Questões de Concurso Para prefeitura de guaçuí - es

Foram encontradas 772 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3607485 Português

Leia a frase de Henry Mintzberg com as orientações que a ela se seguem. "Basicamente, a Gestão significa influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação".


Sobre a estrutura da frase, analise as assertivas:


I.Há defesa de ponto de vista.


II.A vírgula separa um elemento coesivo adverbial da oração principal.


III.A palavra "organizações" faz oposição de sentido com: "gestão" e "ação".


IV.A frase exemplifica ideia injuntiva, escrita com discurso direto.


Marque a sequência CORRETA:

Alternativas
Q3607484 Português

Analise o uso da crase no texto:


"Via de regra, os problemas da gestão pública estão relacionados à incompetência, à negligência ou à má-fé de agentes que se apoiam na burocracia para explicar a sua incapacidade para legitimar o que a letra fria da legalidade não justifica".


(General Paulo Chagas).


Marque a alternativa que apresenta o motivo do uso CORRETO da crase.

Alternativas
Q3607480 Português

 O texto "O Leão" de Dalton Trevisan está escrito com trechos descritivos:


A menina conduz-me diante do leão, esquecido por um circo de passagem. Não está preso, velho e doente, em gradil de ferro. Fui solto no gramado e a tela fina de arame é escarmento ao rei dos animais. Não mais que um caco de leão: as pernas reumáticas, a juba  emaranhada e sem brilho. Os olhos globulosos fecham-se cansados, sobre o focinho contei nove ou dez moscas, que ele não tinha ânimo de espantar. Das grandes narinas escorriam gotas e pensei, por um momento, que fossem lágrimas. [...]


(Dalton (Dalton Trevisan - O leão).


Sobre as características descritivas, analise as assertivas:


I.O texto descritivo pode conter traços objetivos como: cor de cabelo, modelo de roupas, cor da pele (que são incontestáveis) e traços subjetivos como: bondade, honestidade, lealdade (que são contestáveis).


II.A descrição visa ser neutra e imparcial, evitando qualquer interpretação subjetiva. O principal objetivo é transmitir informações de maneira direta, precisa e sem influências pessoais do enunciador.


III.Existe ênfase nos fatos e detalhes tangíveis, geralmente, baseada em observações objetivas e mesuráveis, para dar uma representação precisa e exata do objeto ou evento.


Marque a sequência de assertivas CORRETAS:

Alternativas
Q3607478 Português

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO


(1º§) Na percepção da realidade, o ser humano vê o real através de seu filtro interno. O seu referencial é sempre ele próprio. Ao olhar, julga e percepciona.


(2º§) Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de um profissional capacitado para a função, o processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com o processo de gestão. O Gestor, assim, deve ter o olhar da pesquisa, o olhar técnico, o olhar seguro e confiante. É necessário recolher a individualidade e optar por uma postura metodológica.


 (3º§) Você, Gestor, nunca reduza o mundo à diminuta consciência humana comum. Para o Gestor a leitura do mundo é instrumento de trabalho. O processo de leitura ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os cinco sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto.


(4º§) Os gestores trabalham com objetos que nas suas interpretações desencadeiam essas dimensões e dão prioridade ou negam alguns aspectos durante essa interpretação do mundo. Por isso o Gestor, que está seguro, precisa atentar-se para as diferenças entre o ver e o olhar. Vamos elucidar: o "ver", uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registo espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda. O "olhar", uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa.


 (5º§) O "olhar" não é a substituição da espontaneidade e da criatividade pelo domínio da razão, é estabelecer uma relação deliberada com o mundo. O Gestor deve, portanto, desenvolver uma postura ética, científica e política, superando a contemplação anestesiada do "ver", mas também a concentração exclusiva e excludente nas verdades.


(6º§) Para estruturar de forma eficiente a comunicação, o gestor faz um trabalho com a concepção de que a comunicação empresarial vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os sectores da empresa. Portanto, a discussão não deve ser limitada ao fluxo de informação, que também é importante, é preciso trabalhar a ideia de comunicação em conjunto com gestão. Não dá para isolar o fluxo de informação do processo de gestão.


(7º§) As empresas mostram-se cada vez mais preocupadas com a comunicação pois as possibilidades de interacção dentro das organizações aumentaram muito por conta do trabalho em grupo. Porém, hoje, dentro das empresas, as pessoas articulam-se muito mais, relacionam-se muito mais, até pela necessidade do negócio. Consequentemente, as empresas articulam-se e interagem muito mais. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação.


