressa, e até meio cinzentas. Nem tempo para contar ou ouvir estórias elas tinham mais, coitadas...

    Isabela sabia que as pessoas estavam daquele jeito porque não tinham mais aquelas cores em suas vidas, foi aí que ela teve outra grande ideia; para que as pessoas pudessem lembrar de como era bonita sua cidade, ela ampliou e espalhou seus desenhos para que todos vissem.

Naquele dia aconteceu uma coisa extraordinária; as pessoas realmente pararam para ver os desenhos, a fábrica parou, os carros pararam, e todos ficaram super emocionados relembrando de como eram felizes vivendo com toda aquela natureza por perto.

    Aconteceu então, que as pessoas perceberam que tinham de fazer alguma coisa para trazerem as cores de volta.

    Decidiram que iriam replantar as árvores, organizar as fábricas para que elas não poluíssem o meio ambiente, resolver de outra forma o problema do esgoto para que os peixinhos voltassem. Decidiram então tomar todas as providências para que a natureza não fosse outra vez tão esquecida.

    Tudo isso foi feito e aquela cidade voltou a sorrir.

Sabe o melhor?

    Isabela, a menina que desenhava, entrou para a história daquela cidade, pois fizeram uma estátua para ela no meio da nova praça, cheia de árvores e pássaros. Sabe o que mais?

    Biu, o peixe-boi, voltou para o lago e trouxe toda a sua família.


Márcia Hazim


Biu era:
Alternativas
Q3726191 Português

A menina que desenhava


TEXTO01.png (316×180)


    Em uma cidadezinha do interior, vivia uma menina chamada Isabela.

    Isabela morava com seus pais e seu irmãozinho. Ela adorava desenhar, vivia desenhando. 

    Sua cidade era muito bonita, tinha um parque cheio de arvores, pássaros e um lago com muitos peixinhos coloridos. Isabela adorava a natureza que havia a sua volta.

    O céu de lá era de um azul tão azul, mas tão azul, que contrastava com aquelas nuvens tão branquiiinhas.

    E o ar? O ar dava gosto de respirar de tão puro. 

    Mas a medida que Isabela crescia, sua cidade também crescia. Mas tinha um problema; a cidade crescia desordenadamente, e por isso foi acontecendo uma coisa horrível. De repente as arvores foram desaparecendo e em seus lugares foram surgindo prédios, foram surgindo fabricas, lojas e outras coisas mais.

    Então, Isa começou a ficar muito preocupada, pois aquelas cores que ela tanto gostava, o verde das arvores, o azul do céu, o vermelho das flores, aos poucos foram desaparecendo. Foi ai que ela teve a grande ideia; antes que todas aquelas cores deixassem de existir, ela foi desenhando e pintando, quer era pra não esquecer nunca mais de como era toda aquela natureza que um dia existiu ali.

    Ela começou pelo parque. Fez então um desenho lindo, com todas aquelas árvores bem verdinhas. Foi ótimo, pois, no outro dia, destruíram o parque para fazer um shopping no lugar.

    Então, ela fez um desenho daquele céu azul, com aquelas nuvens branquinhas. Foi bem na hora, pois no outro dia inauguraram uma fábrica que soltava uma fumaça terrível e a cidade não viu mais aquele céu azul.

    Depois Isabela resolveu desenhar o lago com os peixinhos. E sabe que no outro dia resolveram despejar o esgoto da cidade justamente neste lago? Ainda em que tinha um riozinho que ligava esse lago ao mar e foi por aí que vários peixinhos fugiram, inclusive “Biu”, o peixe-boi que morava lá. Infelizmente os que não conseguiram fugir acabaram morrendo.

    A menina começou a prestar atenção nas pessoas que moravam na cidade e observou que elas não tinham mais aquela alegria de antes, viviam preocupadas, sempre com pressa, e até meio cinzentas. Nem tempo para contar ou ouvir estórias elas tinham mais, coitadas...

    Isabela sabia que as pessoas estavam daquele jeito porque não tinham mais aquelas cores em suas vidas, foi aí que ela teve outra grande ideia; para que as pessoas pudessem lembrar de como era bonita sua cidade, ela ampliou e espalhou seus desenhos para que todos vissem.

Naquele dia aconteceu uma coisa extraordinária; as pessoas realmente pararam para ver os desenhos, a fábrica parou, os carros pararam, e todos ficaram super emocionados relembrando de como eram felizes vivendo com toda aquela natureza por perto.

