Questões de Concurso
Para prefeitura de iomerê - sc
Foram encontradas 492 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Os Temas Contemporâneos Transversais buscam uma contextualização do que é ensinado, trazendo temas que sejam de interesse dos estudantes e de relevância para seu desenvolvimento como cidadão (1° parte). No contexto educacional, são aqueles assuntos que pertencem a uma área do conhecimento em particular (2° parte). Na escola, são os temas que atendem as demandas da sociedade contemporânea, ou seja, aqueles que são intensamente vividos pelas comunidades, pelas famílias, pelos estudantes e pelos educadores no dia a dia, que influenciam e são influenciados pelo processo educacional (3° parte).
Quais partes estão corretas?
I. Adaptação de material em audio, braile ou caracteres ampliados. II. Adequação de um objeto. III. Adaptação de um mobiliário (aumentar ou diminuir sua altura ou inclinação).
Quais estão corretas?
I. É o ramo da psicologia que se propõe a estudar os transtornos psicológicos.
II. Estuda os mecanismos de aprendizagem nas crianças e nos adultos.
III. Busca compreender e explicar os fenômenos de ordem psicológica que ocorrem em contextos de educação formal e não formal.
Quais estão corretas?
I. Não pode ser pensado apenas como um rol de conteúdos a serem transmitidos para um sujeito passivo.
II. E integrado pelas atitudes e pelas habilidades mentais.
III. Reflete não só a natureza do conhecimento em si mesmo, como também a natureza do conhecedor e do processo de aquisição do conhecimento.
Quais estão corretas?
I. A informação encontra-se nas redes sociais e nas aldeias globais.
II. A informação encontra-se acessível a todos de forma horizontal e circular.
III. O educador tem o papel de organizar e sintetizar a informação, transformando-a em conhecimento.
Quais estão corretas?
I. A aprendizagem da leitura. II. A aprendizagem dos conceitos matemáticos básicos. III. A compreensão da realidade que a cerca.
Quais estão corretas?
I. Resolver problemas. II. Disseminar informações. III. Produzir conhecimentos.
Quais estão corretas?
1. O servidor do magistério público terá direito a, no máximo, 3 (três) adicionais de pós-graduação.
2. Não serão considerados para fins do adicional de pós-graduação os cursos que constituam requisitos para o ingresso no cargo.
3. Serão admitidos cursos de pós-graduação /ato sensu somente com duração mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas.
4. Durante os períodos de cessão a outro órgão ou ente público, afastamentos e licenças, o servidor terá o pagamento do adicional de pós-graduação suspenso.
O resultado da somatória dos números correspondentes as afirmações corretas é:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. A taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade (2010) é de 100%, alcançando o 1º lugar entre os municípios do país (5.570 cidades).
II. Já no índice de Desenvolvimento da Educação Básica - anos iniciais (2021) na rede pública, o município está em 6º lugar na regido geográfica imediata com nota 6,1 (10 cidades).
III. Em relação ao Índice de Desenvolvimento Educação Básica - anos finais (2021) na rede pública, o município chegou ao 18º lugar no estado de Santa Catarina, com nota 5,6 (295 cidades).
Quais estão corretas?
Considere as seguintes passagens do texto:
• “Já o Botafogo busca perfis no mercado de modo [que equipare as oportunidades profissionais no clube]”.
• “[...] quando lados antagônicos do conflito de Biafra pararam [para assistir ao genial Pelé]".
Assinale a alternativa que apresenta os trechos entre colchetes reescritos, correta e respectivamente, com as expressões em negrito substituídas por pronomes, de acordo com a norma padrão, no que se refere ao uso e a colocação pronominal.
I. Em “desatou uma onda sem precedentes no mundo do futebol, que começou a se mexer”, o pronome destacado retoma o referente “mundo do futebol”.
II. Em “Adequar os estádios as normas de civilidade deste século envolve uma questão financeira — quem não o faz pode perder dinheiro, um sinal dos novos ventos”, o pronome destacado se refere a informação “adequar os estádios as normas de civilidade”.
III. Em “Felizmente, isso acabou”, o pronome destacado faz a retomada de um termo antecedente.
Quais estão corretas?
I. Trata-se de uma oração com sujeito indeterminado. II. O verbo empregado esta na voz passiva. III. O sujeito da oração é “um aumento de 40% nas denúncias de casos de racismo”.
Quais estão corretas?

