Questões de Concurso
Foram encontradas 35 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Conforme as Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS sobre o perfil do Técnico de Nível Superior, identifique-as dentre as afirmativas indicadas a seguir e depois assinale o que se pede.
I. Escolaridade mínima de nível superior, com formação em Serviço Social, Psicologia, Direito.
II. Escolaridade mínima de nível superior, com formação em Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, Direito.
III. Conhecimento da legislação referente à política de Assistência Social, direitos socioassistenciais e legislações relacionadas a segmentos específicos (crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, mulheres etc.).
IV. Conhecimentos e habilidade para escuta qualificada pessoas em situação de vulnerabilidade com o foco em mulheres e crianças.
V. Conhecimentos e desejável experiência de trabalho em equipe interdisciplinar, trabalho em rede e atendimento a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:
I. Acolhida, escuta qualificada, acompanhamento especializado e oferta de informações e orientações.
II. Realização de acompanhamento especializado, por meio de atendimentos familiar, individuais e em grupo.
III. Realização de encaminhamentos através exclusivamente para a rede socioassistencial.
IV. Realização de encaminhamentos monitorados para a rede socioassistencial, demais políticas públicas setoriais e órgãos de defesa de direito.
VI. Subsidiar e elaborar o mapeamento da área de vigilância socioassistencial do órgão gestor de Assistência Social;
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
No que se refere ao art. 2º da Lei 11.340, identifique-o dentre as afirmativas a seguir e depois responda o que se pede.
I. Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência.
II. Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, tem o direito de ser assegurada as oportunidades para viver sem violência, preservar sua saúde psicológica e seu aperfeiçoamento intelectual.
III. Toda mulher, independentemente de classe, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe garantida oportunidades de trabalho e renda, e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.
IV. Toda mulher, independentemente de classe, nível de instrução, território em que habita, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendolhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.
V. Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.
Assinale a alternativa que indica a (s) afirmativa(s) correta (s).
Considerando a assistência à mulher, assinale a alternativa correta.
No âmbito do Serviço Social, a coleta e análise de dados são fundamentais para entender as dinâmicas sociais e identificar áreas que necessitam de intervenção. Matrizes são ferramentas poderosas para organizar e interpretar essas informações. Considere uma situação em que uma equipe de Assistentes Sociais utiliza matrizes para analisar as condições socioeconômicas em diferentes regiões de uma cidade.
Dada uma matriz M que representa as condições socioeconômicas de três regiões da cidade, em que cada linha corresponde a uma região e cada coluna representa um indicador específico:
Os indicadores são, respectivamente, o número de famílias em situação de vulnerabilidade, a taxa de desemprego e o acesso à educação.
Considerando a matriz M apresentada, a equipe de Assistentes Sociais deseja calcular o índice composto de vulnerabilidade socioeconômica para cada região. O índice é obtido pela seguinte fórmula:
I = 0,5.F+0,3.D+0,2.E
Onde F, D e E representam, respectivamente, o número de famílias em situação de vulnerabilidade, a taxa de desemprego e o acesso à educação. Qual é o índice composto de vulnerabilidade socioeconômica para a Região 2?
Tal situação aponta que a responsabilidade da administração pública e do servidor são, respectivamente: