Questões de Concurso Comentadas para prefeitura de colômbia - sp

Foram encontradas 85 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1821481 Português
Texto para responder à questão.

Carta aberta a Lourenço Diaféria*
   Dom Lourenço:
  Sou um assíduo leitor. Leio tudo e continuamente. No banheiro, no ônibus, no quintal, na calçada; de madrugada, tarde, noite; livros, livretos, folhetins, revistas, cartazes, pichações, jornais, jornalecos, folhas soltas, propagandas, guias telefônicos, bulas, portas de banheiro e até uma ou outra palma da mão.
   Sou um leitor.
   Sou um leitor por imagem refletida, como num espelho ou numa montanha de ecos, pois o que eu queria mesmo era ser escritor. Vã esperança. Louco sonho. Não fui ou não aconteci, como se diz agora. Daí virei leitor; não virei, nasci leitor... Mas, desgraça minha – ou sorte –, não sou um leitor técnico, erudito, de análise. Não, não consigo sequer desvendar normas gramaticais, estilos, influências... Dir-se-ia leitor cru? E como não bastasse: gringo, estrangeiro, Tupac-Amaru. Sou apenas um glutão de imagens, sentimentos, emoções e vibrações. Sou um leitor de nó na garganta e lágrimas fáceis. Sinto nas palavras, por outros escritas, aquilo tudo que está dentro de mim, que queria expressar e não consigo; que sinto e não sei transmitir.
   Ah! Dom Lourenço... É a mesma coisa que ter um balão dentro da gente que vai enchendo de emoções, emoções, emoções, pronto a explodir, e, quando acontece, estoura o peito e espalha aquelas palavras todas – imagens e sentimentos – salpicando todos em volta, pintando-os todos multicolores, floridos, irmanando-os, tornando os homens mais humanos, mais compreensivos, mais amigos, mais altos, mais nobres e mais puros. 
   Sou um leitor. E como tal tenho um aferido e aguçado “sentimentômetro” de revoluções mil, de pique e médias, de luzes amarelas, verdes e vermelhas. E meu particular aparelho de medir sentimentos há muito não acusava pressão máxima. Há muito eu não sentia a faixa vermelha, o assobio estridente, a pulsação acelerada, o lacre de segurança quebrado, que anuncia próxima e inadiável explosão. Mas ao ler Morte sem colete o aparelho funcionou e senti em mim a caldeira de pressão, o rio sem barragem, a sombra fresca, cântaro na fonte, grito de liberdade, toque de recolher, queda e consciência...
   Gracias, muchas gracias, por nos tornarmos irmãos no sentir e transmitir. 
   *Lourenço Carlos Diaféria foi um contista, cronista e jornalista brasileiro.
(MEYER, Luís Aberto. In: Magistrando a Língua Portuguesa: literatura
brasileira, redação, gramática, metodologia do ensino e literatura
infantil. Rose Sordi. São Paulo: Moderna, 1991.)
Tendo em vista as variedades linguísticas e a linguagem como instrumento de comunicação, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1816433 Pedagogia
Na concepção democrático-participativa, segundo Libâneo (2004, p. 101), “o processo de tomada de decisão se dá coletivamente e participativamente”. Considerando a gestão democrática e participativa, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1816431 Pedagogia
Para Libâneo (2007, p. 309), “o grande objetivo das escolas é a aprendizagem dos alunos e a organização escolar necessária é a que leva a melhorar a qualidade desta aprendizagem”. Considerando professor e aluno em um processo educacional mediado pelas tecnologias, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1816427 Pedagogia

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é mais evidente na fase escolar, pois é nesta época que familiares e educadores percebem que a criança não consegue prestar atenção no que é ensinado, determinando dificuldades escolares diversas e, também, distúrbios no seu relacionamento.


(Psicopedagogia: um portal para a inserção social. ABPP. Silvia Amaral de Mello Pinto. Coord.)


Tendo como referência o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, analise as afirmativas a seguir.


I. Um dos fatores envolvidos na origem destes distúrbios é a hereditariedade, atingindo mais meninas e, normalmente, estas crianças apresentam inteligência abaixo da média.

II. Em adolescentes, os sintomas de hiperatividade aparecem sob a forma de inquietação interior e, no adulto, se caracteriza por desorganização no local de trabalho.

III. Não existem exames complementares que permitam o diagnóstico de certeza deste quadro; portanto, o diagnóstico é essencialmente clínico.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q1816426 Pedagogia

Mantoan (2003) afirma que “a escola inclusiva precisa redefinir seus planos frente a uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diversidades”. Analise as afirmativas a seguir sobre inclusão escolar.


I. Compreende-se, pela perspectiva da inclusão, que todos os sujeitos são diferentes e que as instituições escolares precisam ser transformadas para atender às pessoas com ou sem deficiência, respeitando as suas diferenças.

II. A proposta de educação inclusiva tem a escola como um espaço em que todos constroem conhecimentos, segundo suas capacidades e se desenvolvem como cidadãos nas suas diferenças.

III. As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores são consideradas como alicerce no processo inclusivo nas escolas; a responsabilidade é somente do professor.

IV. A educação inclusiva tem a perspectiva de promover a transformação da sociedade e a participação qualificada tão somente dos alunos com deficiência nas instituições de ensino regular.


Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: D
5: D