Questões de Concurso
Para if-mt
Foram encontradas 2.473 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I - A segurança do trabalho envolve dois conceitos intimamente relacionados: perigo e risco. Perigo significa a probabilidade da ocorrência de um evento perigoso e da gravidade do dano ou prejuízo resultante, caso o evento venha a ocorrer. O risco é qualquer situação que tenha potencial para causar dano, lesão, doença ou avaria.
II - Os acidentes com afastamento do trabalho podem ser classificados em: Incapacidade temporária (provoca a perda temporária da capacidade para o trabalho); Incapacidade parcial permanente (provoca a redução parcial e permanente para o trabalho, com sequelas que se prolongam por período maior do que um ano); Incapacidade permanente total (provoca a perda total em caráter permanente da capacidade de trabalho).
III - No mapa de riscos elaborado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), círculos de cores e tamanhos diferentes mostram os locais e os fatores que podem gerar situações de perigo pela presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
IV - Acidentes com Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) registrada são aqueles acidentes decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado. A pessoa continua trabalhando e sem qualquer ou prejuízo considerável.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
(Fontana, Narcele Elisa. Fundamentos da Gestão da Produção e Operações: Estratégias para o sucesso empresarial. Freitas Bastos, 2024.)
A respeito do arranjo físico na administração de produção, assinale a alternativa INCORRETA:
(MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. Atlas. 2017.)
(HILLIER, F. S; LIEBERMAN, G. J. Introdução à pesquisa operacional. McGraw Hill Brasil, 2013.)
1 - Teoria dos Jogos
2 - Teoria do Método Simplex
3 - Teoria da Dualidade e Análise de Sensibilidade
4 - Teoria das Filas
( ) É o estudo da espera em todas as formas possíveis. Ela usa modelos para representar os diversos tipos de sistemas. As fórmulas para cada modelo indicam como o sistema de sequência correspondente deve funcionar, inclusive o tempo de espera médio que ocorrerá, em uma série de circunstâncias.
( ) A teoria aborda a relação entre um problema de Programação Linear (problema primal) e seu problema associado (problema dual), permitindo insights sobre as soluções ótimas de ambos. É utilizado para avaliar como as mudanças nos coeficientes da função objetivo ou nas restrições afetam a solução ótima, ajudando a entender a robustez e a flexibilidade das decisões tomadas.
( ) É uma teoria matemática que trata das características gerais de situações competitivas de maneira formal e abstrata. Ela coloca ênfase nos processos de tomada de decisão dos adversários.
( ) É uma técnica algorítmica usada para encontrar a solução ótima de problemas de Programação Linear, maximizando ou minimizando uma função objetivo sob um conjunto de restrições lineares.
Agora, analise as alternativas e assinale a CORRETA:
(BOWERSOX, D. J. et al. Gestão logística da cadeia de suprimentos. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.)
Assinale a alternativa que não condiz com um dos processos da gestão da cadeia de suprimentos apresentado pelos autores.
(KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.)
I - Os consumidores podem avaliar um produto idêntico de forma diferente, dependendo de como sua marca é estabelecida.
II - À medida que a vida das pessoas se torna mais complexa, agitada e corrida, a capacidade que as marcas têm de simplificar a tomada de decisões e reduzir riscos se torna inestimável.
III - O nome da marca pode ser protegido por marcas registradas, os processos de manufatura podem ser protegidos por patentes e as embalagens podem ser protegidas por direitos autorais e designs registrados.
IV - As diferenças entre as marcas sempre estão relacionadas aos atributos ou às vantagens do produto em si.
Analise as alternativas a seguir e assinale a resposta CORRETA:
(ARAUJO, Camila de; BENASSI, João Luis G; CONFORTO, Edivandro C; et al. Gerenciamento ágil de projetos Aplicação em produtos inovadores - 1ª edição. São Paulo: SRV Editora LTDA, 2012. E-book. ISBN 9788502122291. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502122291/. Acesso em: 28 jul. 2024.)
Diante desse tema, associe a coluna da direita com a coluna da esquerda.

Assinale a única combinação CORRETA:
(FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina C. Metodologias inovativas: na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: SRV Editora LTDA, 2023. E-book. ISBN 9786587958033. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786587958033/. Acesso em: 28 jul. 2024.)
(MALENKY, Renata. Startup - Transforme problemas em oportunidade de negócios. São Paulo: SRV Editora LTDA, 2021. E-book. ISBN 9786587958262. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786587958262/. Acesso em: 31 jul. 2024.)
(DORNELAS, José. Empreendedorismo, transformando ideias em negócios. São Paulo: Editora Empreende, 2021. Ebook. ISBN 9786587052083. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786587052083/. Acesso em: 28 jul. 2024.)
Assinale na coluna da direita os números dos termos correspondentes à coluna da esquerda:

Assinale a única combinação CORRETA:
No Capítulo III - Do Objetivo e Classificação das Sociedades Cooperativas, a lei separa as sociedades cooperativas em três tipos, com atribuições específicas: 1 - Singulares; 2 - Centrais ou Federações de Cooperativas; e 3 - Confederações de cooperativas.
(LEI Nº 5.764, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1971. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5764.htm. Acesso em 28/07/2024.)
Diante dessa classificação, associe esses tipos de cooperativas com suas características correspondentes.
1 - Cooperativas Singulares
2 - Cooperativas Centrais/Federações
3 - Confederações de cooperativas
( ) Constituídas de, no mínimo, 3 (três) singulares, podendo, excepcionalmente, admitir associados individuais.
( ) Constituídas, pelo menos, de 3 (três) federações de cooperativas ou cooperativas centrais, da mesma ou de diferentes modalidades.
( ) Constituídas pelo número mínimo de 20 (vinte) pessoas físicas, sendo excepcionalmente permitida a admissão de pessoas jurídicas que tenham por objeto as mesmas ou correlatas atividades econômicas das pessoas físicas ou, ainda, aquelas sem fins lucrativos.
Assinale a associação CORRETA:
A partir dessa temática, associe as colunas da direita com os termos/conceitos referentes ao Controle do Planejamento Estratégico e/ou das empresas.
(KUAZAQUI, Edmir. Planejamento Estratégico. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2015. E-book. ISBN 9788522122523. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522122523/. Acesso em: 28 jul. 2024.)
1 - Controles desnecessários
2 - Tempestividade das informações para o processo de tomada de decisões
3 - Balanced Scorecard
4 - Governança Corporativa
5 - Controles Financeiros como mecanismo de Controle do Planejamento Estratégico
( ) As organizações utilizam essa forma de controle, pois está relacionada a critérios objetivos (são numéricos) e passíveis de comparação histórica e com os concorrentes.
( ) Conceito e modelo de Gestão Estratégica focando nos seus principais objetivos.
( ) Controles amplos que procuram assegurar a sua posição competitiva e sustentabilidade de seus negócios.
( ) A coleta de dados e informações, bem como a sua interpretação e análise, devem ser periódicas e sistêmicas, proporcionando sua aplicação em tempo real.
( ) Oneram o processo de controle e avaliação, desequilibrando a relação custo/benefício.
Assinale a associação CORRETA:

