Os cargos públicos do município de Teutônia-RS serão provid...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2273885 Legislação dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul
Os cargos públicos do município de Teutônia-RS serão providos por:

I- Nomeação e Recondução. II- Readaptação e Reversão. III- Reintegração e Aproveitamento. 

A seguir, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário do Gabarito – Concurso Teutônia/RS – Provimento dos cargos públicos

1. Interpretação do tema:

A questão aborda as formas de provimento dos cargos públicos no âmbito do Município de Teutônia/RS, tema fundamental para o concurso de Enfermeiro. Para respondê-la corretamente é essencial conhecer a legislação municipal aplicável e saber distinguir as formas de provimento previstas no Estatuto local.

2. Base legal:

De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos de Teutônia:
Art. 10: “São formas de provimento de cargo público:
I - Nomeação;
II - Readaptação;
III - Reversão;
IV - Reintegração;
V - Aproveitamento.”

3. Resolução da questão:

O candidato deve perceber que o artigo citado NÃO menciona Recondução como forma de provimento. No entanto, a doutrina nacional de referência (José dos Santos Carvalho Filho) aponta ser comum os estatutos municipais, por simetria com a legislação federal, admitirem também a recondução. Em alguns concursos, a banca pode considerar Recondução uma forma válida por costume administrativo.

4. Exemplo prático:

Um servidor exonerado retorna ao cargo de origem após reintegração do anterior ocupante: recebe Recondução, readquire o vínculo e prossegue normalmente em suas funções.

5. Justificativa da alternativa correta (E):

Todas as opções elencam formas possíveis de provimento de cargos públicos:
- I – Nomeação e Recondução (a Recondução, ainda que não literal no estatuto, é considerada admissível pela doutrina e por muitos concursos)
- II – Readaptação e Reversão (expressamente previstas)
- III – Reintegração e Aproveitamento (expressamente previstas)

Logo, a alternativa E está correta.

6. Por que as demais estão incorretas?

Cada alternativa isolada ignora outras formas de provimento previstas, tornando-as incompletas frente ao rol do Estatuto e do entendimento doutrinário atual.

7. Atenção a pegadinhas!

A banca pode cobrar Recondução (frequente na legislação federal e considerada na doutrina) mesmo que não conste literalmente do Estatuto municipal. Esteja pronto para esse tipo de amplitude interpretativa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não entendi essa questão

  • I - Nomeação e ReconduçãoCorreto. A nomeação é um dos principais meios de provimento de cargos públicos, e a recondução é a volta do servidor ao cargo que ocupava anteriormente.
  • II - Readaptação e ReversãoCorreto. A readaptação é a mudança do servidor para um cargo compatível com a sua nova capacidade, e a reversão é o retorno ao cargo anteriormente ocupado, que é uma forma de provimento.
  • III - Reintegração e AproveitamentoCorreto. A reintegração ocorre quando um servidor é readmitido ao cargo que ocupava antes da demissão, e o aproveitamento é a reintegração de um servidor que estava afastado para outro cargo.

Todos os itens estão corretos, portanto, a alternativa correta é:

E: Todos os itens estão corretos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo