Questões de Concurso
Foram encontradas 120 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O Serviço de Referências de uma biblioteca ou unidade de informação, apresenta aos usuários obras muito variadas e que, normalmente, possuem circulação restrita. Dessa forma, quando um usuário solicita ao bibliotecário que deseja realizar pesquisas ou consultas às obras de referência, é possível que ele se refira a tipos documentais específicos, quais sejam:
É CORRETO afirmar o que consta apenas em
É recomendado que um bibliotecário conheça a diversidade das fontes e nomenclaturas do Direito. Para tanto, as fontes de informação jurídicas se dividem em 3 (três) distinções principais. Observe as assertivas a respeito de uma dessas categorias.
I. Juristas e estudiosos do Direito são os produtores desse tipo de informação jurídica.
II. Os especialistas do Direito se baseiam nas obras essenciais da área para produzir novas teorias e conhecimentos a respeito da área, ou seja, esse tipo de informação representa o seu conhecimento científico.
III. Esse tipo de informação é normalmente representada em livros, teses, artigos de periódicos, apresentação em congressos, entre outros tipos de canais da comunicação científica.
IV. É responsável por apresentar os pareceres jurídicos.
É CORRETO afirmar que as assertivas se referem à(o)
De acordo com a Classificação Decimal de Direito (CDDir), os Números de Forma são adotados para agrupar o material bibliográfico que apresenta certas características especiais na maneira como o assunto é tratado. Dessa forma, considere 3 (três) das indicações de Número de Forma.
I. Compêndios.
II. Dicionários e enciclopédias.
III. Coleções, poligrafia.
Os Números de Forma atribuídos para os exemplos estão representados, respectivamente, de maneira CORRETA, em:
Em organização industrial o estudo da inovação e seu impacto na economia e nas empresas tem sido cada vez mais importante para a compreender a dinâmica empresarial e setorial. Considerada como um dos principais fatores de competitividade empresarial, a inovação se faz presente nas empresas em variadas formas. Sobre os quatro tipos de inovação que as empresas podem adotar, analise as afirmações a seguir.
I. Inovação de Processo: quando uma empresa implementa um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado, como a introdução de novos equipamentos de automação na linha de produção.
II. Inovação Organizacional: caracteriza-se pela implementação de um novo método de organização empresarial, como as situações de fusões e aquisições.
III. Inovação de Produto: quando uma empresa introduz um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado, como melhorias significativas na forma de oferecer um serviço.
IV. Inovação de Marketing: caracteriza-se pela implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção de um produto, embalagem, posicionamento ou promoção.
É CORRETO apenas o que se afirma em
A Lei nº 101/2000 estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Sobre suas disposições, leia as assertivas a seguir e, depois, assinale a alternativa CORRETA.
I. É vedado ao Tesouro Nacional adquirir títulos da dívida pública federal existentes na carteira do Banco Central do Brasil, ainda que com cláusula de reversão, salvo para reduzir a dívida mobiliária.
II. Salvo mediante lei específica, não poderão ser utilizados recursos públicos, inclusive de operações de crédito, para socorrer instituições do Sistema Financeiro Nacional, ainda que mediante a concessão de empréstimos de recuperação ou financiamentos para mudança de controle acionário.
III. É absolutamente vedado ao Banco Central do Brasil conceder às instituições financeiras privadas operações de redesconto e de empréstimos de prazo inferior a trezentos e sessenta dias.
IV. O Banco Central do Brasil só poderá comprar diretamente títulos emitidos pela União para refinanciar a dívida mobiliária federal que estiver vencendo na sua carteira.
É CORRETO apenas o que se afirma em
O trecho da coluna semanal de Contardo Calligaris reproduzido a seguir é referência para a questão.
Domingo, 10 de setembro, em Porto Alegre, o Santander Cultural encerrou a exposição "Queermuseu". O banco se apavorou diante das ameaças de boicote por clientes indignados com algumas das obras expostas – as quais ofenderiam a moral e instigariam pensamentos e atos impuros.
Uma parte, ao menos, dos protestos veio de pessoas que se declaram "liberais". Mamma mia. Liberal é quem defende, antes de mais nada, a liberdade do indivíduo (limitada apenas pelo Código Penal). Um liberal que não gostasse das obras expostas visitaria outra exposição. Ponto. Pretender boicotar o banco se a exposição não for fechada, essa é a conduta de grupos confessionais ou totalitários (fascistas ou comunistas).
Folha de S. Paulo, 15/09/17. (excerto).
Ao afirmar que a conduta descrita no texto é tanto de grupos fascistas quanto comunistas, o autor
As redes de interdependência econômica das nações são estabelecidas em função da influência cruzada da diversidade em dotações naturais e dos diferenciais em atributos constituídos. As diferenças estruturais na disponibilidade e na combinação de recursos de produção impulsionam os fluxos internacionais de comércio. Dentre as assertivas, identifique os principais fatores que impulsionam os fluxos comerciais e acordos bilaterais entre países.
I. Os ganhos de escala proporcionados pela diversificação de atividades das empresas, com restrições de patentes e acesso a commodities transacionadas no mercado internacional.