Strength = Força; Weakness = Fraqueza; Opportunity = Oportunidade; Threat = Ameaças.
(KUAZAQUI, Edmir. Planejamento Estratégico. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2015. E-book. ISBN 9788522122523. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522122523/. Acesso em: 28 jul. 2024.)
Em relação a essa metodologia (Análise SWOT ou Matriz SWOT), nos 7 itens apresentados a seguir, assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
I - A Análise SWOT avalia o ambiente interno e externo da organização.
II - Possibilita o diagnóstico e a análise de cenários que servem como referência para o planejamento estratégico de uma empresa e sua respectiva gestão.
III - Ameaças podem comprometer a vantagem competitiva da empresa, pois representam obstáculos se não forem reconhecidas em tempo hábil.
IV - Pontos fortes e oportunidades representam a melhor situação para a empresa, indicando a utilização das estratégias de desenvolvimento.
V - Oportunidades referem-se às forças ambientais internas e incontroláveis que favorecem as ações de uma empresa.
VI - A análise SWOT possibilita identificar os pontos-chave para o diagnóstico que levará a empresa para a construção e aplicação do planejamento e sua respectiva ação estratégica.
VII - Os conteúdos da matriz SWOT são identificados a partir da pesquisa sistêmica interna e externa, de forma que os dados e as informações não gerem interpretações dúbias por parte da empresa.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
(MARTINS, Eliseu. Análise Didática das Demonstrações Contábeis. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2020. E-book, ISBN 9788597025439. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597025439/. Acesso em: 31 jul. 2024.)
(GITMAN, Lawrence Jeffrey. Princípios de administração financeira. 12. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2010. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 27 jul. 2024.)
Diante disso, em relação à Análise das Demonstrações Financeiras, julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
I - O Índice de Liquidez Corrente avalia as condições gerais de liquidez da empresa considerando todos os seus ativos (curto e longo prazo) e também todas as dívidas (curto e longo prazo).
II - O CCL - Capital Circulante Líquido - é o resultado obtido ao se descontar o Ativo Não Circulante das fontes de recursos de longo prazo (Patrimônio Líquido + Exigível a Longo Prazo) ou, de forma equivalente, ao deduzir do Ativo Circulante o Passivo Circulante.
III - O Índice D/C (Dívida/Capitalização) é um indicador de quantidade de dívida da empresa e é considerado como um indicador de risco financeiro.
IV - O indicador de composição do endividamento ou "Qualidade da Dívida" (Qualidade=(PC/PE)), em que PC=Passivo Circulante e PE=Passivo Exigível, mede a proporção (ou % quando multiplicado por 100) das dívidas da empresa que vencem no curto prazo.
V - Para fins de avaliação da Liquidez da empresa, considerando o indicador "Qualidade da Dívida", quanto mais próximo de zero, melhor.
VI - Na Análise das Demonstrações Financeiras, a Análise Vertical identifica a evolução dos valores a partir do ano base.
VII - Na Análise das Demonstrações Financeiras, a Análise Horizontal identifica a participação relativa das contas em cada ano da referida análise (como proporção ou % dos ativos ou do Passivo Total + Patrimônio Líquido, conforme o caso) ou da DRE - Demonstrações de Resultado do Exercício.
A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
Da construção à demolição: Estádio Verdão e suas histórias
[...] Primeira inauguração
Um trio fenomenal hoje no Verdão. Dessa forma o jornal Diário de Cuiabá estampou sua manchete do dia 12 de março de 1975, que marcou a pré-inauguração do estádio. A partida foi entre a Seleção Cuiabana e o Fluminense do trio Rivelino, Zé Mário e Mário Sérgio, que na época comandavam o esquadrão tricolor.
O duelo terminou em 2 a 0 para o Tricolor das Laranjeiras, com dois gols de Búfalo Gil.
Segunda inauguração
A inauguração oficial aconteceu em uma data memorável para a cidade. No dia 08 de abril de 1976, data de aniversário de Cuiabá, um quadrangular entre Mixto, Dom Bosco, Operário e Flamengo marcou o local para sempre. Craques como Zico, Cantarelli e Júnior se juntaram aos atletas mato-grossenses, para marcar de vez o Estádio Verdão como um dos grandes nacionais.
O primeiro duelo foi entre Mixto e Dom Bosco, conhecido como Clássico Vovô. No fim, vitória do Tigre por 2 a 0, com gols de Pastoril e Bife. Ao fim do quadrangular, o Flamengo sagrou-se campeão [...].
Disponível em: https://ge.globo.com/mt/noticia/2014/03/da-construcao-a-demolicao-estadio-verdao-e-suashistorias.html (Adaptado). Acesso em 30 mar. 2024.
No contexto político mato-grossense da época ressaltado na reportagem, o antigo estádio teve sua inauguração oficial em 1976 na gestão do então governador, o senhor:
Com base nesses dados destacados, a densidade demográfica do estado era naquele momento de aproximadamente:

Disponível em: https://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/relevo-brasileiro. Acesso em 01 abr. 2024.
Mato Grosso se destaca na exportação de alimentos e importação de fertilizantes
27 de dezembro de 2023

Disponível em: https://globalfert.com.br/noticias/logistica/mato-grosso-se-destaca-na-exportacao-de-alimentos-eimportacao-de-fertilizantes/. Acesso em 20 ago. 2024.
O Mato Grosso, um dos Estados mais importantes do Brasil em termos de agricultura e pecuária, continua a desempenhar um papel fundamental na balança comercial do país, registrando números impressionantes no ano de 2022. De acordo com dados do Radar de Controle Público, a balança comercial do Estado revela um cenário de prosperidade e crescimento nas exportações e importações.
O saldo da balança comercial de Mato Grosso em 2022 atingiu a cifra surpreendente de R$24,71 bilhões. Esse valor resulta da diferença entre as exportações e as importações, demonstrando a força da economia do estado no cenário nacional.
Mato Grosso exportou um total de US$ 30,17 bilhões em mercadorias, o equivalente a 54,5 milhões de toneladas. Os principais destinos das exportações do Estado foram a China, Espanha, Tailândia, Irã, Holanda, Vietnã, Índia, entre outros países. Os produtos mais significativos nas exportações incluíram soja triturada, milho em grão, bagaços e outros resíduos sólidos, carnes desossadas, algodão e óleo de soja.
As importações de Mato Grosso totalizaram US$5,46 bilhões, representando em torno de 8,36 milhões de toneladas de produtos importados. Os principais parceiros comerciais do estado foram a China, Canadá, Rússia, Estados Unidos, Israel, Marrocos e Bolívia. Entre os principais produtos importados estão os fertilizantes, como o cloreto de potássio, ureia, sulfato de amônio, entre outros fertilizantes minerais e diversos insumos essenciais para a economia estadual [...].
Disponível em: https://globalfert.com.br/noticias/logistica/mato-grosso-se-destaca-na-exportacao-de-alimentos-eimportacao-de-fertilizantes/ (Adaptado). Acesso em 03 abr. 2024.
Tendo por base o contexto descrito e as alternativas a seguir, o município mato-grossense que mais exportou e importou FERTILIZANTES no período mencionado foi: