Questões de Concurso
Para prefeitura de guaçuí - es
Foram encontradas 772 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Leia a frase de Henry Mintzberg com as orientações que a ela se seguem. "Basicamente, a Gestão significa influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação".
Sobre a estrutura da frase, analise as assertivas:
I.Há defesa de ponto de vista.
II.A vírgula separa um elemento coesivo adverbial da oração principal.
III.A palavra "organizações" faz oposição de sentido com: "gestão" e "ação".
IV.A frase exemplifica ideia injuntiva, escrita com discurso direto.
Marque a sequência CORRETA:
Analise o uso da crase no texto:
"Via de regra, os problemas da gestão pública estão relacionados à incompetência, à negligência ou à má-fé de agentes que se apoiam na burocracia para explicar a sua incapacidade para legitimar o que a letra fria da legalidade não justifica".
(General Paulo Chagas).
Marque a alternativa que apresenta o motivo do uso CORRETO da crase.
O texto "O Leão" de Dalton Trevisan está escrito com trechos descritivos:
A menina conduz-me diante do leão, esquecido por um circo de passagem. Não está preso, velho e doente, em gradil de ferro. Fui solto no gramado e a tela fina de arame é escarmento ao rei dos animais. Não mais que um caco de leão: as pernas reumáticas, a juba emaranhada e sem brilho. Os olhos globulosos fecham-se cansados, sobre o focinho contei nove ou dez moscas, que ele não tinha ânimo de espantar. Das grandes narinas escorriam gotas e pensei, por um momento, que fossem lágrimas. [...]
(Dalton (Dalton Trevisan - O leão).
Sobre as características descritivas, analise as assertivas:
I.O texto descritivo pode conter traços objetivos como: cor de cabelo, modelo de roupas, cor da pele (que são incontestáveis) e traços subjetivos como: bondade, honestidade, lealdade (que são contestáveis).
II.A descrição visa ser neutra e imparcial, evitando qualquer interpretação subjetiva. O principal objetivo é transmitir informações de maneira direta, precisa e sem influências pessoais do enunciador.
III.Existe ênfase nos fatos e detalhes tangíveis, geralmente, baseada em observações objetivas e mesuráveis, para dar uma representação precisa e exata do objeto ou evento.
Marque a sequência de assertivas CORRETAS:
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO
(1º§) Na percepção da realidade, o ser humano vê o real através de seu filtro interno. O seu referencial é sempre ele próprio. Ao olhar, julga e percepciona.
(2º§) Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de um profissional capacitado para a função, o processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com o processo de gestão. O Gestor, assim, deve ter o olhar da pesquisa, o olhar técnico, o olhar seguro e confiante. É necessário recolher a individualidade e optar por uma postura metodológica.
(3º§) Você, Gestor, nunca reduza o mundo à diminuta consciência humana comum. Para o Gestor a leitura do mundo é instrumento de trabalho. O processo de leitura ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os cinco sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto.
(4º§) Os gestores trabalham com objetos que nas suas interpretações desencadeiam essas dimensões e dão prioridade ou negam alguns aspectos durante essa interpretação do mundo. Por isso o Gestor, que está seguro, precisa atentar-se para as diferenças entre o ver e o olhar. Vamos elucidar: o "ver", uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registo espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda. O "olhar", uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa.
(5º§) O "olhar" não é a substituição da espontaneidade e da criatividade pelo domínio da razão, é estabelecer uma relação deliberada com o mundo. O Gestor deve, portanto, desenvolver uma postura ética, científica e política, superando a contemplação anestesiada do "ver", mas também a concentração exclusiva e excludente nas verdades.
(6º§) Para estruturar de forma eficiente a comunicação, o gestor faz um trabalho com a concepção de que a comunicação empresarial vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os sectores da empresa. Portanto, a discussão não deve ser limitada ao fluxo de informação, que também é importante, é preciso trabalhar a ideia de comunicação em conjunto com gestão. Não dá para isolar o fluxo de informação do processo de gestão.
(7º§) As empresas mostram-se cada vez mais preocupadas com a comunicação pois as possibilidades de interacção dentro das organizações aumentaram muito por conta do trabalho em grupo. Porém, hoje, dentro das empresas, as pessoas articulam-se muito mais, relacionam-se muito mais, até pela necessidade do negócio. Consequentemente, as empresas articulam-se e interagem muito mais. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação.
(8º§) O maior problema, hoje, com a comunicação empresarial é que os executivos, que são os donos de empresa, pensam que entendem de comunicação. E comunicação é uma área muito especializada, por conta do momento histórico de crescimento das forças de produção. Na era que se convencionou chamar de pós-modernidade, as pessoas estão muito atentas aos discursos produzidos pelas empresas. É preciso ter profissionais, então, que entendam de comunicação, que estudem o assunto. Comunicação não é para quem quer, é para quem pode trabalhar com ela.
(https://www.ibnd.com.br/blog/percepcao-da-realidade-as-etapas-que-f ormam-nossa-percepcao.html#) − (Adaptado)
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO
(1º§) Na percepção da realidade, o ser humano vê o real através de seu filtro interno. O seu referencial é sempre ele próprio. Ao olhar, julga e percepciona.
(2º§) Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de um profissional capacitado para a função, o processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com o processo de gestão. O Gestor, assim, deve ter o olhar da pesquisa, o olhar técnico, o olhar seguro e confiante. É necessário recolher a individualidade e optar por uma postura metodológica.
(3º§) Você, Gestor, nunca reduza o mundo à diminuta consciência humana comum. Para o Gestor a leitura do mundo é instrumento de trabalho. O processo de leitura ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os cinco sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto.
(4º§) Os gestores trabalham com objetos que nas suas interpretações desencadeiam essas dimensões e dão prioridade ou negam alguns aspectos durante essa interpretação do mundo. Por isso o Gestor, que está seguro, precisa atentar-se para as diferenças entre o ver e o olhar. Vamos elucidar: o "ver", uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registo espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda. O "olhar", uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa.
(5º§) O "olhar" não é a substituição da espontaneidade e da criatividade pelo domínio da razão, é estabelecer uma relação deliberada com o mundo. O Gestor deve, portanto, desenvolver uma postura ética, científica e política, superando a contemplação anestesiada do "ver", mas também a concentração exclusiva e excludente nas verdades.
(6º§) Para estruturar de forma eficiente a comunicação, o gestor faz um trabalho com a concepção de que a comunicação empresarial vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os sectores da empresa. Portanto, a discussão não deve ser limitada ao fluxo de informação, que também é importante, é preciso trabalhar a ideia de comunicação em conjunto com gestão. Não dá para isolar o fluxo de informação do processo de gestão.
(7º§) As empresas mostram-se cada vez mais preocupadas com a comunicação pois as possibilidades de interacção dentro das organizações aumentaram muito por conta do trabalho em grupo. Porém, hoje, dentro das empresas, as pessoas articulam-se muito mais, relacionam-se muito mais, até pela necessidade do negócio. Consequentemente, as empresas articulam-se e interagem muito mais. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação.
(8º§) O maior problema, hoje, com a comunicação empresarial é que os executivos, que são os donos de empresa, pensam que entendem de comunicação. E comunicação é uma área muito especializada, por conta do momento histórico de crescimento das forças de produção. Na era que se convencionou chamar de pós-modernidade, as pessoas estão muito atentas aos discursos produzidos pelas empresas. É preciso ter profissionais, então, que entendam de comunicação, que estudem o assunto. Comunicação não é para quem quer, é para quem pode trabalhar com ela.
(https://www.ibnd.com.br/blog/percepcao-da-realidade-as-etapas-que-f ormam-nossa-percepcao.html#) − (Adaptado)
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO
(1º§) Na percepção da realidade, o ser humano vê o real através de seu filtro interno. O seu referencial é sempre ele próprio. Ao olhar, julga e percepciona.
(2º§) Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de um profissional capacitado para a função, o processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com o processo de gestão. O Gestor, assim, deve ter o olhar da pesquisa, o olhar técnico, o olhar seguro e confiante. É necessário recolher a individualidade e optar por uma postura metodológica.
(3º§) Você, Gestor, nunca reduza o mundo à diminuta consciência humana comum. Para o Gestor a leitura do mundo é instrumento de trabalho. O processo de leitura ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os cinco sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto.
(4º§) Os gestores trabalham com objetos que nas suas interpretações desencadeiam essas dimensões e dão prioridade ou negam alguns aspectos durante essa interpretação do mundo. Por isso o Gestor, que está seguro, precisa atentar-se para as diferenças entre o ver e o olhar. Vamos elucidar: o "ver", uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registo espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda. O "olhar", uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa.
(5º§) O "olhar" não é a substituição da espontaneidade e da criatividade pelo domínio da razão, é estabelecer uma relação deliberada com o mundo. O Gestor deve, portanto, desenvolver uma postura ética, científica e política, superando a contemplação anestesiada do "ver", mas também a concentração exclusiva e excludente nas verdades.
(6º§) Para estruturar de forma eficiente a comunicação, o gestor faz um trabalho com a concepção de que a comunicação empresarial vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os sectores da empresa. Portanto, a discussão não deve ser limitada ao fluxo de informação, que também é importante, é preciso trabalhar a ideia de comunicação em conjunto com gestão. Não dá para isolar o fluxo de informação do processo de gestão.
(7º§) As empresas mostram-se cada vez mais preocupadas com a comunicação pois as possibilidades de interacção dentro das organizações aumentaram muito por conta do trabalho em grupo. Porém, hoje, dentro das empresas, as pessoas articulam-se muito mais, relacionam-se muito mais, até pela necessidade do negócio. Consequentemente, as empresas articulam-se e interagem muito mais. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação.
(8º§) O maior problema, hoje, com a comunicação empresarial é que os executivos, que são os donos de empresa, pensam que entendem de comunicação. E comunicação é uma área muito especializada, por conta do momento histórico de crescimento das forças de produção. Na era que se convencionou chamar de pós-modernidade, as pessoas estão muito atentas aos discursos produzidos pelas empresas. É preciso ter profissionais, então, que entendam de comunicação, que estudem o assunto. Comunicação não é para quem quer, é para quem pode trabalhar com ela.
(https://www.ibnd.com.br/blog/percepcao-da-realidade-as-etapas-que-f ormam-nossa-percepcao.html#) − (Adaptado)
Marque a frase cujas vírgulas separam uma palavra que, coerentemente, se relaciona com a ideia da informação:
"É uma conjunção utilizada para indicar a conclusão de uma ideia anterior dentro de uma frase".
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO
(1º§) Na percepção da realidade, o ser humano vê o real através de seu filtro interno. O seu referencial é sempre ele próprio. Ao olhar, julga e percepciona.
(2º§) Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de um profissional capacitado para a função, o processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com o processo de gestão. O Gestor, assim, deve ter o olhar da pesquisa, o olhar técnico, o olhar seguro e confiante. É necessário recolher a individualidade e optar por uma postura metodológica.
(3º§) Você, Gestor, nunca reduza o mundo à diminuta consciência humana comum. Para o Gestor a leitura do mundo é instrumento de trabalho. O processo de leitura ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os cinco sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto.
(4º§) Os gestores trabalham com objetos que nas suas interpretações desencadeiam essas dimensões e dão prioridade ou negam alguns aspectos durante essa interpretação do mundo. Por isso o Gestor, que está seguro, precisa atentar-se para as diferenças entre o ver e o olhar. Vamos elucidar: o "ver", uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registo espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda. O "olhar", uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa.
(5º§) O "olhar" não é a substituição da espontaneidade e da criatividade pelo domínio da razão, é estabelecer uma relação deliberada com o mundo. O Gestor deve, portanto, desenvolver uma postura ética, científica e política, superando a contemplação anestesiada do "ver", mas também a concentração exclusiva e excludente nas verdades.
(6º§) Para estruturar de forma eficiente a comunicação, o gestor faz um trabalho com a concepção de que a comunicação empresarial vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os sectores da empresa. Portanto, a discussão não deve ser limitada ao fluxo de informação, que também é importante, é preciso trabalhar a ideia de comunicação em conjunto com gestão. Não dá para isolar o fluxo de informação do processo de gestão.
(7º§) As empresas mostram-se cada vez mais preocupadas com a comunicação pois as possibilidades de interacção dentro das organizações aumentaram muito por conta do trabalho em grupo. Porém, hoje, dentro das empresas, as pessoas articulam-se muito mais, relacionam-se muito mais, até pela necessidade do negócio. Consequentemente, as empresas articulam-se e interagem muito mais. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação.
(8º§) O maior problema, hoje, com a comunicação empresarial é que os executivos, que são os donos de empresa, pensam que entendem de comunicação. E comunicação é uma área muito especializada, por conta do momento histórico de crescimento das forças de produção. Na era que se convencionou chamar de pós-modernidade, as pessoas estão muito atentas aos discursos produzidos pelas empresas. É preciso ter profissionais, então, que entendam de comunicação, que estudem o assunto. Comunicação não é para quem quer, é para quem pode trabalhar com ela.
(https://www.ibnd.com.br/blog/percepcao-da-realidade-as-etapas-que-f ormam-nossa-percepcao.html#) − (Adaptado)
Considere que o emissor da mensagem usa o código linguístico com a intenção de esclarecer, elucidar sobre a diferença entre o "ver" e o "olhar" no trecho: "Por isso o Gestor precisa atentar-se para as diferenças entre 'o ver e o olhar'. Vamos elucidar: o 'ver', uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registo espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda. O 'olhar', uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa".
Com base nas informações enunciadas, marque a função da linguagem que predomina no trecho selecionado para esta questão:
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO
(1º§) Na percepção da realidade, o ser humano vê o real através de seu filtro interno. O seu referencial é sempre ele próprio. Ao olhar, julga e percepciona.
(2º§) Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de um profissional capacitado para a função, o processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com o processo de gestão. O Gestor, assim, deve ter o olhar da pesquisa, o olhar técnico, o olhar seguro e confiante. É necessário recolher a individualidade e optar por uma postura metodológica.
(3º§) Você, Gestor, nunca reduza o mundo à diminuta consciência humana comum. Para o Gestor a leitura do mundo é instrumento de trabalho. O processo de leitura ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os cinco sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto.
(4º§) Os gestores trabalham com objetos que nas suas interpretações desencadeiam essas dimensões e dão prioridade ou negam alguns aspectos durante essa interpretação do mundo. Por isso o Gestor, que está seguro, precisa atentar-se para as diferenças entre o ver e o olhar. Vamos elucidar: o "ver", uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registo espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda. O "olhar", uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa.
(5º§) O "olhar" não é a substituição da espontaneidade e da criatividade pelo domínio da razão, é estabelecer uma relação deliberada com o mundo. O Gestor deve, portanto, desenvolver uma postura ética, científica e política, superando a contemplação anestesiada do "ver", mas também a concentração exclusiva e excludente nas verdades.
(6º§) Para estruturar de forma eficiente a comunicação, o gestor faz um trabalho com a concepção de que a comunicação empresarial vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os sectores da empresa. Portanto, a discussão não deve ser limitada ao fluxo de informação, que também é importante, é preciso trabalhar a ideia de comunicação em conjunto com gestão. Não dá para isolar o fluxo de informação do processo de gestão.
(7º§) As empresas mostram-se cada vez mais preocupadas com a comunicação pois as possibilidades de interacção dentro das organizações aumentaram muito por conta do trabalho em grupo. Porém, hoje, dentro das empresas, as pessoas articulam-se muito mais, relacionam-se muito mais, até pela necessidade do negócio. Consequentemente, as empresas articulam-se e interagem muito mais. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação.
(8º§) O maior problema, hoje, com a comunicação empresarial é que os executivos, que são os donos de empresa, pensam que entendem de comunicação. E comunicação é uma área muito especializada, por conta do momento histórico de crescimento das forças de produção. Na era que se convencionou chamar de pós-modernidade, as pessoas estão muito atentas aos discursos produzidos pelas empresas. É preciso ter profissionais, então, que entendam de comunicação, que estudem o assunto. Comunicação não é para quem quer, é para quem pode trabalhar com ela.
(https://www.ibnd.com.br/blog/percepcao-da-realidade-as-etapas-que-f ormam-nossa-percepcao.html#) − (Adaptado)
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO
(1º§) Na percepção da realidade, o ser humano vê o real através de seu filtro interno. O seu referencial é sempre ele próprio. Ao olhar, julga e percepciona.
(2º§) Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de um profissional capacitado para a função, o processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com o processo de gestão. O Gestor, assim, deve ter o olhar da pesquisa, o olhar técnico, o olhar seguro e confiante. É necessário recolher a individualidade e optar por uma postura metodológica.
(3º§) Você, Gestor, nunca reduza o mundo à diminuta consciência humana comum. Para o Gestor a leitura do mundo é instrumento de trabalho. O processo de leitura ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os cinco sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto.
(4º§) Os gestores trabalham com objetos que nas suas interpretações desencadeiam essas dimensões e dão prioridade ou negam alguns aspectos durante essa interpretação do mundo. Por isso o Gestor, que está seguro, precisa atentar-se para as diferenças entre o ver e o olhar. Vamos elucidar: o "ver", uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registo espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda. O "olhar", uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa.
(5º§) O "olhar" não é a substituição da espontaneidade e da criatividade pelo domínio da razão, é estabelecer uma relação deliberada com o mundo. O Gestor deve, portanto, desenvolver uma postura ética, científica e política, superando a contemplação anestesiada do "ver", mas também a concentração exclusiva e excludente nas verdades.
(6º§) Para estruturar de forma eficiente a comunicação, o gestor faz um trabalho com a concepção de que a comunicação empresarial vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os sectores da empresa. Portanto, a discussão não deve ser limitada ao fluxo de informação, que também é importante, é preciso trabalhar a ideia de comunicação em conjunto com gestão. Não dá para isolar o fluxo de informação do processo de gestão.
(7º§) As empresas mostram-se cada vez mais preocupadas com a comunicação pois as possibilidades de interacção dentro das organizações aumentaram muito por conta do trabalho em grupo. Porém, hoje, dentro das empresas, as pessoas articulam-se muito mais, relacionam-se muito mais, até pela necessidade do negócio. Consequentemente, as empresas articulam-se e interagem muito mais. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação.
(8º§) O maior problema, hoje, com a comunicação empresarial é que os executivos, que são os donos de empresa, pensam que entendem de comunicação. E comunicação é uma área muito especializada, por conta do momento histórico de crescimento das forças de produção. Na era que se convencionou chamar de pós-modernidade, as pessoas estão muito atentas aos discursos produzidos pelas empresas. É preciso ter profissionais, então, que entendam de comunicação, que estudem o assunto. Comunicação não é para quem quer, é para quem pode trabalhar com ela.
(https://www.ibnd.com.br/blog/percepcao-da-realidade-as-etapas-que-f ormam-nossa-percepcao.html#) − (Adaptado)
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO
(1º§) Na percepção da realidade, o ser humano vê o real através de seu filtro interno. O seu referencial é sempre ele próprio. Ao olhar, julga e percepciona.
(2º§) Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de um profissional capacitado para a função, o processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com o processo de gestão. O Gestor, assim, deve ter o olhar da pesquisa, o olhar técnico, o olhar seguro e confiante. É necessário recolher a individualidade e optar por uma postura metodológica.
(3º§) Você, Gestor, nunca reduza o mundo à diminuta consciência humana comum. Para o Gestor a leitura do mundo é instrumento de trabalho. O processo de leitura ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os cinco sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto.
(4º§) Os gestores trabalham com objetos que nas suas interpretações desencadeiam essas dimensões e dão prioridade ou negam alguns aspectos durante essa interpretação do mundo. Por isso o Gestor, que está seguro, precisa atentar-se para as diferenças entre o ver e o olhar. Vamos elucidar: o "ver", uma atitude involuntária, imposição das coisas sobre o sujeito, um registo espontâneo da superfície visível, onde o sujeito se acomoda. O "olhar", uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa.
