Questões de Concurso Para copese - uft

Foram encontradas 2.858 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2451494 Contabilidade Pública
As despesas públicas representam saídas de recursos financeiros dos cofres púbicos, destinadas para a manutenção dos serviços públicos ou para investimentos. Tem por finalidade o atendimento das demandas da sociedade. A execução da despesa pública perpassa por três etapas: empenho, liquidação e pagamento. Em relação às etapas da despesa pública, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2451493 Contabilidade Pública
As receitas públicas são ingressos de recursos nos cofres públicos, que são destinados para manutenção das atividades dos serviços públicos, e advém principalmente de arrecadações de tributos que incluem impostos, taxas e contribuições. As receitas são classificadas por categorias econômicas em: receitas correntes e receitas de capital, conforme inciso §§ 1º e 2º do art.11 da Lei nº 4.320/1964. As Receitas correntes representam recursos financeiros que regularmente ingressam nos cofres do Estado (não são esporádicos) para financiar, a princípio, as despesas correntes (custeio da máquina pública, juros/encargos de dívida e transferências legais). Assinale a alternativa que NÃO evidencia uma receita corrente.
Alternativas
Q2451492 Administração Financeira e Orçamentária
Qualquer entidade, independentemente de sua natureza, realizará as seguintes funções administrativas: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar/avaliar o que foi realizado. A função planejar implica identificar o que fazer, como fazer, quem envolver, por que fazer e quando fazer. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) destaca a necessidade do planejamento na administração pública. Esse planejamento tem início com o Plano Plurianual (PPA), na sequência, faz-se a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e, posteriormente, a Lei Orçamentaria Anual (LOA).

Em relação aos instrumentos de planejamento da Administração Pública, leia as afirmativas a seguir.

I. O Plano Plurianual estabelece as grandes prioridades do governo, de forma regionalizada, por meio de diretrizes, programas, objetivos e metas da Administração Pública. Ao mesmo tempo, define os valores que serão gastos em despesas de capital (investimentos, construções, compra de bens, pagamento da dívida pública) e para os gastos com os programas de duração continuada (gastos com salário, benefícios aos servidores, manutenção das unidades administrativas).

II. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) seleciona as prioridades que deverão ser executadas no exercício financeiro subsequente. Tem como objetivos fundamentais estabelecer: as metas e prioridades para o exercício seguinte; a orientação para a elaboração do orçamento anual; a alteração na legislação tributária; a autorização para concessão ou aumento da remuneração, alteração da estrutura de carreira, bem como admissão e contratação de pessoal.

III. A Lei Orçamentária Anual consiste na previsão das fontes de recursos (receitas), bem como a fixação das despesas para o exercício financeiro. A LOA é o orçamento propriamente dito e, por isso, nenhuma despesa pública em programas e ações poderá ser executada sem estar consignada nesse orçamento. Compreenderá os seguintes orçamentos: Orçamento Fiscal, Orçamento da Seguridade Social, Orçamento de Investimento.


Assinale a alternativa CORRETA.


Alternativas
Q2451491 Contabilidade Geral
As demonstrações financeiras evidenciam a situação patrimonial, econômica e financeira das entidades. Para a identificação dessas informações recorre-se à técnica da análise de índices, isto é, grandezas relativas construídas a partir de números contidos nas demonstrações financeiras, que indicarão a posição financeira e os níveis de desempenho da organização em seus diversos aspectos. Leia as afirmativas a seguir.

I.  O Índice de Liquidez Corrente relaciona, através de quocientes, os ativos e passivos de longo prazo, para avaliar a capacidade da organização saldar suas obrigações.
II. Os Índices de Rentabilidade são medidas variadas do resultado econômico da organização em relação a diversos itens, conforme o ponto de vista adotado.

III. Os Índices de Endividamento medem a capacidade da organização de utilizar capital de terceiros.


Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2451490 Administração Geral

A metodologia 5S é uma filosofia baseada em princípios japoneses, utilizada como ferramenta de gestão para melhorar o clima organizacional e a produtividade das organizações. Pretende melhorar a conscientização dos colaboradores sobre alguns sensos, objetivando tornar o ambiente de trabalho mais organizado, seguro e agradável, com vistas ao aumento da produtividade. O método 5S nasceu no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, e seu nome origina-se a partir de cinco palavras japonesas que formam a base da metodologia: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.



Assinale a alternativa CORRETA que tem como principal intuito estimular o questionamento sobre a necessidade de alguns objetos, materiais e equipamentos e discutir a remoção daquilo que não é necessário para a organização. A ideia é dar lugar apenas ao que realmente importa para o seu pleno funcionamento.

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: B
5: A