Questões de Concurso Para prefeitura de mandirituba - pr

Foram encontradas 40 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3746868 Radiologia
Todos os ossos do corpo humano têm suas funções específicas. A função deste osso, observada na biomecânica, é ampliar e alavanca do quadríceps. Diante do exposto, assinale a alternativa correspondente a essa estrutura e o posicionamento que o visualiza.  
Alternativas
Q3746867 Radiologia
Um técnico ou tecnólogo em radiologia precisa posicionar o paciente para um exame ou procedimento de rotina do tórax em póstero-anterior, o exame radiográfico envolve cinco funções gerais, assinale a alternativa que não corresponde a estas funções.  
Alternativas
Q3746866 Radiologia
Em uma radiografia de face, além dos ossos da mandíbula, observam-se também os ossos zigomático. Esse osso pertence à/ao  
Alternativas
Q3746865 Radiologia
O que pode acontecer se o filme radiográfico for exposto a luz branca antes da fixação completa?
Alternativas
Q3746864 Radiologia
A quem compete formalmente a designação do supervisor de proteção radiológica (SPR) nos serviços de saúde? 
Alternativas
Q3746863 Radiologia
Em exames de angiotomografia, o sincronismo da injeção com a aquisição é fundamental para
Alternativas
Q3746862 Radiologia
A projeção radiográfica mais indicada para avaliar níveis hidroaéreos no abdome agudo é
Alternativas
Q3746861 Radiologia
Na radiografia de quirodáctilo, o osso trapézio pode ser identificado. Este osso pertence ao grupo dos ossos  
Alternativas
Q3746860 Radiologia
Durante uma radiografia de coluna cervical, o técnico precisa ajustar a incidência para melhor observar o processo odontoide. Esse processo pertence ao 
Alternativas
Q3746859 Radiologia

Sobre o posicionamento de ombro, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.



( ) A incidência de Neer é útil na avaliação da articulação acromioclavicular e da borda anterior da glenoide.


( ) A incidência em Y da escápula permite avaliação de fraturas da diáfise umeral.


( ) A posição anteroposterior (AP) com rotação interna do ombro evidencia melhor o troquiter (tubérculo maior) do úmero.


( ) O método de hobbs modificado serve para ser visto de frente o processo coracoide da escapula e o posicionamento do braço deve estar elevado acima do nível do corpo.


( ) A incidência anteroposterior (AP) verdadeira do ombro é realizada com o paciente em posição ereta, com o braço em rotação externa.  

Alternativas
Q3746858 Radiologia
No exame de PA de tórax, é realizado preferencialmente em ortostático e a distância foco filme recomendada é de 183 cm. Estas especificações têm como principal objetivo:
Alternativas
Q3746857 Radiologia
Uma radiografia de quadril revela sinais de osteoporose, com isso, o achado mais comum nesse exame é a(o) 
Alternativas
Q3746856 Radiologia

Com base nos fatores primários de controle de distorção, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.



( ) Distância do receptor de fonte-imagem (DFR).


( ) Densidade do filme radiográfico é a quantidade de preto na radiografia processada.


( ) O ruido é definido com um distúrbio aleatório que obscurece ou reduz a nitidez.


( ) Alinhamento do receptor objeto-imagem.


( ) Alinhamento/centralização do raio central.  

Alternativas
Q3746855 Direito Constitucional
O código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas está diretamente alinhado com  
Alternativas
Q3746854 Radiologia
Na radiografia de polegar am AP, o posicionamento é feito com 
Alternativas
Q3746853 Radiologia
Na incidência de Waters (paranásios), a linha utilizada como referência para o correto posicionamento é  
Alternativas
Q3746852 Radiologia
Como na radiografia convencional, as tomografias exibem vários tons de cinza. A radiação incidente é atenuada pelo paciente e a radiação remanescente é medida pelos detectores. Estruturas de densidade baixa (pulmões e estruturas preenchidas por ar) atenuam muito pouco o feixe de raios X, enquanto as estruturas de maior densidade (ossos e meios de contraste) atenuam todos ou quase todos os feixes de raios X. A informação de atenuação sai dos detectores em sua forma analógica e é convertida em um sinal digital por um conversor analógico-digital. Os valores digitais são utilizados no passo seguinte, que consiste na reconstrução da imagem, com base em uma série de reconstruções de algoritmos. O algoritmo de reconstrução “BONE” é indicado para
Alternativas
Q3746851 Radiologia
Em imaginologia radiológica, o que significa e para que serve o princípio ALARA?  
Alternativas
Q3746850 Radiologia

Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.



1. Rotação externa.


2. Posição anatômica.


3. Rotação medial.


4. Rotação típica com fratura no quadril.


5. EIAS.



( ) Eixo longo do pé esquerdo externamente rodado (no lado da fratura do quadril). Pé direito não afetado e membro em posição neutra. Trocânter menor em rotação externa (esquerda) do membro mais visível, área do colo encurtada.


( ) Eixos longos do pé e membros inferiores igualmente rodados lateralmente numa posição normal relaxada. Colos femorais grandemente encurtados. Trocânter menor visível no perfil internamente.


( ) Eixos longos do pé e membros inferiores rodados internamente 15º a 20º. Cabeças femorais e colos de perfil. Incidência AP verdadeira dos fêmures proximais. Trocânter menor não visível ou pouco visível em alguns pacientes.


( ) Eixos longos do pé vertical. Colos femorais parcialmente encurtados. Trocânter menor parcialmente visível.


( ) Espinha iliaca antero superior. 

Alternativas
Q3746849 Radiologia

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa com a sequência correta.



( ) O último e maior osso facial é o maxilar inferior ou mandíbula. Único osso móvel do crânio adulto, esse grande osso facial, que é um único osso no adulto, provém de dois ossos separados, que se juntam, no bebê, para tornarem-se um por volta de 1 ano de idade.


( ) A forma da cabeça média é denominada mesocefálica. As medidas de calibre médio do crânio adulto são de 18 cm entre as eminências parietais (em perfil), 19 cm da eminência frontal até a protuberância occipital externa (anteroposterior [AP] ou póstero-anterior [PA]) e 33 cm do ápice até abaixo do queixo (incidência SMV). Embora a maioria dos adultos tenha um crânio de tamanho e forma médios, existem exceções a esta regra. Uma regra geral para descrever o tipo mesocefálico do crânio é comparar a largura do crânio na eminência parietal com o comprimento medido da eminência frontal à protuberância occipital externa. Para uma média mesocefálica do crânio, a largura deve ser de 75% a 80% do comprimento.


( ) As imagens radiográficas digitais também fornecem uma imagem bidimensional das estruturas anatômicas, no entanto, elas são vistas em um monitor de computador e chamadas de radiografia em cópia eletrônica. Essas imagens são representações numéricas das intensidades dos raios X transmitidas através do paciente. Cada imagem digital é bidimensional e formada por uma matriz de elementos pictográficos chamados de pixels.


( ) Qualquer osso e suas partes, quando visualizados em uma posição oblíqua, são mais difíceis de reconhecer que o mesmo osso visto na incidência convencional frontal ou lateral. Uma vértebra não é exceção; entretanto, a imaginação pode nos ajudar no caso das vértebras lombares. Um bom ângulo oblíquo de 45° projeta as várias estruturas de tal maneira que parece com um “cachorro terrier”. A oblíquo da coluna lombar mostra os vários componentes do “cachorro terrier”. A cabeça e o pescoço do cachorro são provavelmente as características mais fáceis de reconhecer. O pescoço é um pars interarticularis (parte da lâmina que forma primariamente a região do ombro do cachorro). A orelha do cachorro é um processo articular superior, enquanto o olho é formado por um pedículo. Um processo transverso forma o focinho. As pernas dianteiras são formadas por um processo articular inferior.


( ) Termos de posicionamento que descrevem os ângulos do RC ou a relação entre as partes do corpo frequentemente estão relacionados a planos real, que passam através do corpo na posição anatômica. O estudo da TC, RM (ressonância magnética) e ultrassonografia (diagnóstico médico por ultrassom) enfatiza a anatomia seccional, que também envolve os planos primários do corpo e as seções, como descrito sequencialmente.  

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: C
5: A
6: C
7: B
8: D
9: E
10: A
11: B
12: A
13: C
14: C
15: A
16: D
17: E
18: B
19: D
20: E