Questões de Concurso
Para prefeitura de são francisco - mg
Foram encontradas 602 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Leia atentamente os dados constantes na prescrição medicamentosa do paciente hipotético a seguir.

I - A via de administração prescrita para todos os medicamentos é a via entérica. II - A prescrição contém um medicamento do grupo dos anti-inflamatórios não esteroidais. III - A medicação antipirética e analgésica está representada pelo paracetamol. IV - A prescrição do medicamento Saccharomycces boulardii visa à manutenção da microbiota intestinal.
Está CORRETO o que se afirma em
Leia o texto a seguir para responder a esta questão.
Assistência e atenção farmacêutica são dois termos com significados diferentes, todavia podem ser confundidos devido à semelhança dos termos. Seja na atuação no ambiente hospitalar, indústrias farmacêuticas, farmácias, drogarias, distribuidoras de medicamentos e produtos hospitalares, unidades básicas de saúde, farmácias comunitárias, o profissional farmacêutico está em contato direto com o medicamento e/ou com o paciente exercendo as mais diversificadas funções em prol da promoção da saúde e uso racional de medicamentos.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Assistência e atenção farmacêutica. 2023. Adaptado de HIPOLABOR explica. Disponível em: https://www.hipolabor.com.br/blog/hipolabor-explica-diferenca-entre-assistencia-e-atencao-farmaceutica/. Acesso em: 25 abr. 2023.
I - Farmacêutico atuante no processo de aquisição de medicamentos para abastecimento de unidades de saúde.
II - Farmacêutico atuante na dispensação e orientação ao paciente sobre medicamentos prescritos pelo médico ou dentista.
III - Farmacêutico atuante na equipe multiprofissional realizando acompanhamento farmacoterapêutico e análise da prescrição.
As situações I, II e III estão conceitualmente englobadas corretamente em qual das alternativas a seguir?
I - A atenção farmacêutica prestada ao paciente é importante e colabora para auxiliar no diagnóstico da patologia e promover o uso correto, racional e adesão à farmacoterapia.
II - A suspeita clínica, com base nos achados laboratoriais, é que o paciente esteja infectado pela bactéria Treponema pallidum, causadora da sífilis e outras infecções tropicais não venéreas, como bejel, pinta e bouba.
III - O resultado dos exames, após o tratamento medicamentoso, é compatível com a melhora do quadro infeccioso e confirma contato do paciente com o vírus causador da herpes, porém, no momento, não está com a doença em estágio ativo.
Está CORRETO o que se afirma em
I. Resíduos infectantes. II. Resíduos químicos. III. Resíduos radionuclídeos. IV. Resíduos comuns. V. Resíduos perfurocortantes.
Conforme a Resolução, a classificação dos grupos de resíduos a que pertencem os reagentes químicos descartados e as luvas de procedimentos contaminadas com sangue está descrita CORRETA e respectivamente em:
Leia o trecho a seguir sobre uma paciente hipotética para responder a questão.
As determinações bioquímicas são eficazes para o diagnóstico e monitoramento de patologias. Para o paciente portador de diabetes mellitus, por exemplo, as análises bioquímicas do sangue são extremamente úteis para se ter uma visão geral do metabolismo glicêmico e avaliar o seu prognóstico. Suponha que uma paciente de 55 anos, sabidamente diabética, apresenta glicemia em jejum de 92 mg/dl e hemoglobina glicosilada (HbA1c) de 6,2%. Além disso, observa-se glicosúria positiva (+), cetonuria negativa e microalbuminúria normal no exame de urina. A dosagem de frutosamina encontra-se elevada. Nas duas últimas semanas, a paciente relata os seguintes sintomas: cefaleia, polidipsia e poliúria.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Análises bioquímicas: metabolismo glicêmico. 23 jun. 2023.
I – A paciente apresenta descontrole glicêmico a longo prazo, demonstrado pelos elevados níveis de HbA1c, o que pode estar relacionado com resistência à insulina e deficiência da produção ou ação insulínica.
PORQUE
II – A glicosúria detectada e a poliúria relatada, nas duas últimas semanas, são achados que podem estar associados à hiperglicemia, importante fato evidenciado pela elevação da frutosamina.
A respeito dessas proposições, assinale a alternativa CORRETA.

I - O paciente apresenta dislipidemia mista, que pode estar relacionada a uma farmacoterapia ineficaz.
II - O paciente apresenta hipercolesterolemia com elevação importante das frações não aterogênicas.
III - O paciente apresenta hiperlipemia mista, com elevação da fração LDL, o que aumenta o risco para doenças cardiovasculares.
IV - O paciente apresenta hipertrigliceridemia, fato que pode estar associado a uma ingestão aumentada de ácidos graxos.
V - O paciente apresenta fator protetivo para doença coronariana, considerando os resultados no colesterol não HDL obtidos.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas
Leia atentamente os dados do leucograma e os resultados laboratoriais de um paciente hipotético a seguir para responder a esta questão:

Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Análise do hemograma. São João Del Rei (MG), 23 jun. 2023.
I - O resultado do leucograma apresenta neutrofilia e desvio à esquerda, compatível com infecção bacteriana.
II - O resultado do leucograma apresenta linfocitose e neutropenia, compatível com infecção viral.
III - O resultado do leucograma apresenta neutropenia com basofilia, compatível com infecção bacteriana.
IV - A leucocitose apresenta positividade da PCR, sugestiva de infecção aguda por microrganismos.
V - A leucopenia e a linfocitose detectadas sugerem fortemente a existência de uma arbovirose.
Está CORRETO o que se afirma apenas em