(8º§) O maior problema, hoje, com a comunicação empresarial é que os executivos, que são os donos de empresa, pensam que entendem de comunicação. E comunicação é uma área muito especializada, por conta do momento histórico de crescimento das forças de produção. Na era que se convencionou chamar de pós-modernidade, as pessoas estão muito atentas aos discursos produzidos pelas empresas. É preciso ter profissionais, então, que entendam de comunicação, que estudem o assunto. Comunicação não é para quem quer, é para quem pode trabalhar com ela.


(https://www.ibnd.com.br/blog/percepcao-da-realidade-as-etapas-que-f ormam-nossa-percepcao.html#) − (Adaptado)



Marque um exemplo de substantivo contido no (2º§) formado por derivação imprópria em duas ocorrências:
Alternativas
Q3607477 Português

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO


(1º§) Na percepção da realidade, o ser humano vê o real através de seu filtro interno. O seu referencial é sempre ele próprio. Ao olhar, julga e percepciona.


(2º§) Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de um profissional capacitado para a função, o processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com o processo de gestão. O Gestor, assim, deve ter o olhar da pesquisa, o olhar técnico, o olhar seguro e confiante. É necessário recolher a individualidade e optar por uma postura metodológica.


 (3º§) Você, Gestor, nunca reduza o mundo à diminuta consciência humana comum. Para o Gestor a leitura do mundo é instrumento de trabalho. O processo de leitura ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os cinco sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto.


(4º§) Os gestores trabalham com objetos que nas suas interpretações desencadeiam essas dimensões e dão prioridade ou negam alguns aspectos durante essa interpretação do mundo. Por isso o Gestor, que está seguro, precisa atentar-se para as diferenças entre o ver e o olhar. Vamos elucidar: o "ver", uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registo espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda. O "olhar", uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa.


 (5º§) O "olhar" não é a substituição da espontaneidade e da criatividade pelo domínio da razão, é estabelecer uma relação deliberada com o mundo. O Gestor deve, portanto, desenvolver uma postura ética, científica e política, superando a contemplação anestesiada do "ver", mas também a concentração exclusiva e excludente nas verdades.


(6º§) Para estruturar de forma eficiente a comunicação, o gestor faz um trabalho com a concepção de que a comunicação empresarial vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os sectores da empresa. Portanto, a discussão não deve ser limitada ao fluxo de informação, que também é importante, é preciso trabalhar a ideia de comunicação em conjunto com gestão. Não dá para isolar o fluxo de informação do processo de gestão.


(7º§) As empresas mostram-se cada vez mais preocupadas com a comunicação pois as possibilidades de interacção dentro das organizações aumentaram muito por conta do trabalho em grupo. Porém, hoje, dentro das empresas, as pessoas articulam-se muito mais, relacionam-se muito mais, até pela necessidade do negócio. Consequentemente, as empresas articulam-se e interagem muito mais. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação.


(8º§) O maior problema, hoje, com a comunicação empresarial é que os executivos, que são os donos de empresa, pensam que entendem de comunicação. E comunicação é uma área muito especializada, por conta do momento histórico de crescimento das forças de produção. Na era que se convencionou chamar de pós-modernidade, as pessoas estão muito atentas aos discursos produzidos pelas empresas. É preciso ter profissionais, então, que entendam de comunicação, que estudem o assunto. Comunicação não é para quem quer, é para quem pode trabalhar com ela.


(https://www.ibnd.com.br/blog/percepcao-da-realidade-as-etapas-que-f ormam-nossa-percepcao.html#) − (Adaptado)



Marque o parágrafo que inicia com termo coesivo prepositivo enunciando objetivo, finalidade, propósito: 
Alternativas
Q3607476 Português

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO


(1º§) Na percepção da realidade, o ser humano vê o real através de seu filtro interno. O seu referencial é sempre ele próprio. Ao olhar, julga e percepciona.


(2º§) Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de um profissional capacitado para a função, o processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com o processo de gestão. O Gestor, assim, deve ter o olhar da pesquisa, o olhar técnico, o olhar seguro e confiante. É necessário recolher a individualidade e optar por uma postura metodológica.


 (3º§) Você, Gestor, nunca reduza o mundo à diminuta consciência humana comum. Para o Gestor a leitura do mundo é instrumento de trabalho. O processo de leitura ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os cinco sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto.