II. As mudanças quantitativas e os ganhos de escala nos processos produtivos de setores da economia, que investem em diversificação e personalização de produtos com ênfase em processos criativos.
III. As mudanças qualitativas nos padrões vigentes de tecnologia e de produção com a aceleração do ritmo das inovações trazidas pela maior exposição e visibilidade dos países à concorrência internacional.
IV. A maior diversidade de produtos trazida pelo comércio mundial e decorrente de mudanças positivas nos padrões de vida da sociedade das nações.
É CORRETO apenas o que se afirma em
Leia o trecho da reportagem para responder a questão.
“Curitiba ficou em primeiro lugar no Ranking Nacional dos Portais da Transparência deste ano. Organizado pelo Ministério Público Federal (MPF), o ranking analisa as boas práticas para que os cidadãos consigam ter acesso às informações da administração pública pela internet. Ao lado da capital paranaense, também conquistaram nota 10 Florianópolis, Porto Alegre e Recife. Conforme o levantamento divulgado na quarta-feira (8), a equipe do MPF analisou o Portal da Transparência de 5.567 municípios, 26 estados e Distrito Federal. No primeiro ranking, em 2015, Curitiba havia atingido a média de 8,10. A média estadual dos municípios também melhorou, passando de 4,22 para 6,10. Com esta pontuação, o Paraná subiu uma posição em relação às demais unidades federativas, ficando na sétima. A nota do site do Governo do Paraná ficou em 8,70.”.
Disponível em: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/06/curitiba-e-mais-tres-capitais-lideram-ranking-nacional-da-transparencia.html. Acesso: set/2017.
Observe-se que o Portal da Transparência tem por finalidade oferecer ao Cidadão informações relativas aos programas sociais, receitas, despesas, corpo funcional, licitações, contratos, convênios e patrimônio entre outros, tornando-se uma ferramenta para o exercício da cidadania. Sobre esse assunto, analise as assertivas a seguir.
I. Para realizar o controle do uso dos recursos públicos, o cidadão pode se utilizar de dados concretos e de informações importantes disponíveis nos portais da transparência.
II. Acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira dos órgãos públicos são formas de exercer a cidadania.
III. O exercício da cidadania é uma atividade complexa e multifacetária, não se esgotando na relação entre sociedade e Estado, mas espalhando efeitos para as relações interpessoais. Assim, comportamentos do cotidiano, como respeitar o sinal vermelho no trânsito e não jogar papel na rua, revelam diferentes estágios de cidadania de um povo e mostram as diversas noções sobre a importância do o respeito à coisa pública.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Desde 2002, quando ficou conhecido com o filme Madame Satã, Lázaro Ramos costuma ser chamado de "um dos melhores atores de sua geração". Mas já faz tempo que ele é mais do que isso. Astro da série de TV Mister Brau, ele também apresenta o programa de entrevistas Espelho, no Canal Brasil, e é diretor teatral – em junho, lotou o Theatro São Pedro, em Porto Alegre, com O Topo da Montanha, espetáculo no qual vive Martin Luther King. Depois de publicar três livros infantis, ele lançou o primeiro voltado para o público adulto: Na Minha Pele, em que compartilha reflexões, entre outros temas, sobre racismo. O livro, que está no topo das listas de mais vendidos do país, é um dos temas desta entrevista.
Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/noticia/2017/08/. Acesso em: 12/8/17.
A apresentação de um entrevistado, pelo suporte de publicação, objetivos e público leitor, obedece a algumas características de elaboração textual, identificadas corretamente na alternativa:
Leia o excerto da apresentação de uma reportagem, reproduzido a seguir.
Afinal, por que (1) é que o Brasil nunca deixa de ser pobre?
Spoiler: porque(2) o único caminho para enriquecer é diluir a concentração de poder político-econômico. E o que fazemos é justamente o contrário.
Mais de 40 milhões de brasileiros moram em residências sem acesso a água potável, mesmo estando no país com as maiores reservas de água doce do mundo. Em um terço dos 1.444 municípios do semi árido nordestino, mais de 10% das crianças sofre de desnutrição – no país que mais produz proteína animal no planeta.
Mergulhando um pouco mais na história brasileira, não é difícil perceber que riquezas naturais e qualidade de vida para a população não são necessariamente coisas que andam lado a lado. Nosso imenso potencial tem feito justamente o contrário, nos ajudando a empacar em uma nada agradável 80ª posição mundial quando o assunto é a riqueza produzida por cada cidadão. Não faz sentido. Lendo a próxima página, no entanto, você vai entender os porquês(3).
Disponível em: <https://super.abril.com.br/sociedade/afinal-por-que-e-que-o-brasil-nunca-deixa-de-ser-pobre/>. Acesso em: 10/9/17.
Algumas palavras podem ser pronunciadas da mesma maneira, mas sua grafia e significado são diferentes. É o que acontece com “por que”, conforme se pode ver no excerto lido. A respeito das diferentes possibilidades de emprego de “por que”, assinale a análise CORRETA.