Questões de Concurso
Foram encontradas 11 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
“A Educação Física constitui sua área de trabalho fundamentada nas concepções de corpo e movimento. Essa visão permitiu a superação de sua condição histórica limitadora que se restringia aos aspectos fisiológicos e técnicos. Hoje se consideram as dimensões culturais, sociais, políticas e afetivas que constituem o corpus cidadão. Assim, a Educação Física, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, assumiu uma nova condição: a de trabalhar numa perspectiva de cultura corporal, o que amplia a contribuição da Educação Física Escolar para o exercício da cidadania”. (AHLERT, Alvori - Educação física escolar e cidadania, p. 56).
Marque a opção abaixo que não condiz com a contribuição efetiva na formação da cidadania plena através da Educação Física Escolar:
Segundo Ferreira, em seu livro Dança em cadeira de rodas: os sentidos dos movimentos na dança, “A Carta Europeia do Esporte para Todos procurava criar e consolidar a área do esporte não-formal dentro de uma perspectiva da educação permanente e do desenvolvimento cultural. Sua importância foi decisiva para o impulso das políticas nacionais da Educação Física e do Esporte. [...]. A partir daí, através da Lei nº 6251/75, foram instituídas as normas gerais sobre desportos, sendo oficializada a denominação desporto de massa (Brasil, MEC, 1976)”.
Como resultado da Lei referida pela autora, foi elaborado e implantado um Plano, que concebia o Esporte para Todos. Esse Plano foi denominado:
Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I. É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
II. Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a família fixar.
III. São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a(s) alternativa(s) incorreta(s) é(são):
Art. - 4º As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os educandos de um ensino ministrado de acordo com os princípios de:
I. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
II. Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso, especificamente na escola privada.
III. Gratuidade do ensino.
Com base na Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, qual alternativa acima está correta?
“Se a atualização sempre é necessária para todo profissional, é mais ainda no caso dos professores latino-americanos de hoje. Essa afirmação se sustenta em razões muito diversas: a mudança radical de perspectiva que ocorreu nos últimos _______ anos em relação à alfabetização não teve suficiente eco nas instituições formadoras de professores, a função social de docente está sofrendo um processo de desvalorização sem precedentes, o acesso a livros e revistas especializadas é difícil [...]”. (LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, p. 31).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
Escolha a alternativa que preenche corretamente os espaços abaixo:
______você não fez as compras que pedi? Esqueceu o dinheiro ou não entendeu o ______ de uma lista tão extensa? Acredito que é _____ você está sempre com a cabeça na lua. De fato, talvez esta seja a causa ____esperei em vão.
”Votou naquele candidato, embora pertencesse à oposição.”
“Pesquisou muito para que a doença fosse solucionada.”
”A reunião foi suspensa quando ele chegou.”
”Ele chegou atrasado porque seu despertador não tocou.”
O valor semântico das conjunções grifadas nas orações acima equivalem respectivamente a :