(4º§) Os gestores trabalham com objetos que nas suas interpretações desencadeiam essas dimensões e dão prioridade ou negam alguns aspectos durante essa interpretação do mundo. Por isso o Gestor, que está seguro, precisa atentar-se para as diferenças entre o ver e o olhar. Vamos elucidar: o "ver", uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registo espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda. O "olhar", uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa.


 (5º§) O "olhar" não é a substituição da espontaneidade e da criatividade pelo domínio da razão, é estabelecer uma relação deliberada com o mundo. O Gestor deve, portanto, desenvolver uma postura ética, científica e política, superando a contemplação anestesiada do "ver", mas também a concentração exclusiva e excludente nas verdades.


(6º§) Para estruturar de forma eficiente a comunicação, o gestor faz um trabalho com a concepção de que a comunicação empresarial vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os sectores da empresa. Portanto, a discussão não deve ser limitada ao fluxo de informação, que também é importante, é preciso trabalhar a ideia de comunicação em conjunto com gestão. Não dá para isolar o fluxo de informação do processo de gestão.


(7º§) As empresas mostram-se cada vez mais preocupadas com a comunicação pois as possibilidades de interacção dentro das organizações aumentaram muito por conta do trabalho em grupo. Porém, hoje, dentro das empresas, as pessoas articulam-se muito mais, relacionam-se muito mais, até pela necessidade do negócio. Consequentemente, as empresas articulam-se e interagem muito mais. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação.


(8º§) O maior problema, hoje, com a comunicação empresarial é que os executivos, que são os donos de empresa, pensam que entendem de comunicação. E comunicação é uma área muito especializada, por conta do momento histórico de crescimento das forças de produção. Na era que se convencionou chamar de pós-modernidade, as pessoas estão muito atentas aos discursos produzidos pelas empresas. É preciso ter profissionais, então, que entendam de comunicação, que estudem o assunto. Comunicação não é para quem quer, é para quem pode trabalhar com ela.


(https://www.ibnd.com.br/blog/percepcao-da-realidade-as-etapas-que-f ormam-nossa-percepcao.html#) − (Adaptado)



Marque a frase cujas vírgulas separam uma palavra que, coerentemente, se relaciona com a ideia da informação:  


"É uma conjunção utilizada para indicar a conclusão de uma ideia anterior dentro de uma frase".

Alternativas
Q3607472 Português

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO


(1º§) Na percepção da realidade, o ser humano vê o real através de seu filtro interno. O seu referencial é sempre ele próprio. Ao olhar, julga e percepciona.


(2º§) Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de um profissional capacitado para a função, o processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com o processo de gestão. O Gestor, assim, deve ter o olhar da pesquisa, o olhar técnico, o olhar seguro e confiante. É necessário recolher a individualidade e optar por uma postura metodológica.


 (3º§) Você, Gestor, nunca reduza o mundo à diminuta consciência humana comum. Para o Gestor a leitura do mundo é instrumento de trabalho. O processo de leitura ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os cinco sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto.


(4º§) Os gestores trabalham com objetos que nas suas interpretações desencadeiam essas dimensões e dão prioridade ou negam alguns aspectos durante essa interpretação do mundo. Por isso o Gestor, que está seguro, precisa atentar-se para as diferenças entre o ver e o olhar. Vamos elucidar: o "ver", uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registo espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda. O "olhar", uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa.


 (5º§) O "olhar" não é a substituição da espontaneidade e da criatividade pelo domínio da razão, é estabelecer uma relação deliberada com o mundo. O Gestor deve, portanto, desenvolver uma postura ética, científica e política, superando a contemplação anestesiada do "ver", mas também a concentração exclusiva e excludente nas verdades.


(6º§) Para estruturar de forma eficiente a comunicação, o gestor faz um trabalho com a concepção de que a comunicação empresarial vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os sectores da empresa. Portanto, a discussão não deve ser limitada ao fluxo de informação, que também é importante, é preciso trabalhar a ideia de comunicação em conjunto com gestão. Não dá para isolar o fluxo de informação do processo de gestão.


(7º§) As empresas mostram-se cada vez mais preocupadas com a comunicação pois as possibilidades de interacção dentro das organizações aumentaram muito por conta do trabalho em grupo. Porém, hoje, dentro das empresas, as pessoas articulam-se muito mais, relacionam-se muito mais, até pela necessidade do negócio. Consequentemente, as empresas articulam-se e interagem muito mais. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação.