(5º§) O "olhar" não é a substituição da espontaneidade e da criatividade pelo domínio da razão, é estabelecer uma relação deliberada com o mundo. O Gestor deve, portanto, desenvolver uma postura ética, científica e política, superando a contemplação anestesiada do "ver", mas também a concentração exclusiva e excludente nas verdades.
(6º§) Para estruturar de forma eficiente a comunicação, o gestor faz um trabalho com a concepção de que a comunicação empresarial vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os sectores da empresa. Portanto, a discussão não deve ser limitada ao fluxo de informação, que também é importante, é preciso trabalhar a ideia de comunicação em conjunto com gestão. Não dá para isolar o fluxo de informação do processo de gestão.
(7º§) As empresas mostram-se cada vez mais preocupadas com a comunicação pois as possibilidades de interacção dentro das organizações aumentaram muito por conta do trabalho em grupo. Porém, hoje, dentro das empresas, as pessoas articulam-se muito mais, relacionam-se muito mais, até pela necessidade do negócio. Consequentemente, as empresas articulam-se e interagem muito mais. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação.
(8º§) O maior problema, hoje, com a comunicação empresarial é que os executivos, que são os donos de empresa, pensam que entendem de comunicação. E comunicação é uma área muito especializada, por conta do momento histórico de crescimento das forças de produção. Na era que se convencionou chamar de pós-modernidade, as pessoas estão muito atentas aos discursos produzidos pelas empresas. É preciso ter profissionais, então, que entendam de comunicação, que estudem o assunto. Comunicação não é para quem quer, é para quem pode trabalhar com ela.
(https://www.ibnd.com.br/blog/percepcao-da-realidade-as-etapas-que-f ormam-nossa-percepcao.html#) − (Adaptado)
Marque a função da linguagem que predomina no período:
"Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo".
(__)A Fase I corresponde à plenária inicial.
(__)A Fase IV corresponde ao período de observação das turmas, entrevistas e consultas à documentação.
(__)A Fase VII corresponde à plenária final.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
"Em 2011, o MEC instituiu, pela Portaria nº 1.147, um Grupo de Trabalho para produzir subsídios que viessem a contribuir para a definição da política de avaliação da Educação Infantil no Brasil. Em 2012, a nova Portaria nº 379 nomeia os representantes dos órgãos e entidades que compõem o Grupo de Trabalho de Avaliação da Educação Infantil. Os trabalhos do Grupo resultaram em um documento intitulado "Política de Educação Infantil no Brasil: relatório de avaliação", no qual se encontram reafirmações e definições fundamentais para a continuidade do debate e implementação de novas ações em relação ao tema" (Avaliação na educação infantil a partir da avaliação de contexto, MEC, 2015).
Acerca do documento produzido pelo grupo de trabalho criado pelo MEC e denominado "Política de Educação Infantil no Brasil: relatório de avaliação", assinale a alternativa que apresenta, corretamente, diretrizes indicadas por ele para a avaliação da educação infantil:
Dado o contexto das posturas do facilitador no processo de avaliação de contexto, associe as colunas relacionando as posturas com suas respectivas descrições:
Coluna 1
A.Escutar.
B.Espelhar.
C.Reassumir e destacar.
Coluna 2
(__)O facilitador/formador restitui a cada um e ao grupo os pensamentos, as ideias, os sentimentos expressos eles mesmos simplesmente repetindo-os, para promover o descentramento e uma visão de si mesmo mais destacada.
(__)O facilitador/formador se propõe como exemplo de escuta atenta, desejoso em compreender e prontamente aceitar qualquer ponto de vista.
(__)O formador restitui de modo sintetizado os significados compartilhados que estão em via de construção e não apenas focaliza os pontos salientes, de modo que os participantes possam estender e aprofundar as ideias deles.
Assinale a alternativa cuja a sequência da associação, de cima para baixo, esteja CORRETA: