Foram encontradas 343 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3961473 Terapia Ocupacional
A alta hospitalar responsável é entendida como processo de transferência do cuidado. (De Carlo; Kudo, 2018). Nesse sentido, sobre as atividades envolvidas no processo, analise as afirmativas a seguir:

1. Orientação dos pacientes e familiares quanto à continuidade do tratamento, reforçando a autonomia do sujeito e proporcionando o autocuidado.

2. Priorização do aspecto administrativo da alta, considerando os fatores clínicos e familiares que envolvem o paciente.

3. Realização do encerramento do vínculo com a equipe hospitalar, sem necessidade de encaminhamento ou comunicação com outros serviços de saúde.

4. Articulação da continuidade do cuidado com os demais pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS), em particular a atenção básica.

5. Implantação de mecanismos de desospitalização, visando alternativas às práticas hospitalares, como as de cuidados domiciliares pactuados na RAS.


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 
Alternativas
Q3961471 Terapia Ocupacional
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição que tem base ___________ primária, com características __________ secundárias (Katz et al., 2017, p. 239).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q3961470 Terapia Ocupacional
Segundo Katz et al. (2017, p. 259), “O raciocínio por trás do treinamento cognitivo é que, ao fornecer oportunidades de aprender e experiência, os profissionais da Terapia Ocupacional podem melhorar a capacidade de o cliente avaliar e tornar-se ciente de suas capacidades e, desse modo, evitar entrar em situações que não consiga manejar”. Essas capacidades chamam-se:
Alternativas
Q3961469 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
“Apesar da atuação do terapeuta ocupacional em instituições hospitalares estar centrada nas atividades assistenciais, as transformações e exigências impostas pelo mercado e pelo avanço da organização do sistema de saúde exigem cada vez mais do terapeuta ocupacional a inserção no cenário da gestão de serviço. O planejamento e a organização dos processos assistenciais por meio de ferramentas de gestão podem contribuir para a melhoria da qualidade da assistência prestada, bem como servir de base de negociação com a alta administração das instituições” (De Carlo; Kudo, 2018, p. 69). Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta as ferramentas de gestão que serviram para a prática do serviço de Terapia Ocupacional do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
Alternativas
Q3961468 Terapia Ocupacional
Considera-se necessário que a Terapia Ocupacional integre em suas práticas uma __________ sobre as questões _____________, uma vez que essa esfera estabelece relação direta com modo de uso, acesso e apropriação do território, como também o modo que se dá as ________________ (Horniche; Bianchi, 2025).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3961467 Terapia Ocupacional
Com base no artigo de Horniche e Bianchi (2025), assinale a alternativa correta sobre a interface entre a Terapia Ocupacional Social e as problemáticas socioambientais em territórios urbanos vulnerabilizados.
Alternativas
Q3961466 Terapia Ocupacional
O objetivo da pesquisa realizada por Borges e Mendes (2024) foi de caracterizar os aplicativos de smartphones e/ou tablets que assumem a função de recursos de TA e que são usados no cotidiano de pessoas com baixa visão, uma vez que esses aplicativos vêm cada vez mais substituindo e agregando os recursos disponíveis para auxiliar as pessoas com baixa visão. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Foi possível identificar o uso desses aplicativos na solução de dificuldades enfrentadas por pessoas com baixa visão, bem como retratar como pessoas com baixa visão podem se beneficiar de possibilidades em TA e tecnologias da informação e comunicação e em quais tarefas esses recursos têm auxiliado.

II. A adoção dos dispositivos móveis como TA e sua incorporação em processos de implementação de TA podem possibilitar que pessoas com baixa visão adquiram, após o processo de aprendizagem, capacidade de execução de tarefas semelhantes às de pessoas sem deficiência.

III. Entre as grandes vantagens desses dispositivos, destacam-se os recursos de acessibilidade que permitem o acesso dos usuários com baixa visão e a aquisição de aplicativos de TA.
Alternativas
Q3961463 Psicologia
O diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é de natureza clínica, ou seja, baseado nos sintomas comportamentais, não sendo possível detectá-lo por meio de exames laboratoriais ou de imagem. O instrumento padrão-ouro para diagnóstico de TEA é a ______________________, uma avaliação semiestruturada que envolve os principais domínios afetados no TEA (Cavalcanti; Galvão, 2025, p. 552).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3961460 Terapia Ocupacional
Para a emissão dos laudos, o terapeuta ocupacional realizará a avaliação biopsicossocial com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e em medidas de participação, utilizando-se de entrevista, observação e aplicação de instrumentos e técnicas específicas. Dessa forma, assinale a alternativa correta sobre a goniometria, de acordo com Cavalcanti e Galvão (2025).
Alternativas
Q3961458 Terapia Ocupacional
Na prática clínica, terapeutas ocupacionais utilizam diferentes recursos e instrumentos para avaliar o desempenho ocupacional de crianças e jovens. A seleção desses instrumentos, assim como a definição da sequência de sua aplicação, pode ser norteada pelas abordagens ascendente e descendente (Pfeifer; Sant’anna, 2020). Sobre a abordagem ascendente, analise as assertivas a seguir:

I. Tem como foco do processo de avaliação a coleta de informações sobre habilidades discretas que estejam relacionadas com o desempenho funcional.

II. Um pressuposto dessa abordagem é que o desempenho funcional é resultado da integralidade de funcionamento dos componentes que o compõem.

III. A avaliação tem início com informações sobre o que a criança ou o jovem precisa ou gostaria de desempenhar e sobre o contexto em que desempenha essas ocupações de interesse.

IV. A prática profissional sob essa abordagem muitas vezes enfraquece o reconhecimento da identidade da terapia ocupacional perante a sociedade.


Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3961457 Terapia Ocupacional
O processo de avaliação envolve informações sobre o perfil ocupacional e odesempenho ocupacional do cliente. Para obter essas informações, o terapeuta ocupacional podelançar mão de entrevistas, observações e testes padronizados (Pfeifer; Sant’anna, 2020). Sobre asentrevistas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada tipo à sua descrição. 

Coluna 1
1. Entrevista estruturada. 2. Entrevista semiestruturada. 3. Entrevista aberta ou não diretiva.
Coluna 2
( ) É útil quando se pretende reduzir a variação entre as questões apresentadas ao cliente, permitindo uma uniformidade no tipo de informação coletada e posterior comparação entre as etapas pré e pós-intervenção.
( ) Algumas perguntas são estruturadas e apresentadas ao cliente em forma de um convite para que ele conte uma história que ilustre uma experiência significativa, pois é possível obter informações a partir do discurso do entrevistado.
( ) Permite o estabelecimento de uma comunicação verbal entre terapeuta e cliente, permitindo a compreensão dos fenômenos a serem estudados. Apresenta um roteiro de questões que não precisam seguir uma ordem estabelecida.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3961451 Terapia Ocupacional
Segundo Cardoso et al. (2025), a Esclerose Múltipla (EM) é uma doença que comumente afeta pessoas no auge de sua vida produtiva, havendo a identificação dos primeiros sintomas entre os 20 e os 40 anos de idade. Os sintomas da doença podem ser múltiplos e complexos, e se apresentam conforme as regiões mais afetadas do SNC. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada categoria de sintoma ao sintoma respectivo. 


Coluna 1 1. Sintoma sensorial. 2. Sintoma motor. 3. Sintoma nas dimensões psicológica, neurológica e cognitiva.
Coluna 2 ( ) Visão enevoada. ( ) Tremores. ( ) Processamento rápido da informação visual. ( ) Parestesias.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3961450 Terapia Ocupacional
Sobre a relação da Terapia Ocupacional com o trabalho informal no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3961449 Terapia Ocupacional
Sobre Terapia Ocupacional e trabalho informal, analise as assertivas abaixo:

I. A desregulamentação do trabalho e suas implicações para os trabalhadores são passíveis de novos desdobramentos para a prática da Terapia Ocupacional.

II. Aos terapeutas ocupacionais, cabe intervir no e por meio de todos os tipos e locais de trabalho, não apenas considerando aquele formalizado.

III. As práticas profissionais voltadas à atenção integral aos trabalhadores informais mantêm-se dentro dos limites do contexto do setor saúde e seus dispositivos.

IV. A escassez de direitos que apresentam os contratos de trabalho contemporâneos, o desemprego prolongado e os diversos tipos de precarização são aspectos que justificam a necessidade de aumento do leque de atuações da Terapia Ocupacional no campo do trabalho.




Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3961447 Terapia Ocupacional
 Constantinidis et al. (2025), ao delinear a prática dos terapeutas ocupacionais em saúde mental, define que o objeto profissional do terapeuta ocupacional não é utilizado somente como recurso ou suporte de suas ações, mas na construção de um campo de saberes e práticas, e que permeia seu instrumento nas ações em saúde mental. Esse objeto denomina-se:
Alternativas
Q3961444 Terapia Ocupacional
Segundo a OMS (2022), em uma perspectiva ocupacional, o sentimento de bemestar é produzido por:
Alternativas
Q3961443 Saúde Pública
O campo da PNPIC (Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares) no SUS contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa (MT/MCA) (OMS, 2002). Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3961441 Terapia Ocupacional
Segundo Gallahue et al. (2013), historicamente, a competência motora tenha sido percebida como uma característica do indivíduo, uma complexidade de fatores atua de forma interdependente, em um processo interativo entre: 
Alternativas
Q3961440 Terapia Ocupacional
De acordo com Silva, Jurdi e Pereira (2025), as disfunções de integração sensorial envolvem:

I. Inabilidade do cérebro em registrar, modular e distinguir estímulos sensoriais para gerar uma resposta adaptativa.
II. Dificuldade em gerar uma resposta, impactando a criança apenas em suas atividades cotidianas.
III. Redução da participação social, dificultando o envolvimento ocupacional.
IV. Complicações nas relações devido à homogeneidade da manifestação clínica do transtorno.



Quais estão corretas?
Alternativas
Q3961439 Terapia Ocupacional
 De acordo com Silva, Jurdi e Pereira (2025), a avaliação do desenvolvimento infantil na intervenção precoce é marcada pela:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: A
5: C
6: B
7: A
8: D
9: C
10: A
11: A
12: B
13: A
14: D
15: A
16: C
17: C
18: B
19: A
20: A