(8º§) O maior problema, hoje, com a comunicação empresarial é que os executivos, que são os donos de empresa, pensam que entendem de comunicação. E comunicação é uma área muito especializada, por conta do momento histórico de crescimento das forças de produção. Na era que se convencionou chamar de pós-modernidade, as pessoas estão muito atentas aos discursos produzidos pelas empresas. É preciso ter profissionais, então, que entendam de comunicação, que estudem o assunto. Comunicação não é para quem quer, é para quem pode trabalhar com ela.


(https://www.ibnd.com.br/blog/percepcao-da-realidade-as-etapas-que-f ormam-nossa-percepcao.html#) − (Adaptado)



Considere que o emissor da mensagem usa o código linguístico com a intenção de esclarecer, elucidar sobre a diferença entre o "ver" e o "olhar" no trecho: "Por isso o Gestor precisa atentar-se para as diferenças entre 'o ver e o olhar'. Vamos elucidar: o 'ver', uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registo espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda. O 'olhar', uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa".


Com base nas informações enunciadas, marque a função da linguagem que predomina no trecho selecionado para esta questão:

Alternativas
Q3607471 Português

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO


(1º§) Na percepção da realidade, o ser humano vê o real através de seu filtro interno. O seu referencial é sempre ele próprio. Ao olhar, julga e percepciona.


(2º§) Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de um profissional capacitado para a função, o processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com o processo de gestão. O Gestor, assim, deve ter o olhar da pesquisa, o olhar técnico, o olhar seguro e confiante. É necessário recolher a individualidade e optar por uma postura metodológica.


 (3º§) Você, Gestor, nunca reduza o mundo à diminuta consciência humana comum. Para o Gestor a leitura do mundo é instrumento de trabalho. O processo de leitura ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os cinco sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto.


(4º§) Os gestores trabalham com objetos que nas suas interpretações desencadeiam essas dimensões e dão prioridade ou negam alguns aspectos durante essa interpretação do mundo. Por isso o Gestor, que está seguro, precisa atentar-se para as diferenças entre o ver e o olhar. Vamos elucidar: o "ver", uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registo espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda. O "olhar", uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa.


 (5º§) O "olhar" não é a substituição da espontaneidade e da criatividade pelo domínio da razão, é estabelecer uma relação deliberada com o mundo. O Gestor deve, portanto, desenvolver uma postura ética, científica e política, superando a contemplação anestesiada do "ver", mas também a concentração exclusiva e excludente nas verdades.


(6º§) Para estruturar de forma eficiente a comunicação, o gestor faz um trabalho com a concepção de que a comunicação empresarial vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os sectores da empresa. Portanto, a discussão não deve ser limitada ao fluxo de informação, que também é importante, é preciso trabalhar a ideia de comunicação em conjunto com gestão. Não dá para isolar o fluxo de informação do processo de gestão.


(7º§) As empresas mostram-se cada vez mais preocupadas com a comunicação pois as possibilidades de interacção dentro das organizações aumentaram muito por conta do trabalho em grupo. Porém, hoje, dentro das empresas, as pessoas articulam-se muito mais, relacionam-se muito mais, até pela necessidade do negócio. Consequentemente, as empresas articulam-se e interagem muito mais. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação.


(8º§) O maior problema, hoje, com a comunicação empresarial é que os executivos, que são os donos de empresa, pensam que entendem de comunicação. E comunicação é uma área muito especializada, por conta do momento histórico de crescimento das forças de produção. Na era que se convencionou chamar de pós-modernidade, as pessoas estão muito atentas aos discursos produzidos pelas empresas. É preciso ter profissionais, então, que entendam de comunicação, que estudem o assunto. Comunicação não é para quem quer, é para quem pode trabalhar com ela.


(https://www.ibnd.com.br/blog/percepcao-da-realidade-as-etapas-que-f ormam-nossa-percepcao.html#) − (Adaptado)



Marque a oração cujas vírgulas separam um termo acessório da oração:
Alternativas
Q3607470 Português

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO


(1º§) Na percepção da realidade, o ser humano vê o real através de seu filtro interno. O seu referencial é sempre ele próprio. Ao olhar, julga e percepciona.


(2º§) Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de um profissional capacitado para a função, o processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com o processo de gestão. O Gestor, assim, deve ter o olhar da pesquisa, o olhar técnico, o olhar seguro e confiante. É necessário recolher a individualidade e optar por uma postura metodológica.


 (3º§) Você, Gestor, nunca reduza o mundo à diminuta consciência humana comum. Para o Gestor a leitura do mundo é instrumento de trabalho. O processo de leitura ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os cinco sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto.


(4º§) Os gestores trabalham com objetos que nas suas interpretações desencadeiam essas dimensões e dão prioridade ou negam alguns aspectos durante essa interpretação do mundo. Por isso o Gestor, que está seguro, precisa atentar-se para as diferenças entre o ver e o olhar. Vamos elucidar: o "ver", uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registo espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda. O "olhar", uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa.


 (5º§) O "olhar" não é a substituição da espontaneidade e da criatividade pelo domínio da razão, é estabelecer uma relação deliberada com o mundo. O Gestor deve, portanto, desenvolver uma postura ética, científica e política, superando a contemplação anestesiada do "ver", mas também a concentração exclusiva e excludente nas verdades.


(6º§) Para estruturar de forma eficiente a comunicação, o gestor faz um trabalho com a concepção de que a comunicação empresarial vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os sectores da empresa. Portanto, a discussão não deve ser limitada ao fluxo de informação, que também é importante, é preciso trabalhar a ideia de comunicação em conjunto com gestão. Não dá para isolar o fluxo de informação do processo de gestão.


(7º§) As empresas mostram-se cada vez mais preocupadas com a comunicação pois as possibilidades de interacção dentro das organizações aumentaram muito por conta do trabalho em grupo. Porém, hoje, dentro das empresas, as pessoas articulam-se muito mais, relacionam-se muito mais, até pela necessidade do negócio. Consequentemente, as empresas articulam-se e interagem muito mais. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação.


(8º§) O maior problema, hoje, com a comunicação empresarial é que os executivos, que são os donos de empresa, pensam que entendem de comunicação. E comunicação é uma área muito especializada, por conta do momento histórico de crescimento das forças de produção. Na era que se convencionou chamar de pós-modernidade, as pessoas estão muito atentas aos discursos produzidos pelas empresas. É preciso ter profissionais, então, que entendam de comunicação, que estudem o assunto. Comunicação não é para quem quer, é para quem pode trabalhar com ela.


(https://www.ibnd.com.br/blog/percepcao-da-realidade-as-etapas-que-f ormam-nossa-percepcao.html#) − (Adaptado)



O trecho: "Podemos dizer que o mundo, hoje, se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação" - está escrito com "mais do que" representando elementos coesivos com ideia:
Alternativas
Q3607469 Português

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO


(1º§) Na percepção da realidade, o ser humano vê o real através de seu filtro interno. O seu referencial é sempre ele próprio. Ao olhar, julga e percepciona.


(2º§) Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de um profissional capacitado para a função, o processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com o processo de gestão. O Gestor, assim, deve ter o olhar da pesquisa, o olhar técnico, o olhar seguro e confiante. É necessário recolher a individualidade e optar por uma postura metodológica.


 (3º§) Você, Gestor, nunca reduza o mundo à diminuta consciência humana comum. Para o Gestor a leitura do mundo é instrumento de trabalho. O processo de leitura ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os cinco sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto.


(4º§) Os gestores trabalham com objetos que nas suas interpretações desencadeiam essas dimensões e dão prioridade ou negam alguns aspectos durante essa interpretação do mundo. Por isso o Gestor, que está seguro, precisa atentar-se para as diferenças entre o ver e o olhar. Vamos elucidar: o "ver", uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registo espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda. O "olhar", uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa.


 (5º§) O "olhar" não é a substituição da espontaneidade e da criatividade pelo domínio da razão, é estabelecer uma relação deliberada com o mundo. O Gestor deve, portanto, desenvolver uma postura ética, científica e política, superando a contemplação anestesiada do "ver", mas também a concentração exclusiva e excludente nas verdades.


(6º§) Para estruturar de forma eficiente a comunicação, o gestor faz um trabalho com a concepção de que a comunicação empresarial vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os sectores da empresa. Portanto, a discussão não deve ser limitada ao fluxo de informação, que também é importante, é preciso trabalhar a ideia de comunicação em conjunto com gestão. Não dá para isolar o fluxo de informação do processo de gestão.


(7º§) As empresas mostram-se cada vez mais preocupadas com a comunicação pois as possibilidades de interacção dentro das organizações aumentaram muito por conta do trabalho em grupo. Porém, hoje, dentro das empresas, as pessoas articulam-se muito mais, relacionam-se muito mais, até pela necessidade do negócio. Consequentemente, as empresas articulam-se e interagem muito mais. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação.


(8º§) O maior problema, hoje, com a comunicação empresarial é que os executivos, que são os donos de empresa, pensam que entendem de comunicação. E comunicação é uma área muito especializada, por conta do momento histórico de crescimento das forças de produção. Na era que se convencionou chamar de pós-modernidade, as pessoas estão muito atentas aos discursos produzidos pelas empresas. É preciso ter profissionais, então, que entendam de comunicação, que estudem o assunto. Comunicação não é para quem quer, é para quem pode trabalhar com ela.


(https://www.ibnd.com.br/blog/percepcao-da-realidade-as-etapas-que-f ormam-nossa-percepcao.html#) − (Adaptado)



Marque a função da linguagem que predomina no período:


"Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo".

Alternativas
Q3607343 Pedagogia
Assinale a alternativa que indica corretamente a ação relacionada ao direito de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil:
Alternativas
Q3607340 Pedagogia
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os denominados direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil:
Alternativas
Q3607339 Pedagogia
Considere as afirmativas relacionadas às etapas da avaliação de contexto, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas: 
(__)A Fase I corresponde à plenária inicial.
(__)A Fase IV corresponde ao período de observação das turmas, entrevistas e consultas à documentação.
(__)A Fase VII corresponde à plenária final.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA: 
Alternativas
Q3607338 Pedagogia
Assinale a alternativa correta que indica ações de ordem institucional propostas pelo grupo de trabalho instituído pelo MEC, pela Portaria nº 1.147, de 24 de maio de 2022, nos termos da Avaliação na Educação Infantil a partir da avaliação de contexto: 
Alternativas
Q3607334 Pedagogia
Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do campo de experiência "o eu, o outro e o nós", e a idade da criança: 
Alternativas
Q3607331 Pedagogia
Atualmente, entende-se que o desenvolvimento do educando deve ser integral, para além de suas competências acadêmicas. Em razão disso, criou-se o conceito de educação interdimensional. Acerca desse tema, assinale a alternativa que indica corretamente todos os seus aspectos:
Alternativas
Q3607330 Pedagogia

"Em 2011, o MEC instituiu, pela Portaria nº 1.147, um Grupo de Trabalho para produzir subsídios que viessem a contribuir para a definição da política de avaliação da Educação Infantil no Brasil. Em 2012, a nova Portaria nº 379 nomeia os representantes dos órgãos e entidades que compõem o Grupo de Trabalho de Avaliação da Educação Infantil. Os trabalhos do Grupo resultaram em um documento intitulado "Política de Educação Infantil no Brasil: relatório de avaliação", no qual se encontram reafirmações e definições fundamentais para a continuidade do debate e implementação de novas ações em relação ao tema" (Avaliação na educação infantil a partir da avaliação de contexto, MEC, 2015).


Acerca do documento produzido pelo grupo de trabalho criado pelo MEC e denominado "Política de Educação Infantil no Brasil: relatório de avaliação", assinale a alternativa que apresenta, corretamente, diretrizes indicadas por ele para a avaliação da educação infantil:

Alternativas
Q3607329 Pedagogia

Dado o contexto das posturas do facilitador no processo de avaliação de contexto, associe as colunas relacionando as posturas com suas respectivas descrições:


Coluna 1

A.Escutar.

B.Espelhar.

C.Reassumir e destacar.


Coluna 2

(__)O facilitador/formador restitui a cada um e ao grupo os pensamentos, as ideias, os sentimentos expressos eles mesmos simplesmente repetindo-os, para promover  o descentramento e uma visão de si mesmo mais destacada.


(__)O facilitador/formador se propõe como exemplo de escuta atenta, desejoso em compreender e prontamente aceitar qualquer ponto de vista.


(__)O formador restitui de modo sintetizado os significados compartilhados que estão em via de construção e não apenas focaliza os pontos salientes, de modo que os participantes possam estender e aprofundar as ideias deles.



Assinale a alternativa cuja a sequência da associação, de cima para baixo, esteja CORRETA:


Alternativas
Q3607328 Pedagogia
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as funções que devem ser asseguradas no processo de avaliação de contexto:
Alternativas
Q3607327 Pedagogia
Acerca da denominada Intencionalidade Educativa, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
481: A
482: B
483: B
484: B
485: C
486: B
487: B
488: D
489: D
490: C
491: B
492: B
493: D
494: B
495: D
496: A
497: B
498: D
499: B
500: C