Foram encontradas 82 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2122461 Psicologia
Um aluno de uma escola foi denunciado ao Conselho Tutelar por maus tratos e comportamento agressivo em relação aos colegas, tendo inclusive quebrado o braço de outra criança de 9 anos de idade. Então, foi solicitado ao psicólogo dessa escola que fizesse um documento fundamentado e resumido que pudesse ser encaminhado ao Conselho Tutelar.
Nesse sentido, e em conformidade com a Resolução CFP nº 6 de 2019, que institui regras para elaboração de documentos escritos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica, qual deve ser o documento elaborado?
Alternativas
Q2122458 Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei Federal nº 13.146, a pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de proteção e socorro em quaisquer circunstâncias e atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento ao público.
Nesse sentido, com relação ao atendimento psicológico, o profissional não deve
Alternativas
Q2122453 Pedagogia

Perrenoud (1999) afirma que “a avaliação formativa define-se por seus efeitos de regulação dos processos de aprendizagem”.


De acordo com as ideias do autor, sobre a avaliação formativa, é incorreto afirmar que

Alternativas
Q2122452 Pedagogia

Analise as afirmativas a seguir sobre o ensino dos conteúdos:


I. O ensino de conteúdos factuais tem como atividades fundamentais os exercícios de repetição e o uso de estratégias que fortaleçam as repetições por organizações significativas ou associações.


II. O ensino de conteúdos atitudinais exige atividades de pouca complexidade em relação aos outros tipos de conteúdo e abrange, em sua totalidade, as mesmas estratégias dos conteúdos de caráter conceitual.


III. O ensino de conteúdos procedimentais implica a realização de exercícios repetitivos das diversas ações que compõem os procedimentos, as técnicas ou estratégias, sem necessidade de prática guiada.


IV. O ensino de conceitos e princípios implica em atividades que propiciem reconhecer os conhecimentos prévios, garantir que a significância e a funcionalidade sejam adequadas ao nível de desenvolvimento, promover uma atividade mental, entre outras.


São características tipológicas dos conteúdos pontuadas por Zabala (1998) as afirmativas

Alternativas
Q2122451 Pedagogia

Coll, Mauri e Onrubia (2010) analisaram o impacto das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação formal e escolar.

Em relação à incorporação das TIC na educação, segundo esses autores, é incorreto afirmar:

Alternativas
Q2122450 Pedagogia
São funções supervisoras no processo educativo escolar, segundo Vasconcellos (2009), exceto:
Alternativas
Q2122449 Pedagogia
Acerca do conflito entre o direito à educação e o dever de educar na história do Brasil, de acordo com Saviani (2013), é correto afirmar que
Alternativas
Q2122448 Pedagogia

Para Lück (2006), a construção e a prática da gestão autônoma envolvem princípios, atitudes e estratégias como também monitoramento e avaliação.

Segundo as reflexões da autora sobre a autonomia da gestão escolar, é incorreto afirmar:

Alternativas
Q2122447 Pedagogia

Castro e Regattieri (2009) mencionam que a ação integrada da escola com as famílias é importante para que seja efetivo o direito à educação das crianças e dos adolescentes.


De acordo com as reflexões das autoras sobre a interação escola-família, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


(   ) Um dos princípios norteadores para uma proposta de interação família-escola refere-se à proteção integral das crianças e adolescentes, a qual vai além das funções escolares, devendo ser articulada por meio de ações que agreguem as políticas públicas intersetoriais.


(   ) A proposta da interação escola-família com foco em educar as famílias tem como um de seus objetivos fortalecer as condições para que as famílias participem da gestão da escola.


(   ) As participações familiares tanto nos espaços escolares quanto na vida escolar dos filhos se igualam, pois dependem sempre da presença dos responsáveis no estabelecimento de ensino.


(   ) Um ponto que pode provocar mudanças produtivas no planejamento pedagógico e na relação professor-aluno é o entendimento mais apurado das condições de vida e da cultura dos alunos.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q2122446 Pedagogia

Segundo Vasconcellos (2006), Marco Referencial, Diagnóstico e Programação são grandes partes, conectadas entre si, que constituem o Projeto Político-Pedagógico (PPP).

Sobre o PPP, de acordo com o autor, é incorreto afirmar:

Alternativas
Q2122445 Pedagogia

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo, define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas pelos alunos durante as etapas e modalidades da Educação Básica. Sobre a BNCC, analise as afirmativas a seguir.


I. Na Educação Infantil, devem ser garantidos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento que são, em sua totalidade, conviver e brincar.


II. Define como competência a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para a resolução de demandas complexas do dia a dia, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.


III. A BNCC tem como orientadores os princípios éticos, políticos e estéticos, objetivando a formação humana integral e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q2122444 Pedagogia
Tendo como referência a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, sobre a Educação Básica, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2122442 Nutrição
As complicações da terapia nutricional são comuns, porém, se forem recorrentes e apresentarem gravidade, devem ser comunicadas à equipe de saúde responsável pelo indivíduo. Nesse contexto, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os tipos de complicações aos exemplos correspondentes.
COLUNA I
1. Complicações mecânicas 2. Complicações metabólicas 3. Complicações respiratórias 4. Complicações psicológicas
COLUNA II
(   ) Síndrome de Mendelson (   ) Falta de estímulo ao paladar (   ) Alterações da função hepática (   ) Ruptura das varizes esofágicas
Assinale a sequência correta
Alternativas
Q2122441 Nutrição
Com relação à terapia nutricional no envelhecimento, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q2122440 Nutrição
Com relação à terapia nutricional nos cuidados paliativos e na terminalidade, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
(   ) Idosos em fase terminal de vida recebem indicação rotineira de terapia nutricional enteral devido à baixa ingestão calórica. (   ) Para idosos em fase final de vida, a alimentação oral deve ser adaptada para promover conforto e segurança. (   ) Não é recomendada a avalição nutricional para traçar metas calórico-proteicas de idosos em cuidados paliativos. (   ) Na alimentação de conforto, por significar uma alimentação livre, o paciente e / ou familiares fazem as escolhas, exceto de consistências alimentares que possam trazer algum risco ao idoso.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2122435 Nutrição
Com relação à avaliação, diagnóstico e acompanhamento nutricional, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
(   ) Especificamente para lactentes, crianças e adolescentes utiliza-se a verificação dos índices peso / idade, peso / estatura, estatura / idade, IMC / idade para classificação do estado nutricional. (   ) A avaliação nutricional de crianças e adolescentes deve ser realizada comparando-se os valores encontrados com o padrão de referência, por meio da verificação do Escore Z. Preconizam-se como padrão-ouro internacional as curvas de crescimento da OMS. (   ) Na impossibilidade de aferição da estatura em crianças, adultos e idosos, no caso dos cadeirantes e acamados, pode-se estimar o valor da medida. (   ) As pregas cutâneas e os perímetros são utilizados para avaliação de adequação do estado nutricional, sobretudo em indivíduos acamados, pois, nesses casos, a possibilidade de aferição do peso e da estatura ou a qualidade da aferição pode estar comprometida.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2122432 Medicina
Com relação aos sons respiratórios e pulmonares anormais presentes na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, analise os itens a seguir.

I. Estridor II. Gemido inspiratório III. Sibilo IV. Estertores ou crepitações
Está(ão) presente(s) na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica o(s) item(ns)
Alternativas
Q2122430 Medicina
Com relação aos riscos de surgimento de insuficiência renal aguda (IRA) em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos eletivos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2122429 Medicina
Paciente inconsciente chega ao departamento de emergência com estertores pulmonares, distensão venosa jugular e terceira bulha. Após a realização de eletrocardiograma (em menos de 10 minutos de sua entrada), ele recebe o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento de segmento ST em D2 e D3. O líder classifica o paciente em Killip 3.
O tratamento é iniciado com compressão torácica, mantendo a via aérea pérvia e o paciente ligado ao monitor. Dentro da equipe de alta performance, o líder orienta a administração de nitrato, morfina, betabloqueador, oxigênio e ácido acetilsalicílico, além de requisitar o monitoramento da saturação de oxigênio. No entanto, durante a revisão dos pontos do atendimento, a responsável pelo cronômetro informa que a fração de compressão está em 50%.
Na situação descrita, o líder da equipe deve proceder de qual maneira?
Alternativas
Q2122422 Fisioterapia

O sistema de classificação da função motora grossa (GMFCS) foi desenvolvido especificamente para indivíduos com paralisia cerebral (PC). O fisioterapeuta pode utilizar o GMFCS para programar seu tratamento.


A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação dos níveis do sistema de classificação da função motora grossa com os objetivos do tratamento fisioterapêutico.


COLUNA I


1. Nível I


2. Nível II


3. Níveis III e IV


4. Nível V


COLUNA II


(   ) Trabalhar o fortalecimento muscular e o condicionamento físico adaptado e programado para preservar o desempenho qualitativo da mobilidade e alinhamento biomecânico do sistema musculoesquelético.


(   ) Priorizar atividades dinâmicas como correr, pular, atividades de coordenação e equilíbrio.


(   ) Priorizar a necessidade de recursos adaptativos de posicionamento e prevenção de deformidades do sistema musculoesquelético.


(   ) Realizar atividades como transferências de posturas e marcha são o foco do tratamento fisioterapêutico.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: C
5: B
6: A
7: B
8: D
9: A
10: C
11: C
12: D
13: B
14: A
15: D
16: B
17: C
18: A
19: D
20: D