    Aconteceu então, que as pessoas perceberam que tinham de fazer alguma coisa para trazerem as cores de volta.

    Decidiram que iriam replantar as árvores, organizar as fábricas para que elas não poluíssem o meio ambiente, resolver de outra forma o problema do esgoto para que os peixinhos voltassem. Decidiram então tomar todas as providências para que a natureza não fosse outra vez tão esquecida.

    Tudo isso foi feito e aquela cidade voltou a sorrir.

Sabe o melhor?

    Isabela, a menina que desenhava, entrou para a história daquela cidade, pois fizeram uma estátua para ela no meio da nova praça, cheia de árvores e pássaros. Sabe o que mais?

    Biu, o peixe-boi, voltou para o lago e trouxe toda a sua família.


Márcia Hazim


O que fez com que as pessoas da cidade resolvessem trazer as cores de volta, replantar as árvores, não poluírem o meio ambiente, resolverem o problema de esgoto para os peixinhos voltarem e todos da cidade ficarem felizes novamente?
Alternativas
Q3726190 Português

A menina que desenhava


TEXTO01.png (316×180)


    Em uma cidadezinha do interior, vivia uma menina chamada Isabela.

    Isabela morava com seus pais e seu irmãozinho. Ela adorava desenhar, vivia desenhando. 

    Sua cidade era muito bonita, tinha um parque cheio de arvores, pássaros e um lago com muitos peixinhos coloridos. Isabela adorava a natureza que havia a sua volta.

    O céu de lá era de um azul tão azul, mas tão azul, que contrastava com aquelas nuvens tão branquiiinhas.

    E o ar? O ar dava gosto de respirar de tão puro. 

    Mas a medida que Isabela crescia, sua cidade também crescia. Mas tinha um problema; a cidade crescia desordenadamente, e por isso foi acontecendo uma coisa horrível. De repente as arvores foram desaparecendo e em seus lugares foram surgindo prédios, foram surgindo fabricas, lojas e outras coisas mais.

    Então, Isa começou a ficar muito preocupada, pois aquelas cores que ela tanto gostava, o verde das arvores, o azul do céu, o vermelho das flores, aos poucos foram desaparecendo. Foi ai que ela teve a grande ideia; antes que todas aquelas cores deixassem de existir, ela foi desenhando e pintando, quer era pra não esquecer nunca mais de como era toda aquela natureza que um dia existiu ali.

    Ela começou pelo parque. Fez então um desenho lindo, com todas aquelas árvores bem verdinhas. Foi ótimo, pois, no outro dia, destruíram o parque para fazer um shopping no lugar.

    Então, ela fez um desenho daquele céu azul, com aquelas nuvens branquinhas. Foi bem na hora, pois no outro dia inauguraram uma fábrica que soltava uma fumaça terrível e a cidade não viu mais aquele céu azul.

    Depois Isabela resolveu desenhar o lago com os peixinhos. E sabe que no outro dia resolveram despejar o esgoto da cidade justamente neste lago? Ainda em que tinha um riozinho que ligava esse lago ao mar e foi por aí que vários peixinhos fugiram, inclusive “Biu”, o peixe-boi que morava lá. Infelizmente os que não conseguiram fugir acabaram morrendo.

    A menina começou a prestar atenção nas pessoas que moravam na cidade e observou que elas não tinham mais aquela alegria de antes, viviam preocupadas, sempre com pressa, e até meio cinzentas. Nem tempo para contar ou ouvir estórias elas tinham mais, coitadas...

    Isabela sabia que as pessoas estavam daquele jeito porque não tinham mais aquelas cores em suas vidas, foi aí que ela teve outra grande ideia; para que as pessoas pudessem lembrar de como era bonita sua cidade, ela ampliou e espalhou seus desenhos para que todos vissem.

Naquele dia aconteceu uma coisa extraordinária; as pessoas realmente pararam para ver os desenhos, a fábrica parou, os carros pararam, e todos ficaram super emocionados relembrando de como eram felizes vivendo com toda aquela natureza por perto.

    Aconteceu então, que as pessoas perceberam que tinham de fazer alguma coisa para trazerem as cores de volta.

    Decidiram que iriam replantar as árvores, organizar as fábricas para que elas não poluíssem o meio ambiente, resolver de outra forma o problema do esgoto para que os peixinhos voltassem. Decidiram então tomar todas as providências para que a natureza não fosse outra vez tão esquecida.

    Tudo isso foi feito e aquela cidade voltou a sorrir.

Sabe o melhor?

    Isabela, a menina que desenhava, entrou para a história daquela cidade, pois fizeram uma estátua para ela no meio da nova praça, cheia de árvores e pássaros. Sabe o que mais?

    Biu, o peixe-boi, voltou para o lago e trouxe toda a sua família.


Márcia Hazim


Quando Isabela fez um desenho lindo do parque, com todas aquelas árvores bem verdinhas, o que aconteceu? 
Alternativas
Q3726189 Português

A menina que desenhava


TEXTO01.png (316×180)


    Em uma cidadezinha do interior, vivia uma menina chamada Isabela.

    Isabela morava com seus pais e seu irmãozinho. Ela adorava desenhar, vivia desenhando. 

    Sua cidade era muito bonita, tinha um parque cheio de arvores, pássaros e um lago com muitos peixinhos coloridos. Isabela adorava a natureza que havia a sua volta.

    O céu de lá era de um azul tão azul, mas tão azul, que contrastava com aquelas nuvens tão branquiiinhas.

    E o ar? O ar dava gosto de respirar de tão puro. 

    Mas a medida que Isabela crescia, sua cidade também crescia. Mas tinha um problema; a cidade crescia desordenadamente, e por isso foi acontecendo uma coisa horrível. De repente as arvores foram desaparecendo e em seus lugares foram surgindo prédios, foram surgindo fabricas, lojas e outras coisas mais.

    Então, Isa começou a ficar muito preocupada, pois aquelas cores que ela tanto gostava, o verde das arvores, o azul do céu, o vermelho das flores, aos poucos foram desaparecendo. Foi ai que ela teve a grande ideia; antes que todas aquelas cores deixassem de existir, ela foi desenhando e pintando, quer era pra não esquecer nunca mais de como era toda aquela natureza que um dia existiu ali.

    Ela começou pelo parque. Fez então um desenho lindo, com todas aquelas árvores bem verdinhas. Foi ótimo, pois, no outro dia, destruíram o parque para fazer um shopping no lugar.

    Então, ela fez um desenho daquele céu azul, com aquelas nuvens branquinhas. Foi bem na hora, pois no outro dia inauguraram uma fábrica que soltava uma fumaça terrível e a cidade não viu mais aquele céu azul.

    Depois Isabela resolveu desenhar o lago com os peixinhos. E sabe que no outro dia resolveram despejar o esgoto da cidade justamente neste lago? Ainda em que tinha um riozinho que ligava esse lago ao mar e foi por aí que vários peixinhos fugiram, inclusive “Biu”, o peixe-boi que morava lá. Infelizmente os que não conseguiram fugir acabaram morrendo.

    A menina começou a prestar atenção nas pessoas que moravam na cidade e observou que elas não tinham mais aquela alegria de antes, viviam preocupadas, sempre com pressa, e até meio cinzentas. Nem tempo para contar ou ouvir estórias elas tinham mais, coitadas...

    Isabela sabia que as pessoas estavam daquele jeito porque não tinham mais aquelas cores em suas vidas, foi aí que ela teve outra grande ideia; para que as pessoas pudessem lembrar de como era bonita sua cidade, ela ampliou e espalhou seus desenhos para que todos vissem.

Naquele dia aconteceu uma coisa extraordinária; as pessoas realmente pararam para ver os desenhos, a fábrica parou, os carros pararam, e todos ficaram super emocionados relembrando de como eram felizes vivendo com toda aquela natureza por perto.

    Aconteceu então, que as pessoas perceberam que tinham de fazer alguma coisa para trazerem as cores de volta.

    Decidiram que iriam replantar as árvores, organizar as fábricas para que elas não poluíssem o meio ambiente, resolver de outra forma o problema do esgoto para que os peixinhos voltassem. Decidiram então tomar todas as providências para que a natureza não fosse outra vez tão esquecida.

    Tudo isso foi feito e aquela cidade voltou a sorrir.

Sabe o melhor?

    Isabela, a menina que desenhava, entrou para a história daquela cidade, pois fizeram uma estátua para ela no meio da nova praça, cheia de árvores e pássaros. Sabe o que mais?

    Biu, o peixe-boi, voltou para o lago e trouxe toda a sua família.


Márcia Hazim


Á medida que Isabela crescia, sua cidade também crescia. Mas tinha um problema. Qual era o problema?
Alternativas
Q3726188 Português

A menina que desenhava


TEXTO01.png (316×180)


    Em uma cidadezinha do interior, vivia uma menina chamada Isabela.

    Isabela morava com seus pais e seu irmãozinho. Ela adorava desenhar, vivia desenhando. 

    Sua cidade era muito bonita, tinha um parque cheio de arvores, pássaros e um lago com muitos peixinhos coloridos. Isabela adorava a natureza que havia a sua volta.

    O céu de lá era de um azul tão azul, mas tão azul, que contrastava com aquelas nuvens tão branquiiinhas.

    E o ar? O ar dava gosto de respirar de tão puro. 

    Mas a medida que Isabela crescia, sua cidade também crescia. Mas tinha um problema; a cidade crescia desordenadamente, e por isso foi acontecendo uma coisa horrível. De repente as arvores foram desaparecendo e em seus lugares foram surgindo prédios, foram surgindo fabricas, lojas e outras coisas mais.

    Então, Isa começou a ficar muito preocupada, pois aquelas cores que ela tanto gostava, o verde das arvores, o azul do céu, o vermelho das flores, aos poucos foram desaparecendo. Foi ai que ela teve a grande ideia; antes que todas aquelas cores deixassem de existir, ela foi desenhando e pintando, quer era pra não esquecer nunca mais de como era toda aquela natureza que um dia existiu ali.

    Ela começou pelo parque. Fez então um desenho lindo, com todas aquelas árvores bem verdinhas. Foi ótimo, pois, no outro dia, destruíram o parque para fazer um shopping no lugar.

    Então, ela fez um desenho daquele céu azul, com aquelas nuvens branquinhas. Foi bem na hora, pois no outro dia inauguraram uma fábrica que soltava uma fumaça terrível e a cidade não viu mais aquele céu azul.

    Depois Isabela resolveu desenhar o lago com os peixinhos. E sabe que no outro dia resolveram despejar o esgoto da cidade justamente neste lago? Ainda em que tinha um riozinho que ligava esse lago ao mar e foi por aí que vários peixinhos fugiram, inclusive “Biu”, o peixe-boi que morava lá. Infelizmente os que não conseguiram fugir acabaram morrendo.

    A menina começou a prestar atenção nas pessoas que moravam na cidade e observou que elas não tinham mais aquela alegria de antes, viviam preocupadas, sempre com pressa, e até meio cinzentas. Nem tempo para contar ou ouvir estórias elas tinham mais, coitadas...

    Isabela sabia que as pessoas estavam daquele jeito porque não tinham mais aquelas cores em suas vidas, foi aí que ela teve outra grande ideia; para que as pessoas pudessem lembrar de como era bonita sua cidade, ela ampliou e espalhou seus desenhos para que todos vissem.

Naquele dia aconteceu uma coisa extraordinária; as pessoas realmente pararam para ver os desenhos, a fábrica parou, os carros pararam, e todos ficaram super emocionados relembrando de como eram felizes vivendo com toda aquela natureza por perto.

    Aconteceu então, que as pessoas perceberam que tinham de fazer alguma coisa para trazerem as cores de volta.

    Decidiram que iriam replantar as árvores, organizar as fábricas para que elas não poluíssem o meio ambiente, resolver de outra forma o problema do esgoto para que os peixinhos voltassem. Decidiram então tomar todas as providências para que a natureza não fosse outra vez tão esquecida.

    Tudo isso foi feito e aquela cidade voltou a sorrir.

Sabe o melhor?

    Isabela, a menina que desenhava, entrou para a história daquela cidade, pois fizeram uma estátua para ela no meio da nova praça, cheia de árvores e pássaros. Sabe o que mais?

    Biu, o peixe-boi, voltou para o lago e trouxe toda a sua família.


Márcia Hazim


De acordo com o texto, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3712593 Nutrição
Na pirâmide, os alimentos estão divididos em seis grupos básicos. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde ao grupo no qual os alimentos são responsáveis pelo fornecimento da energia para o nosso organismo e, por isso, devem ser consumidos em maior quantidade: 
Alternativas
Q3712592 Saúde Pública
No que diz respeito à higiene dos alimentos nas etapas de recebimento e armazenamento, analise as afirmações a seguir:
I-A recepção das matérias-primas, dos ingredientes e das embalagens deve ser realizada em área desprotegida e limpa.
II-As matérias-primas, os ingredientes e as embalagens devem ser armazenados em local limpo e organizado, de forma a garantir proteção contra contaminantes.
III-As matérias-primas, os ingredientes e as embalagens devem ser armazenados sobre paletes, estrados e ou prateleiras, respeitando-se o espaçamento mínimo necessário para garantir adequada ventilação, limpeza e, quando for o caso, desinfecção do local.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3712591 Nutrição
Em relação à higiene dos alimentos nas etapas de pré-preparo e preparo de alimentos, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3712590 Nutrição
Dentre as opções citadas a seguir, assinale a alternativa que corresponde à técnica culinária utilizada no preparo de alimentos, que envolve cozinhar alimentos, geralmente carnes, peixes ou legumes, em uma chapa aquecida. Nessa técnica de cocção, os alimentos são expostos diretamente ao calor, geralmente de uma fonte de calor aberto, como carvão, lenha, gás ou eletricidade: 
Alternativas
Q3712589 Segurança e Saúde no Trabalho
No que se refere aos procedimentos para o recolhimento de resíduos na cozinha, analise as afirmações a seguir. Marque V, para verdadeiro, e F, para falso:
(__)Materiais recicláveis e resíduos sólidos, considerados lixo, devem ser separados e removidos, quantas vezes forem necessárias.
(__)Nas áreas de produção de alimentos, o lixo deve ser depositado em recipientes com tampas acionadas por pedal, sem contato manual.
(__)O lixo deve sair da cozinha pelo mesmo local onde entram as matérias primas.
Fonte: https://cvs.saude.sp.gov.br/up/PORTARIA%20CVS-5_090413.pdf
Assinale a alternativa com a sequência correta: 
Alternativas
Q3712588 Nutrição
Alimentação saudável é o mesmo que dieta equilibrada ou balanceada e pode ser resumida por três princípios: variedade, moderação e equilíbrio. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir:
I- A variedade consiste no consumo de uma ampla gama de alimentos de diferentes grupos alimentares.
II-A moderação consiste no controle da quantidade de alimentos que uma pessoa consome.
III-O equilíbrio refere-se à distribuição adequada dos nutrientes na dieta.
Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3712587 Nutrição
O cálcio consiste em um mineral essencial para a constituição de ossos e dentes, presente em alimentos como:
Alternativas
Q3712586 Segurança e Saúde no Trabalho
A utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) na cozinha, como luvas, é fundamental para garantir a segurança e a higiene durante a manipulação de alimentos. Nesse sentido, analise a afirmativa a seguir:
As luvas ___________ devem ser utilizadas para evitar cortes nas mãos. Após a sua utilização, as luvas devem ser devidamente higienizadas e guardadas protegidas em local limpo e organizado.
Fonte: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
Alternativas
Q3712585 Nutrição
As vitaminas são nutrientes que desempenham papéis fundamentais em diversos processos biológicos. Dentre as opções citadas a seguir, assinale a alternativa que corresponde à vitamina responsável pela adaptação da visão ao escuro, protege a pele e mucosas e é essencial para o funcionamento dos órgãos reprodutores:
Alternativas
Q3712584 Segurança e Transporte
O Gás Liquefeito do Petróleo (GLP), também conhecido como gás de cozinha, presente em quase todos os lares brasileiros, é um gás extremamente inflamável. Sendo assim, seu vazamento consiste em uma situação potencialmente perigosa. Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde a uma das medidas que deve ser tomada em casos de suspeita de vazamento de gás de cozinha:
Alternativas
Q3712583 Saúde Pública
Dentre as opções citadas a seguir, assinale a alternativa que corresponde às substâncias ou agentes de origem biológica, química ou física, estranhos ao alimento, que são considerados nocivos à saúde humana ou que comprometam a sua integridade: 
Alternativas
Q3712582 Nutrição
O prazo de validade consiste no intervalo de tempo no qual o alimento permanece seguro e adequado para consumo, desde que armazenado de acordo com as condições estabelecidas pelo fabricante.
Fonte: https://www.gov.br/anvisa
Sobre o prazo de validade, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3712581 Nutrição
Os macronutrientes são os nutrientes dos quais o organismo precisa em grandes quantidades e que são amplamente encontrados nos alimentos. Dentre as opções citadas a seguir, assinale a alternativa que corresponde a um macronutriente: 
Alternativas
Respostas
2361: A
2362: C
2363: D
2364: B
2365: A
2366: C
2367: B
2368: C
2369: B
2370: D
2371: D
2372: C
2373: B
2374: A
2375: C
2376: D
2377: D
2378: B
2379: E
2380: A