Foram encontradas 749 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
Nomofobia: o medo de ficar sem celular atinge mais de 60% dos brasileiros
Apesar de ser ainda pouco conhecido, o termo nomofobia remete à ansiedade gerada pela falta do celular. Em outras palavras, também pode ser definido como um sintoma da ausência dos smartphones.
Um estudo recente da nomophobia.com, portal dedicado ao tema, revela que 60% dos brasileiros reportam ansiedade quando não estão com seus celulares. O levantamento mostra ainda que 87% se consideram dependentes de seus smartphones para suas atividades diárias, o que mostra o papel central dos celulares no estilo de vida da população.
A pesquisa, que entrevistou mais de 3.000 latino-americanos em seis países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru) − sendo 758 brasileiros.
"Os dados mostram que os latino-americanos, estão cada vez mais dependentes dos seus celulares, o que é preocupante dada as implicações psicológicas e físicas que isto tem nas populações", disse Patrick O'Neill, criador do nomophobia.com e do termo que foi cunhado em 2008.
O uso de smartphones tem aumentado constantemente no Brasil, com 71% dos entrevistados relatando possuir um smartphone, enquanto 27% afirmam ter dois. Para 79%, o celular não era utilizado para os mesmos fins há cinco anos, refletindo a constante evolução da tecnologia que trouxe inúmeras possibilidades de uso.
Para 85% dos brasileiros, os telefones celulares facilitam as transações financeiras por meio de pagamentos móveis. Além disso, 70% utilizam o aparelho para entretenimento, como ouvir música, assistir filmes e jogar, enquanto 57% relatam que ele contribui para a educação ao proporcionar ensino a distância. Por fim, 30% relataram ter conhecido o parceiro através de redes sociais ou aplicativos de namoro.
https://forbes.com.br/forbes-tech/2024/09/mais-de-60-dos-brasileiros-es tao-com-nomofobia-entenda-o-medo-de-ficar-sem-celular/
Com base a portaria que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo.
(__) São responsabilidades comuns a todas as esferas de governo, contribuir para a reorientação do modelo de atenção e de gestão com base nos fundamentos e diretrizes assinalados.
(__) São características do processo de trabalho das equipes de Atenção Básica, a definição do território de atuação e de população sob responsabilidade das UBS e das equipes.
(__) Município com população entre 50 e 100 mil habitantes poderá ter até 20% (vinte por cento) das equipes de Saúde da Família na modalidade transitória.
(__) As equipes dos Consultórios na Rua deverão cumprir a carga horária mínima semanal de 40 horas. Porém seu horário de funcionamento deverá ser adequado às demandas das pessoas em situação de rua, podendo ocorrer em período diurno e/ou noturno em todos os dias da semana.
Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo.
Em mulheres grávidas sem diagnóstico prévio de diabetes tipos 1 ou 2, deve-se fazer o rastreamento de diabetes melito gestacional entre a ______ semanas de gestação, utilizando-se o TOTG-75 g e pontos de corte.
Assinale a alternativa CORRETA que preenche a lacuna acima.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
Nomofobia: o medo de ficar sem celular atinge mais de 60% dos brasileiros
Apesar de ser ainda pouco conhecido, o termo nomofobia remete à ansiedade gerada pela falta do celular. Em outras palavras, também pode ser definido como um sintoma da ausência dos smartphones.
Um estudo recente da nomophobia.com, portal dedicado ao tema, revela que 60% dos brasileiros reportam ansiedade quando não estão com seus celulares. O levantamento mostra ainda que 87% se consideram dependentes de seus smartphones para suas atividades diárias, o que mostra o papel central dos celulares no estilo de vida da população.
A pesquisa, que entrevistou mais de 3.000 latino-americanos em seis países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru) − sendo 758 brasileiros.
"Os dados mostram que os latino-americanos, estão cada vez mais dependentes dos seus celulares, o que é preocupante dada as implicações psicológicas e físicas que isto tem nas populações", disse Patrick O'Neill, criador do nomophobia.com e do termo que foi cunhado em 2008.
O uso de smartphones tem aumentado constantemente no Brasil, com 71% dos entrevistados relatando possuir um smartphone, enquanto 27% afirmam ter dois. Para 79%, o celular não era utilizado para os mesmos fins há cinco anos, refletindo a constante evolução da tecnologia que trouxe inúmeras possibilidades de uso.
Para 85% dos brasileiros, os telefones celulares facilitam as transações financeiras por meio de pagamentos móveis. Além disso, 70% utilizam o aparelho para entretenimento, como ouvir música, assistir filmes e jogar, enquanto 57% relatam que ele contribui para a educação ao proporcionar ensino a distância. Por fim, 30% relataram ter conhecido o parceiro através de redes sociais ou aplicativos de namoro.
https://forbes.com.br/forbes-tech/2024/09/mais-de-60-dos-brasileiros-es tao-com-nomofobia-entenda-o-medo-de-ficar-sem-celular/
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação ou Lei nº 9.394/1996 define e regulariza a organização da educação brasileira com base nos princípios presentes na Constituição. De acordo com esse importante diploma legal, é correto afirmar:
I. A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a cinco horas diárias.
II. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
III. O artigo terceiro da referida lei afirma que, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios e cita, entre outros: Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; Singularismo de ideias e de concepções pedagógicas.
É correto o que se afirma em:
O Atletismo é formado por corridas, lançamentos e saltos. Os atletas que participam das provas do Atletismo precisam demonstrar habilidades como resistência física, velocidade, força e impulso. Observe atentamente a imagem a seguir:

A modalidade representada na imagem acima é:
Considere as afirmativas relacionadas ao regramento dos esportes coletivos. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) No Voleibol de quadra, a equipe que se recusar a jogar após ser convidada para tal, será declarada ausente, desistindo da partida, que terá como resultado a derrota por 5x0 em sets, parciais de 25:0 em quatro sets e o último e quinto por 15:0.
(__) No Basquete um jogador não deverá permanecer na área restritiva dos oponentes por mais de 5 segundos consecutivos, enquanto sua equipe está com o controle de uma bola viva na quadra de defesa e o cronômetro de jogo está ligado.
(__) Segundo o regramento do Futebol de campo, os jogos são disputados por duas equipes compostas por, no máximo, onze jogadores, um dos quais deve ser o goleiro. Um jogo não pode começar nem continuar se uma ou ambas as equipes tiverem menos de dez jogadores.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
Considere as afirmativas relacionadas ao histórico da Educação Física, segundo conceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998) utilizados na caracterização da área. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) A Educação Física escolar, no Brasil, sofreu diferentes influências, quais sejam: filosofia positivista, área médica (por exemplo, o higienismo) e interesses militares (nacionalismo, instrução pré militar). Acompanhou ainda as mudanças no próprio pensamento pedagógico (por exemplo, a vertente escola-novista na década de 50).
(__) Observa-se na história da Educação Física uma distância entre as concepções teóricas e a prática real nas escolas, por exemplo, a coeducação (meninos e meninas na mesma turma) era uma proposta dos escola-novistas desde a década de 20, mas essa discussão só alcançou a Educação Física escolar muito tempo depois.
(__) Em relação ao âmbito escolar, a partir do Decreto no 69.450, de 1971, a Educação Física passou a ser considerada como a atividade que, por seus meios, processos e técnicas, desenvolve e aprimora forças físicas, morais, cívicas, psíquicas e sociais do educando.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
"A dança como expressão cultural tem história, cultura, sensibilidade e significado do povo que ela reproduz, sendo uma forma de linguagem, um modo de expressão que interage com o mundo. Partindo do entendimento e manifestação social da dança como uma das mais importantes formas de expressão humana, é importante ressaltar que ela enriquece a vida de quem a pratica (MATOS, VERDE; CORRÊA, 2019)".
[Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao -fisica/ensino-da-danca. Acesso: 10/10/2024].
Sobre a dança, assinale a alternativa INCORRETA
Em uma competição de corrida, cada corredor possui um marcador que avança ou retrocede dependendo do lançamento de um dado. A cada vez que o corredor lança o dado, se o resultado for 1, 2 ou 3, ele avança um passo para a frente; se o resultado for 4, 5 ou 6, ele dá um passo para trás. Todos os passos têm o mesmo comprimento.
Considerando que o corredor começa em uma posição inicial e lança o dado três vezes, quantas posições distintas ele pode ocupar após esses três lançamentos?
Leia com atenção as afirmativas abaixo:
I. Os alunos estudaram para a prova, mas muitos ainda ficaram inseguros.
II. A escola promove atividades extracurriculares, incentiva o desenvolvimento integral.
III. O currículo foi atualizado, novos métodos de ensino foram adotados.
IV. A escola oferece cursos de reforço, pois alguns estudantes precisam de mais apoio.
V. O professor explicou o conteúdo, e depois aplicou uma atividade prática.
Em quais das afirmativas lidas há o emprego de uma oração coordenada sindética?